terça-feira, 9 de junho de 2020

CIÊNCIAS - 6 ANOS A/B - 2º BIMESTRE - Profa Tania




SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular:  CIÊNCIAS                   

Público Alvo: 6º Ano A/B

Data (Período): _08/06/2020 A 12/06/2020                Duração: __02 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!
Descrição: Descrição: Clipart: waving hi | Female emoticon waving hello — Stock Vector ...
Como vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.

Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de quarentena.
Vamos começar!!!!Descrição: Descrição: Everyone loves a nerd emoji! | Emoticons | Emojis, Emoji e Sorriso

UNIDADE TEMÁTICA:
VIDA E EVOLUÇÃO
- OBJETO DO CONHECIMENTO:

CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS, CÉLULA COMO UNIDADE DA VIDA.

- HABILIDADE:
  • Habilidade: (EF06CI05) Identificar a organização básica da célula por meio de imagens impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da Ciência.
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Descrição: Talking to my friends.. | Emojis para whatsapp, Emoticonos, Emoji ...
Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:
 

Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü  Vídeos aulas do CMSP : 08/06/2020 – 08:15h às 09:45h e 12/06/2020 07:30h às 08:15h
Vídeos sugeridos no CA:
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
CADERNO DO ALUNO  VOLUME 2 – SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Sugestões de vídeos para assistir e complementar a compreensão sobre o tema Ser Vivo e Não Vivo e Células:
- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e responder todas as questões no Caderno de Classe. 
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS

ATIVIDADE 1: OLHANDO PARA O NOSSO ENTORNO – CA – PÁG. 6

Querido aluno, para realizar esta atividade você deverá observar um ambiente buscando identificar seus componentes, de maneira especial, seres vivos e não vivos. Se você tiver uma lupa, você poderá explorar ao máximo esse ambiente.
Descreva em seu caderno de classe as características dos elementos encontrados neste ambiente e depois classifique quais elementos podem ser considerados seres vivos e quais não são vivos.
Você poderá registrar suas observações por meio da escrita, fotos ou até mesmo em desenhos no caderno.

Depois das suas observações copie e responda em seu caderno a questão abaixo:

1)    É possível diferenciar os seres vivos dos não vivos, apenas observando o ambiente? Justifique a partir do que você sabe.

ATIVIDADE 2: IDENTIFICANDO SERES VIVOS E NÃO VIVOS – CA PÁG 6/7

Meus amores agora vocês deverão observar as imagens a seguir, que está no seu CA pág 6/7:
 
Agora você deverá refletir sobre essas imagens, e em seguida copiar e responder no seu caderno de classe as questões abaixo:

1)    É possível perceber semelhança entre as imagens e os elementos observados na atividade prática?
2)    Há diferenças entre as plantas e os animais? E entre plantas e bactérias?

3)    Pensando em aprofundar seus conhecimentos vocês deverão realizar uma busca em livros didáticos ou internet, uma PESQUISA, para compreender:

a)    “Do que são constituídos os seres vivos”?
b)    “Quais as características típicas de um ser vivo?”

ATIVIDADE 3: VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS - CA PÁG 7

Vamos ler um pouquinho mais???
O texto refere-se aos conceitos de célula e poderá ajuda-lo a entender melhor o assunto estudado.

 
Agora que você aprendeu bastante sobre célula, copie e responda em seu caderno de classe a atividade abaixo, esta atividade está no CA pág 7:

A partir da leitura do texto e das discussões realizadas na aula com a mediação do(a)
professor(a), coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas frases apresentadas a seguir:
( ) Todos os seres vivos são formados por células, além de átomos e moléculas.
( ) A teoria celular teve seu início por volta do ano 2000.
( ) As atividades essenciais que caracterizam a vida acontecem no interior das células.
( ) As minhocas, as flores, os fungos e as bactérias não são seres vivos porque não
possuem células.
( ) Novas células se formam por meio da divisão celular das que já existem.
( ) Para os biólogos, os seres vivos não são constituídos de células.

- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 15/06/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário