quarta-feira, 24 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1ª SÉRIE A/B – AULA 2 - 2º BIMESTRE - Profª Cidinha Gomes

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1ª SÉRIE A/B – 2º BIMESTRE

EE Prof. Maria Cintra Nunes Rocha

Profª Cidinha Gomes

 

AULA 2

 

Atividade Rítmica (Manifestações rítmicas no esporte, na luta, na ginástica e na dança)

 

Objetivo: fazer com que estudantes percebam que o ritmo está presente no nosso dia a dia e não somente na dança.

 

Habilidades:

·         Reconhecer a importância do ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na dança;

·         Identificar o ritmo vital e perceber o ritmo como organização expressiva do movimento;

·         Perceber noções de tempo e acento rítmicos nas manifestações da Cultura de Movimento;

 

Atividade 1 – Meu Ritmo

Todos estão sentados, parados, calmos e relaxados, mas será que todos estão no mesmo ritmo? Diz aí, o que você acha? Então vamos ver! Tente sentir seus batimentos cardíacos.

Por que algumas pessoas apresentam ritmos cardíacos diferentes, mesmo estando em repouso? Que outros ritmos você consegue identificar no funcionamento do seu corpo? Será que na natureza também é possível observar a presença de ritmo? Será que no seu trajeto de casa para a escola existe a presença de ritmo? Quais?

 Busque a definição de ritmo para lhe ajudar nesta tarefa!

1)    No corpo humano:

2)    Na natureza:

3)    No trajeto para a escola:

 

Atividade 2 – Variações do Ritmo

Sabemos que, nas diversas manifestações da cultura de movimento, podemos encontrar a presença de ritmo, seja na sequência dos golpes de um lutador, nas passadas para o arremesso no handebol, nas séries de exercícios na academia, e até na sincronia de dançarinos de street dance. Pois bem, fique sabendo que ritmo é movimento e, sendo assim, ele pode ser lento ou rápido, simples ou complexo, cíclico ou acíclico, etc.

Pesquise o conceito de:

1)    Movimento cíclico:

2)    Movimento acíclico:

 

Atividade 3 – Meus Hormônios

 

Agora que você já sabe que o ritmo possui algumas variações, vamos ampliar nosso conhecimento e conhecer outros tipos de ritmo. Nosso próprio corpo tem ritmos variados, como na produção de hormônios e na própria regulação da temperatura corporal. Durante o passar do dia, temos picos desses fenômenos biológicos.

Pensando nisto faça uma pesquisa sobre os seguintes hormônios e identifique as funções e importância de cada um para nosso organismo:

1)    GH;

2)    Cortisol;

3)    Melatonina;

4)    Temperatura corporal;

5)    Ritmos de produção durante o dia e a noite.

 

Bom trabalho!!!

 

Aguardo sua atividade para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

 

Ou

 

No Google Classroom

 

OU

 

Pelo WhatsApp

 

Grande abraço a todos!

Profª Cidinha Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário