segunda-feira, 13 de julho de 2020

BIOLOGIA - 1 A/B - 2º BIMESTRE - Profa Tania



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br
PROFESSOR (A):  TANIA APARECIDA VILAS BOAS

COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA                     

PÚBLICO ALVO: 1ª SÉRIE DO EM

DATA (PERÍODO): _ 13/07/2020 A 17/07/2020               DURAÇÃO: __02 aulas__________

ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA

UNIDADE TEMÁTICA:
·         A interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais
·         Fatores de problemas ambientais:
·         Interferência nos ciclos naturais – efeito estufa, mudanças climáticas e uso de fertilizantes.

- OBJETO DO CONHECIMENTO:
A interdependência da vida.

- HABILIDADE:
·         Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas;
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
- Vídeo aula gravada no youtube:  07/07 - 1ª série EM - Biologia - Problemas ambientais contemporâneos:  https://www.youtube.com/watch?v=jX-5IJ6ermg:
OUTROS SITES SUGERIDOS:
ESCOLA, Equipe Brasil. "Tratamento de Água e Esgoto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm.. Acesso em 08 de julho de 2020.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Eutrofização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm.. Acesso em 08 de julho de 2020.
Dicas de material de apoio:
·                    CA – Caderno do aluno
·                    Livros didáticos de Biologia
TEMA DA AULA:
·         Desequilíbrio ambiental
CONTEÚDOS:
·         A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais
·         Fatores de problemas ambientais
·         Interferências nos ciclos naturais ( efeito estufa, mudanças climáticas, efeito de fertilizantes).
CONCEITOS A SEREM DOMINADOS:
Desequilíbrio ambiental /  Poluição / Eutrofização / Recursos hídricos.
METODOLOGIA:
·         Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
·         Para a realização das atividades você deverá  responder todas as questões no Caderno de Classe ou no Caderno do Aluno se houver espaço e postar no Classroom ou whatsapp.
·         Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
TÍTULO: PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS  -  AGUA – POLUIÇÃO E TRATAMENTO - CA PÁG 51
Estudando aspectos que envolvem a poluição da água, do ar e do solo.
ATIVIDADE 1 - CA PÁG 51
Querido estudante, esta atividade deverá ser adaptada para nossos dias de hoje, portanto, não temos grupos, sendo assim, você deverá ler, refletir e responder a todas as questões em seu caderno de classe, não precisa copiar as perguntas:
Para a realização desta atividade você poderá seguir algumas dicas para auxiliá-lo nos trabalhos de pesquisa:
Visite o  site da CETESB, onde você poderá os recursos disponíveis e obter mais informações sobre programas voltados para a conservação de recursos hídricos e a proteção à biodiversidade. Fonte: CETESB. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/. Acesso em: 12 mar. 2020.
O site da SABESP também é uma ótima fonte, onde poderão obter informações sobre várias temáticas a serem pesquisadas para o projeto.
Fonte: SABESP. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=505. Acesso em: 12 mar. 2020.
Qualidade da água - Dos mananciais até nossas casas.
Lembre-se que a definição da água como um “bem comum” deve ser preservado para garantir que seja acessível a todas as pessoas e também a todos os seres vivos com os quais compartilhamos o planeta. Além disso, há outras possibilidades econômicas que respeitam o ambiente, como uma forma de garantir o uso desse bem essencial para a manutenção da vida na Terra, e não somente para fins comerciais.
.ATIVIDADE 2 - Observe a imagem e responda às questões – CA PÁG 53
Para dar sequência às reflexões, desenvolva a atividade da página 53 do Caderno do Aluno, conforme segue:
- GERENCIAMENTO DAS PARTICIPAÇÕES:
As participações serão observadas através das postagens no blog da escola ou classrom do CMSP, de acordo com os registros no caderno de classe, CA - caderno do aluno ou outra forma de postagem desde que seja condizente com as atividades propostas.
- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 20/07/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar, colocando nome, número e série, título da atividade e data.
NOME DO ALUNO:
SÉRIE:
NOME DA ATIVIDADE:
DATA DA ATIVIDADE:
DATA PARA ENTREGA:
Bom trabalho galerinha do bem!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário