DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Público Alvo: 6º
Ano A/B
Data (Período): _08/06/2020 A
12/06/2020 Duração: __02 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.
Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não
se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até
que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com
muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de
quarentena.
Vamos começar!!!!
UNIDADE
TEMÁTICA:
VIDA E EVOLUÇÃO
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS, CÉLULA COMO UNIDADE
DA VIDA.
-
HABILIDADE:
- Habilidade:
(EF06CI05) Identificar a organização básica da célula por meio de imagens
impressas e digitais, de animações computadorizadas e de instrumentos
ópticos, reconhecendo-a como unidade estrutural e funcional dos seres
vivos unicelulares e pluricelulares, na perspectiva da História da
Ciência.
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros
didáticos e a internet.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos
endereços eletrônicos abaixo:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü
Vídeos aulas do CMSP : 08/06/2020 – 08:15h às 09:45h e
12/06/2020 07:30h às 08:15h
Vídeos
sugeridos no CA:
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
CADERNO DO ALUNO VOLUME 2 – SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Sugestões de vídeos para
assistir e complementar a compreensão sobre o tema Ser Vivo e Não Vivo e
Células:
-
METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer
questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e
responder todas as questões no Caderno de Classe.
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1: CÉLULA COMO UNIDADE DOS SERES VIVOS
ATIVIDADE 1: OLHANDO
PARA O NOSSO ENTORNO – CA – PÁG. 6
Querido aluno, para realizar
esta atividade você deverá observar um ambiente buscando identificar seus
componentes, de maneira especial, seres vivos e não vivos. Se você tiver uma
lupa, você poderá explorar ao máximo esse ambiente.
Descreva em seu caderno de
classe as características dos elementos encontrados neste ambiente e depois
classifique quais elementos podem ser considerados seres vivos e quais não são
vivos.
Você poderá registrar suas
observações por meio da escrita, fotos ou até mesmo em desenhos no caderno.
Depois das suas observações
copie e responda em seu caderno a questão abaixo:
1) É possível diferenciar os seres vivos dos não vivos,
apenas observando o ambiente? Justifique a partir do que você sabe.
ATIVIDADE 2:
IDENTIFICANDO SERES VIVOS E NÃO VIVOS – CA PÁG 6/7
Meus amores agora vocês deverão
observar as imagens a seguir, que está no seu CA pág 6/7:
Agora você deverá refletir
sobre essas imagens, e em seguida copiar e responder no seu caderno de classe
as questões abaixo:
1) É possível perceber semelhança entre as imagens e os
elementos observados na atividade prática?
2) Há diferenças entre as plantas e os animais? E entre
plantas e bactérias?
3)
Pensando em aprofundar seus conhecimentos
vocês deverão realizar uma busca em livros didáticos ou internet, uma PESQUISA, para compreender:
a) “Do
que são constituídos os seres vivos”?
b) “Quais
as características típicas de um ser vivo?”
ATIVIDADE
3: VAMOS
APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS - CA PÁG 7
Vamos ler um pouquinho mais???
O texto refere-se aos conceitos de célula e poderá
ajuda-lo a entender melhor o assunto estudado.
Agora que você aprendeu bastante sobre célula, copie e
responda em seu caderno de classe a atividade abaixo, esta atividade está no CA
pág 7:
A partir da leitura do texto e das discussões realizadas
na aula com a mediação do(a)
professor(a), coloque (V) para verdadeiro e (F) para
falso nas frases apresentadas a seguir:
( ) Todos os seres vivos são formados por células, além
de átomos e moléculas.
( ) A teoria celular teve seu início por volta do ano
2000.
( ) As atividades essenciais que caracterizam a vida
acontecem no interior das células.
( ) As minhocas, as flores, os fungos e as bactérias não
são seres vivos porque não
possuem células.
( ) Novas células se formam por meio da divisão celular
das que já existem.
( ) Para os biólogos, os seres vivos não são constituídos
de células.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou
classroom até o dia 15/06/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos
enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário