terça-feira, 9 de junho de 2020

CIÊNCIAS - 8 ANO A/B - 2º BIMESTRE - Profa Tania





SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular:  CIÊNCIAS                      

Público Alvo: 8º Ano A/B

Data (Período): _08/06/2020 A 12/06/2020                Duração: __04 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!
Como vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.

Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de quarentena.
Vamos começar!!!!



UNIDADE TEMÁTICA:
MATÉRIA E ENERGIA
- OBJETO DO CONHECIMENTO:

USO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA

- HABILIDADE:
·         (EF08CI05) Propor e implementar ações coletivas em sua escola ou comunidade para uso consciente da energia elétrica (consumo de energia e eficiência energética) e descarte de equipamentos, principalmente os eletrônicos, com vistas ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
·         (EF08CI17*) Discutir e propor o uso da energia de modo confiável, sustentável, moderno e economicamente acessível para todos.
·         (EF08CI06C) Analisar e avaliar a relação entre a produção de energia e o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:

 
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü  Vídeos aulas do CMSP : 08/06/2020 – 10:30h à 11:15h e 12/06/2020 – 09:45h ás 10:30h


Sites sugeridos no CA:
-       INPE: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=5087 - Acesso em 08 de maio de 2020.
-       http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9864.htm -  (acesso em 08 de maio de 2020).
- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e responder todas as questões no Caderno de Classe. 
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1- ENERGIA, SOCIEDADE E QUALIDADE DE VIDA.
Para ampliar seus conhecimentos, faça a leitura do texto abaixo:
Dentre as formas de energia mais utilizadas pela humanidade, a elétrica tornou-se uma das mais importantes. Sua utilização gerou mudanças em vários aspectos e hábitos das sociedades e causou diferentes impactos ao meio ambiente. Ao mesmo tempo em que a eletricidade passa a ser um importante elemento no processo de modernização e no desenvolvimento econômico das sociedades, impulsionados pela industrialização, as consequências negativas ambientais começam a ter relativa prioridade política na busca por soluções sustentáveis nos diferentes processos de produção energética. Ou seja, os impactos dos processos de produção de energia elétrica, que tiveram início no século XIX, ganharam mais importância quando surgiram problemáticas ambientais relacionadas ao consumo em larga escala. A partir da década de 1970, em especial, surgiram propostas de ações em conferências e reuniões de interesses internacionais, que desencadearam providências políticas para o desenvolvimento sustentável. Produzido especialmente para o Programa São Paulo faz Escola.

PRODUÇÃO DE TEXTO:

1)    Diante do exposto vocês devem refletir sobre todo conhecimento adquirido sobre energia e as diferentes formas de utilização. Feito isso, elabore um pequeno texto, no seu caderno de classe, em que você vai redigir suas ideias sobre os impactos dos processos de produção de energia em larga escala no meio ambiente.

ATIVIDADE 1 – PRODUÇÃO DE ENERGIA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E QUALIDADE DE VIDA  -   CA PÁG 7

Copie as questões e responda em seu caderno de classe:

 Sem a energia, a atividade socioeconômica não se desenvolve”.

a)    Quais fatores justificam o argumento de que a energia é o meio para obter o desenvolvimento de um país?”
b)    Quais são os riscos e as consequências de um “apagão”? Quais setores seriam os mais prejudicados?


ATIVIDADE 2 – USO DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE – CA PÁG 7

DICA: Para saber mais sobre as estratégias de leitura, converse com os(as) professores(as) de Língua Portuguesa de sua escola ou consulte:
GAGLIARDI, Eliana. Orientações sobre ensino de procedimentos de leitura.
Faça a  leitura do texto “Você já ouviu falar em sustentabilidade” – CA PÁG 7:
Copie e responda as atividades abaixo, presentes no CA pág 8:
Agora você deve prestar bastante atenção nesta questão 4 Atividade proposta no CA pág. 8:
Você deverá ficar atento para a construção de gráficos, no caderno de classe, a partir do rol de dados constantes na tabela abaixo:
6. Agora querido aluno, você deverá estabelecer comparações entre as matrizes elétricas
brasileiras e mundial, utilizando seu caderno pessoal. Procure aprofundar o que foi estudado até aqui e incluir suas conclusões a respeito do uso da energia pesquisando mais sobre o tema na internet.

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO – CA PÁG.8:
 
Depois da leitura acima você deverá copiar e responder as questões abaixo no caderno de classe; essas atividades estão presentes no CA pág. 9:
 
 

Para saber mais, consulte:
Acesso em 08 de maio de 2020.

 
 
 

- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom do CMSP até o dia 15/06/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário