quinta-feira, 25 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE A – AULA 2 - 2º BIMESTRE - Profª Cidinha Gomes

EDUCAÇÃO FÍSICA - 2ª SÉRIE A – 2º BIMESTRE

EE Profª Maria Cintra Nunes Rocha

Profª Cidinha Gomes

AULA 2

Fonte: Disponível em: <https://www.evidenciasaude.com.br/blog/o-treinamento-fisico-estruturado-e-a-recomendacao-de-atividade-fisica-no-diabetes-2/>. Acesso em 25 jun. 2020.

 

Tema:  Falando sobre Saúde e Treinamento Físico

Habilidades: Relacionar tipos e características de atividades físicas/exercícios físicos com o desenvolvimento de capacidades físicas e efeitos sobre o sistema. 

 

Pensando sobre saúde!

Será que temos clareza sobre a amplitude do termo saúde? A Organização Mundial de Saúde (OMS) adota o seguinte conceito:

“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.”

Pesquisado em saúde. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf>. Acesso em 25 jun. 2020.

 

1.    O estilo de vida é um dos fatores modificáveis que pode favorecer ou prejudicar nossa saúde. Você consegue elencar alguns comportamentos favoráveis e desfavoráveis para nossa saúde presentes nos comportamentos das pessoas? Elenque-os no seu caderno.

 

2.    Analise seu comportamento e identifique aqueles que são favoráveis e desfavoráveis com relação à saúde. Anote no seu caderno.

 

3.    Você pode concluir que seu estilo de vida, com relação à saúde, é:

(   ) favorável

(   ) desfavorável.

 

Concluindo: Dentre os vários fatores elencados, não pode faltar o exercício físico para a promoção e manutenção da saúde, organizado em forma de treinamento físico.

 

Mesmo que você ainda não pratique nenhuma atividade física regular, já deve ter ouvido sobre os benefícios promovidos pela prática de exercícios, atualmente considerado um importante fator para a melhoria da qualidade de vida. Mas, par a que possamos aproveitar ao máximo tais benefícios, essa prática deve ser sistematizada e gradativamente modificada. Quando uma prática é desenvolvida em determinado período e provoca modificações no organismo, com o objetivo de melhorar o rendimento, ela recebe o nome de Treinamento.

Fonte: Caderno do Professor São Paulo faz Escola; Educação Física, Ensino Médio 2ª série, V1 p 57 -58.

 

4.    Faça um levantamento com as pessoas que moram com você, sobre as suas práticas de atividades físicas (e a sua também), com as seguintes questões:

 

a)    Nome e parentesco:

b)    Tipo de exercício físico regular:

c)    Frequência e duração:

d)    Efeitos positivos da prática regular:

e)    Efeitos negativos da prática em excesso:

 

5.    Para entendermos os benefícios do exercício físico, precisamos saber mais sobre as adaptações em treinamento físico e como eles modificam o nosso organismo. Faça uma pesquisa sobre o assunto. Anote tudo no quadro a seguir:

 

Tipo de treinamento

(definição)

Adaptações específicas

(tipos de exercícios)

Capacidades físicas anaeróbia:

 

 

Capacidades físicas aeróbia:

 

 

Resistência muscular:

 

 

 

 

6.     Para finalizar, me conte com qual tipo de treinamento você se identificou mais? Explique.

 

 

 

Boa aula!😉


Aguardo sua atividade para qualquer um dos canais abaixo:

 

1)    Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

2)    Ou no Google Classroom;

3)    Ou pelo WhatsApp.

 

 

Grande abraço a todos!

Profª Cidinha Gomes

 


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