Atividade 2 - 2º Bimestre
Jornalismo
Continuando
o tema que vêm sendo estudado nas aulas do Centro de Mídias de São Paulo, vamos
trabalhar o gênero entrevista.
O que é uma entrevista?
“A Entrevista
é um
dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo,
pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio,
dentre outros.”
[...]
“Trata-se
de um texto marcado pela oralidade
produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador,
responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem
responde às perguntas.”
Características de uma entrevista
Possuí um entrevistador, que vai elaborar
e fazer as perguntas para uma pessoas, e um entrevistado, que vai responder as
perguntas.
A entrevista normalmente é feita
oralmente, ou seja, em uma conversa. O entrevistador grava essa conversa e
depois a transcreve. Transcrever significa escrever tudo que foi dito durante a
entrevista gravada, exatamente do jeito como foi dito pela pessoa. Por isso a
linguagem de uma entrevista pode misturar a formal e informal. Exemplo de entrevista:
GALILEU
entrevista Scott Kelly, o homem que viveu 342 dias no espaço
David
Bowie morreu, seres humanos detectaram as primeiras ondas gravitacionais, 1
milhão de refugiados cruzaram as fronteiras europeias e o Brasil se acabava com
o hit Aquele
1%, de
Wesley Safadão.
Esses são só alguns dos muitos acontecimentos que abalaram o mundo entre os
meses de março de 2015 e de 2016. Scott Kelly perdeu todos eles.
É o
preço que se paga por passar um ano — ou melhor, precisamente, 342 dias
consecutivos — fora do mundo. Durante esse período, o astronauta da Nasa hoje
aposentado esteve a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), onde foi
cobaia de um dos mais importantes estudos para o futuro da humanidade no
espaço.
[...]
Antes
de se aposentar, em 2016, aos 52 anos, você passou 520 dias no espaço. Como se
sente a respeito de sua carreira?
Sinto-me privilegiado por ter voado ao espaço, por ter tido a oportunidade de fazer isso quatro vezes. Tive uma experiência bem diversificada, como piloto em uma missão de reparo do telescópio espacial Hubble e, mais tarde, ao voar como comandante do ônibus espacial até a estação. Depois, duas vezes na Soyuz, em voos de longa duração na EEI. Sinto-me muito satisfeito com minhas oportunidades.
Sinto-me privilegiado por ter voado ao espaço, por ter tido a oportunidade de fazer isso quatro vezes. Tive uma experiência bem diversificada, como piloto em uma missão de reparo do telescópio espacial Hubble e, mais tarde, ao voar como comandante do ônibus espacial até a estação. Depois, duas vezes na Soyuz, em voos de longa duração na EEI. Sinto-me muito satisfeito com minhas oportunidades.
Quando
você entrou no programa de astronautas, em 1996, havia a expectativa de que seu
grupo poderia ser o primeiro a ir a Marte. Isso nunca aconteceu. Agora que está
aposentado, é ruim pensar que provavelmente nunca pisará no Planeta Vermelho?
Não me sinto mal em relação a isso. Sou grato por ter tido as oportunidades que tive e estou ansioso por dar apoio para que as pessoas possam chegar lá um dia. Sem arrependimentos.
Não me sinto mal em relação a isso. Sou grato por ter tido as oportunidades que tive e estou ansioso por dar apoio para que as pessoas possam chegar lá um dia. Sem arrependimentos.
Em
Endurance
você conta que, no início da exploração espacial, os astronautas eram
escolhidos pela habilidade de pilotar espaçonaves, mas hoje há qualidades mais
valorizadas. Qual seria “a coisa certa” para a primeira tripulação em Marte?
Pessoas que sejam capazes de trabalhar bem juntas, como um time, que sejam tecnicamente competentes, confiáveis. Pessoas que tenham muitas outras habilidades além de pilotar. Aqueles primeiros astronautas com certeza dariam ótimos membros de tripulações na estação espacial ou para ir a Marte, mas há outros tipos de pessoas aí fora que não são simplesmente aquele estereótipo do piloto militar dos anos 1960 e que também poderiam ser ótimos membros de tripulação.
Pessoas que sejam capazes de trabalhar bem juntas, como um time, que sejam tecnicamente competentes, confiáveis. Pessoas que tenham muitas outras habilidades além de pilotar. Aqueles primeiros astronautas com certeza dariam ótimos membros de tripulações na estação espacial ou para ir a Marte, mas há outros tipos de pessoas aí fora que não são simplesmente aquele estereótipo do piloto militar dos anos 1960 e que também poderiam ser ótimos membros de tripulação.
Acredito
que ter experiência ampla, com certa profundidade, e ter habilidade de fazer
muitas coisas diferentes são pontos importantes para irmos a Marte, porque
vivendo na estação espacial por um longo tempo você não pode chamar um
encanador, um eletricista, um doutor ou um dentista. É preciso ser muito
flexível e adaptável. Isso será essencial para o sucesso deles.
Há
problemas em aberto com relação aos voos espaciais que precisamos resolver
antes de embarcarmos em jornadas interplanetárias. Quais são os fundamentais?
O que vai nos impedir de ir a Marte ou desacelerar nossa potencial jornada é o financiamento para isso. Será caro, vamos precisar de pessoas no governo que reconheçam o valor da ciência, da pesquisa e da descoberta. E creio que este seja o maior desafio que temos: não a ciência dos foguetes, mas a ciência política.
O que vai nos impedir de ir a Marte ou desacelerar nossa potencial jornada é o financiamento para isso. Será caro, vamos precisar de pessoas no governo que reconheçam o valor da ciência, da pesquisa e da descoberta. E creio que este seja o maior desafio que temos: não a ciência dos foguetes, mas a ciência política.
...
Trecho de uma entrevista retirado do site Revista Galileu:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2018/02/galileu-entrevista-scott-kelly-o-homem-que-viveu-342-dias-no-espaco.html
Fazendo uma Entrevista
A entrevista precisa de um título. No
exemplo que você acabou de ver, o título era: “GALILEU entrevista Scott Kelly,
o homem que viveu 342 dias no espaço”.
No título, o leitor da sua entrevista
precisa entender sobre o que é a reportagem. Nesse exemplo, está muito claro o
assunto que você vai ver lendo a entrevista.Depois do título, há um pequeno texto que apresenta a entrevista para o público, resumindo o assunto brevemente. Esse texto precisa chamar a atenção do público para o assunto. Ele deve fazer com que as pessoas tenham interesse em ler a entrevista.
Por último, vem as perguntas que você elaborou e as resposta. Tudo precisa estar em ordem. A primeira pergunta, e logo em baixo a primeira resposta, e assim por diante.
As perguntas precisam seguir uma ordem lógica. Pense: qual a primeira coisa que eu deveria perguntar? Qual a primeira coisa que a pessoa que vai ler minha entrevista precisa saber? E assim por diante.
Atividade:
Você ainda não vai entrevistar ninguém.
Nessa primeira etapa, vamos apenas
elaborar perguntas. Para fazer uma entrevista interessante, você deve fazer
perguntas interessantes.
Como nossa eletiva é sobre filmes, esse
será o nosso tema: Filmes.
Você vai elaborar 7 perguntas sobre o
filme favorito, ou os filmes favoritos de uma pessoa que você pretende
entrevistar. Pode ser qualquer um: parentes, amigos, etc. Mas lembre-se, você
ainda não vai entrevistar essa pessoa, você vai apenas preparar as perguntas.
Na hora de elaborar as suas perguntas
lembre-se que o leitor da entrevista (eu), precisa saber: quem você está
entrevistando, sobre qual ou quais filmes o entrevistado está falando, por que
ele gosta desses filmes, por que são interessantes, como esses filmes
impactaram essa pessoa, etc.
O objetivo da entrevista é mostrar como o
cinema pode ser marcante na vida das pessoas, trazer conhecimento, diversão,
entretenimento, etc.
Leia com atenção a entrevista de exemplo
para saber como fazer a sua.
Seguindo essas instruções, seu objetivo
nessa atividade será elaborar 7 perguntas sobre cinema/filmes para uma futura
entrevista com uma pessoa. Você não vai fazer a entrevista ainda, apenas as
perguntas.
Vocês
podem entregar essa atividade até o dia 26/06, sexta-feira. Pode ser pelo meu whatsapp ou
e-mail. Lembre-se de manda seu nome completo, sua turma e a escola onde estuda
na hora de mandar sua atividade. Se não eu não saberei que está me mandando.
E-mail:
ramonmat@prof.educacao.sp.gov.br
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