ROTEIRO DE ESTUDO –
Atividade 2
Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes
Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves Disciplina: Língua
Portuguesa
Ano/Série: 8º ano A e 8º ano B
Tema da aula: Variações
Linguísticas
Objetivos: reconhecer a variação
da Língua Portuguesa na sua perspectiva histórica, regionalista, o
estrangeirismo, de estilo (gírias) e a influência que é produzida no contexto
comunicativo.
Habilidades:
Habilidade 24: Justificar a presença,
em um texto, de marcas de variação linguística, no que diz respeito
aos fatores geográficos, históricos,
sociológico ou técnicos, do ponto de vista da fonética, do léxico, da
morfologia ou da sintaxe.
EF69LP56 Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de
fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o
contexto, situação de produção e as características do gênero.
Metodologia- passo a passo para
desenvolver o tema e realizar as atividades:
Para começo de conversa...
1º Assista a vídeo aula do Centro
de Mídias de São Paulo – As variações da Língua Portuguesa – 9º ano, acessando
o link abaixo.
ATENÇÃO!!!!
A vídeo aula é mesmo do 9º ano. Este tema
também parece neste ano. Irão se lembrar que eu tratei sobre variações
linguísticas com vocês no início de nossas aulas. Então... vamos lá! Link
abaixo.
2º Agora, leia o Mapa Mental,
abaixo que trata sobre os tipos de Variações Linguísticas e copie
em seu caderno.
Fonte: Site de imagens
gratuitas – Pinterest, último acesso em: 24/06/2020.
3º Para realizar as atividades propostas pegue o Caderno do Aluno de Língua Portuguesa do Kit Aprender Sempre na
página 6.
4º Assista ao vídeo explicativo,
com o link abaixo para realizar os exercícios, acompanhe as
orientações com o Caderno do aluno.
5º Agora, realize os exercícios
que estão no Caderno do aluno de Língua Portuguesa do Kit Aprender Sempre, a
partir da página 6: do 06 até o 21.
Recursos:
- Vídeo aula do Centro de Mídias de São Paulo;
- Mapa Mental
- Kit Aprender a aprender – Língua Portuguesa;
- Vídeo explicativo.
Forma de comunicação:
- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de Whatsapp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de
Mídias de São Paulo.
Avaliação:
Acompanhamento da realização das atividades em
plantão de dúvidas e atendimento individual.
Resultados e encaminhamentos:
Apresentação das atividades pelos alunos,
utilizando a Plataforma “Google Classroom”; Whastsapp, E-mail Institucional.
Data de Devolução: 02/07/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário