EDUCAÇÃO FÍSICA - 1ª SÉRIE A/B – 2º BIMESTRE
EE Prof. Maria Cintra Nunes Rocha
Profª Cidinha Gomes
AULA 2
Atividade Rítmica (Manifestações
rítmicas no esporte, na luta, na ginástica e na dança)
Objetivo: fazer com que estudantes percebam que o ritmo
está presente no nosso dia a dia e não somente na dança.
Habilidades:
·
Reconhecer a importância do ritmo no esporte, na luta, na
ginástica e na dança;
·
Identificar o ritmo vital e perceber o ritmo como organização
expressiva do movimento;
·
Perceber noções de tempo e acento rítmicos nas manifestações da
Cultura de Movimento;
Atividade 1 – Meu Ritmo
Todos estão sentados, parados, calmos e relaxados, mas será que
todos estão no mesmo ritmo? Diz aí, o que você acha? Então vamos ver! Tente
sentir seus batimentos cardíacos.
Por que algumas pessoas apresentam ritmos cardíacos diferentes, mesmo
estando em repouso? Que outros ritmos você consegue identificar no
funcionamento do seu corpo? Será que na natureza também é possível observar a
presença de ritmo? Será que no seu trajeto de casa para a escola existe a
presença de ritmo? Quais?
Busque a definição de
ritmo para lhe ajudar nesta tarefa!
1) No corpo humano:
2) Na natureza:
3) No trajeto para a escola:
Atividade 2 – Variações do Ritmo
Sabemos que, nas diversas
manifestações da cultura de movimento, podemos encontrar a presença de ritmo,
seja na sequência dos golpes de um lutador, nas passadas para o arremesso no
handebol, nas séries de exercícios na academia, e até na sincronia de
dançarinos de street dance. Pois bem, fique sabendo que ritmo é movimento e,
sendo assim, ele pode ser lento ou rápido, simples ou complexo, cíclico ou
acíclico, etc.
Pesquise o conceito de:
1) Movimento cíclico:
2) Movimento acíclico:
Atividade 3 – Meus Hormônios
Agora que você já sabe que o ritmo possui algumas variações,
vamos ampliar nosso conhecimento e conhecer outros tipos de ritmo. Nosso
próprio corpo tem ritmos variados, como na produção de hormônios e na própria
regulação da temperatura corporal. Durante o passar do dia, temos picos desses
fenômenos biológicos.
Pensando nisto faça uma pesquisa sobre os seguintes hormônios e identifique
as funções e importância de cada um para nosso organismo:
1) GH;
2) Cortisol;
3) Melatonina;
4) Temperatura corporal;
5) Ritmos de produção durante o dia e a noite.
Bom trabalho!!!
Aguardo sua
atividade para meu e-mail institucional:
gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br
Ou
No Google
Classroom
OU
Pelo WhatsApp
Grande
abraço a todos!
Profª
Cidinha Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário