SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Público Alvo: 8º
Ano A/B
Data (Período): _08/06/2020 A
12/06/2020 Duração: __04 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.
Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não
se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até
que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com
muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de
quarentena.
Vamos começar!!!!
UNIDADE
TEMÁTICA:
MATÉRIA E ENERGIA
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
USO CONSCIENTE DE
ENERGIA ELÉTRICA
-
HABILIDADE:
·
(EF08CI05) Propor e implementar ações
coletivas em sua escola ou comunidade para uso consciente da energia elétrica
(consumo de energia e eficiência energética) e descarte de equipamentos,
principalmente os eletrônicos, com vistas ao desenvolvimento de uma sociedade
sustentável.
·
(EF08CI17*) Discutir e propor o uso da
energia de modo confiável, sustentável, moderno e economicamente acessível para
todos.
·
(EF08CI06C) Analisar e avaliar a relação
entre a produção de energia e o desenvolvimento econômico e a qualidade de
vida.
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros
didáticos e a internet.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos
endereços eletrônicos abaixo:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü
Vídeos aulas do CMSP : 08/06/2020 – 10:30h à 11:15h e 12/06/2020
– 09:45h ás 10:30h
Sites
sugeridos no CA:
-
https://dialogosassessoria.files.wordpress.com/2015/09/quadros-leituraantesdurantedepoisrevlc3b4.pdf.
- Acesso em: 08 de maio de 2020 .
-
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9864.htm
- (acesso em 08 de maio de 2020).
-
METODOLOGIA
Turma,
nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar
conforme as solicitações.
Para
a realização das atividades você deverá copiar e responder todas as questões no
Caderno de Classe.
Os
textos NÃO deverão ser
copiados. Estes são para leitura e estudos.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1- ENERGIA,
SOCIEDADE E QUALIDADE DE VIDA.
Para
ampliar seus conhecimentos, faça a leitura do texto abaixo:
Dentre
as formas de energia mais utilizadas pela humanidade, a elétrica tornou-se uma
das mais importantes. Sua utilização gerou mudanças em vários aspectos e
hábitos das sociedades e causou diferentes impactos ao meio ambiente. Ao mesmo
tempo em que a eletricidade passa a ser um importante elemento no processo de
modernização e no desenvolvimento econômico das sociedades, impulsionados pela
industrialização, as consequências negativas ambientais começam a ter relativa
prioridade política na busca por soluções sustentáveis nos diferentes processos
de produção energética. Ou seja, os impactos dos processos de produção de
energia elétrica, que tiveram início no século XIX, ganharam mais importância quando
surgiram problemáticas ambientais relacionadas ao consumo em larga escala. A
partir da década de 1970, em especial, surgiram propostas de ações em
conferências e reuniões de interesses internacionais, que desencadearam
providências políticas para o desenvolvimento sustentável. Produzido
especialmente para o Programa São Paulo faz Escola.
PRODUÇÃO
DE TEXTO:
1)
Diante do exposto vocês devem refletir sobre todo
conhecimento adquirido sobre energia e as diferentes formas de utilização.
Feito isso, elabore um pequeno texto, no seu caderno de classe, em que você vai
redigir suas ideias sobre os impactos dos processos de produção de energia em
larga escala no meio ambiente.
ATIVIDADE
1 – PRODUÇÃO DE ENERGIA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E QUALIDADE DE VIDA - CA
PÁG 7
Copie as questões e
responda em seu caderno de classe:
“Sem a energia, a atividade socioeconômica
não se desenvolve”.
a)
Quais
fatores justificam o argumento de que a energia é o meio para obter o
desenvolvimento de um país?”
b)
Quais
são os riscos e as consequências de um “apagão”? Quais setores seriam os mais
prejudicados?
ATIVIDADE 2 – USO DE ENERGIA E
SUSTENTABILIDADE – CA PÁG 7
DICA: Para saber mais
sobre as estratégias de leitura, converse com os(as) professores(as) de Língua
Portuguesa de sua escola ou consulte:
GAGLIARDI,
Eliana. Orientações sobre ensino de procedimentos de leitura.
Disponível em: https://dialogosassessoria.files.wordpress.com/2015/09/quadros-leituraantesdurantedepoisrevlc3b4.pdf. Acesso em: 08 de maio de 2020 .
Faça a leitura do texto “Você já ouviu falar em
sustentabilidade” – CA PÁG 7:
Copie e responda as
atividades abaixo, presentes no CA pág 8:
Agora você deve prestar bastante atenção nesta questão 4
Atividade proposta no CA pág. 8:
Você deverá ficar atento para a construção de gráficos,
no caderno de classe, a partir do rol de dados constantes na tabela abaixo:
6.
Agora querido aluno, você deverá estabelecer comparações entre as matrizes elétricas
brasileiras
e mundial, utilizando seu caderno pessoal. Procure aprofundar o que foi estudado
até aqui e incluir suas conclusões a respeito do uso da energia pesquisando
mais sobre o tema na internet.
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO – CA PÁG.8:
Depois da leitura acima você
deverá copiar e responder as questões abaixo no caderno de classe; essas
atividades estão presentes no CA pág. 9:
Para
saber mais, consulte:
Acesso
em 08 de maio de 2020.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou
classroom do CMSP até o dia 15/06/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos
enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário