sexta-feira, 19 de junho de 2020

Atividade 2 - 2º Bimestre 

Jornalismo

Continuando o tema que vêm sendo estudado nas aulas do Centro de Mídias de São Paulo, vamos trabalhar o gênero entrevista. 

O que é uma entrevista?

“A Entrevista é um dos gêneros textuais com função geralmente informativa veiculado, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão, rádio, dentre outros.”
[...]
“Trata-se de um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre duas pessoas, ou seja, o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), quem responde às perguntas.”

Características de uma entrevista 

Possuí um entrevistador, que vai elaborar e fazer as perguntas para uma pessoas, e um entrevistado, que vai responder as perguntas.
A entrevista normalmente é feita oralmente, ou seja, em uma conversa. O entrevistador grava essa conversa e depois a transcreve. Transcrever significa escrever tudo que foi dito durante a entrevista gravada, exatamente do jeito como foi dito pela pessoa. Por isso a linguagem de uma entrevista pode misturar a formal e informal. 

Exemplo de entrevista: 

GALILEU entrevista Scott Kelly, o homem que viveu 342 dias no espaço
David Bowie morreu, seres humanos detectaram as primeiras ondas gravitacionais, 1 milhão de refugiados cruzaram as fronteiras europeias e o Brasil se acabava com o hit Aquele 1%, de Wesley Safadão. Esses são só alguns dos muitos acontecimentos que abalaram o mundo entre os meses de março de 2015 e de 2016. Scott Kelly perdeu todos eles.
É o preço que se paga por passar um ano — ou melhor, precisamente, 342 dias consecutivos — fora do mundo. Durante esse período, o astronauta da Nasa hoje aposentado esteve a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), onde foi cobaia de um dos mais importantes estudos para o futuro da humanidade no espaço.
[...]
Antes de se aposentar, em 2016, aos 52 anos, você passou 520 dias no espaço. Como se sente a respeito de sua carreira?
Sinto-me privilegiado por ter voado ao espaço, por ter tido a oportunidade de fazer isso quatro vezes. Tive uma experiência bem diversificada, como piloto em uma missão de reparo do telescópio espacial Hubble e, mais tarde, ao voar como comandante do ônibus espacial até a estação. Depois, duas vezes na
Soyuz, em voos de longa duração na EEI. Sinto-me muito satisfeito com minhas oportunidades.
Quando você entrou no programa de astronautas, em 1996, havia a expectativa de que seu grupo poderia ser o primeiro a ir a Marte. Isso nunca aconteceu. Agora que está aposentado, é ruim pensar que provavelmente nunca pisará no Planeta Vermelho?
Não me sinto mal em relação a isso. Sou grato por ter tido as oportunidades que tive e estou ansioso por dar apoio para que as pessoas possam chegar lá um dia. Sem arrependimentos.
Em Endurance você conta que, no início da exploração espacial, os astronautas eram escolhidos pela habilidade de pilotar espaçonaves, mas hoje há qualidades mais valorizadas. Qual seria “a coisa certa” para a primeira tripulação em Marte?
Pessoas que sejam capazes de trabalhar bem juntas, como um time, que sejam tecnicamente competentes, confiáveis. Pessoas que tenham muitas outras habilidades além de pilotar. Aqueles primeiros astronautas com certeza dariam ótimos membros de tripulações na estação espacial ou para ir a Marte, mas há outros tipos de pessoas aí fora que não são simplesmente aquele estereótipo do piloto militar dos anos 1960 e que também poderiam ser ótimos membros de tripulação.
Acredito que ter experiência ampla, com certa profundidade, e ter habilidade de fazer muitas coisas diferentes são pontos importantes para irmos a Marte, porque vivendo na estação espacial por um longo tempo você não pode chamar um encanador, um eletricista, um doutor ou um dentista. É preciso ser muito flexível e adaptável. Isso será essencial para o sucesso deles.
Há problemas em aberto com relação aos voos espaciais que precisamos resolver antes de embarcarmos em jornadas interplanetárias. Quais são os fundamentais?
O que vai nos impedir de ir a Marte ou desacelerar nossa potencial jornada é o financiamento para isso. Será caro, vamos precisar de pessoas no governo que reconheçam o valor da ciência, da pesquisa e da descoberta. E creio que este seja o maior desafio que temos: não a ciência dos foguetes, mas a ciência política.
...

Fazendo uma Entrevista

A entrevista precisa de um título. No exemplo que você acabou de ver, o título era: “GALILEU entrevista Scott Kelly, o homem que viveu 342 dias no espaço”.
No título, o leitor da sua entrevista precisa entender sobre o que é a reportagem. Nesse exemplo, está muito claro o assunto que você vai ver lendo a entrevista.
Depois do título, há um pequeno texto que apresenta a entrevista para o público, resumindo o assunto brevemente. Esse texto precisa chamar a atenção do público para o assunto. Ele deve fazer com que as pessoas tenham interesse em ler a entrevista. 
Por último, vem as perguntas que você elaborou e as resposta. Tudo precisa estar em ordem. A primeira pergunta, e logo em baixo a primeira resposta, e assim por diante.
As perguntas precisam seguir uma ordem lógica. Pense: qual a primeira coisa que eu deveria perguntar? Qual a primeira coisa que a pessoa que vai ler minha entrevista precisa saber? E assim por diante. 

Atividade: 

Você ainda não vai entrevistar ninguém.
Nessa primeira etapa, vamos apenas elaborar perguntas. Para fazer uma entrevista interessante, você deve fazer perguntas interessantes.
Como nossa eletiva é sobre filmes, esse será o nosso tema: Filmes.
Você vai elaborar 7 perguntas sobre o filme favorito, ou os filmes favoritos de uma pessoa que você pretende entrevistar. Pode ser qualquer um: parentes, amigos, etc. Mas lembre-se, você ainda não vai entrevistar essa pessoa, você vai apenas preparar as perguntas.
Na hora de elaborar as suas perguntas lembre-se que o leitor da entrevista (eu), precisa saber: quem você está entrevistando, sobre qual ou quais filmes o entrevistado está falando, por que ele gosta desses filmes, por que são interessantes, como esses filmes impactaram essa pessoa, etc.
O objetivo da entrevista é mostrar como o cinema pode ser marcante na vida das pessoas, trazer conhecimento, diversão, entretenimento, etc.
Leia com atenção a entrevista de exemplo para saber como fazer a sua.
Seguindo essas instruções, seu objetivo nessa atividade será elaborar 7 perguntas sobre cinema/filmes para uma futura entrevista com uma pessoa. Você não vai fazer a entrevista ainda, apenas as perguntas.
 
Vocês podem entregar essa atividade até o dia 26/06, sexta-feira. Pode ser pelo meu whatsapp ou e-mail. Lembre-se de manda seu nome completo, sua turma e a escola onde estuda na hora de mandar sua atividade. Se não eu não saberei que está me mandando.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário