SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
PROFESSOR (A): TANIA APARECIDA VILAS BOAS
COMPONENTE CURRICULAR: BIOLOGIA
PÚBLICO ALVO: 1ª SÉRIE DO EM
DATA (PERÍODO): _ 13/07/2020 A
17/07/2020 DURAÇÃO: __02 aulas__________
ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS DA NATUREZA
UNIDADE TEMÁTICA:
·
A
interdependência da vida – A intervenção humana e os desequilíbrios ambientais
·
Fatores
de problemas ambientais:
·
Interferência
nos ciclos naturais – efeito estufa, mudanças climáticas e uso de
fertilizantes.
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
A interdependência
da vida.
-
HABILIDADE:
·
Identificar e caracterizar as maneiras pelas
quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma
mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações
concretas;
- TDIC
E AMBIENTES VIRTUAIS:
Aplicativo
Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
- Vídeo
aula gravada no youtube: 07/07 - 1ª
série EM - Biologia - Problemas ambientais contemporâneos: https://www.youtube.com/watch?v=jX-5IJ6ermg:
OUTROS SITES SUGERIDOS:
ESCOLA, Equipe Brasil. "Tratamento de
Água e Esgoto"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tratamento-de-agua-e-esgoto.htm..
Acesso em 08 de julho de 2020.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos.
"Eutrofização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/eutrofizacao.htm..
Acesso em 08 de julho de 2020.
Dicas
de material de apoio:
·
CA – Caderno do aluno
·
Livros didáticos de Biologia
TEMA
DA AULA:
·
Desequilíbrio ambiental
CONTEÚDOS:
·
A intervenção humana e os desequilíbrios
ambientais
·
Fatores de problemas ambientais
·
Interferências nos ciclos naturais ( efeito
estufa, mudanças climáticas, efeito de fertilizantes).
CONCEITOS
A SEREM DOMINADOS:
Desequilíbrio ambiental / Poluição / Eutrofização / Recursos hídricos.
METODOLOGIA:
·
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler,
fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
·
Para a realização das atividades você
deverá responder todas as questões no
Caderno de Classe ou no Caderno do Aluno se houver espaço e postar no Classroom
ou whatsapp.
·
Os
textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
TÍTULO:
PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS - AGUA – POLUIÇÃO E TRATAMENTO - CA PÁG 51
Estudando
aspectos que envolvem a poluição da água, do ar e do solo.
ATIVIDADE
1 - CA PÁG 51
Querido estudante, esta atividade deverá ser adaptada
para nossos dias de hoje, portanto, não temos grupos, sendo assim, você deverá ler,
refletir e responder a todas as questões em seu caderno de classe, não precisa
copiar as perguntas:
Para a realização desta atividade você poderá seguir
algumas dicas para auxiliá-lo nos trabalhos de pesquisa:
Visite o site da
CETESB, onde você poderá os recursos disponíveis e obter mais informações sobre
programas voltados para a conservação de recursos hídricos e a proteção à
biodiversidade. Fonte: CETESB. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/.
Acesso em: 12 mar. 2020.
O site da SABESP também é uma ótima fonte, onde poderão
obter informações sobre várias temáticas a serem pesquisadas para o projeto.
Fonte: SABESP. Disponível em: http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=505.
Acesso em: 12 mar. 2020.
Qualidade da água - Dos mananciais até nossas casas.
Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/qualidade-da-agua-dos-mananciais-ate-nossascasas.htm..
Acesso em: 12 mar. 2020.
Lembre-se que a definição da água como um “bem comum” deve
ser preservado para garantir que seja acessível a todas as pessoas e também a
todos os seres vivos com os quais compartilhamos o planeta. Além disso, há
outras possibilidades econômicas que respeitam o ambiente, como uma forma de
garantir o uso desse bem essencial para a manutenção da vida na Terra, e não
somente para fins comerciais.
.ATIVIDADE
2 - Observe a imagem e responda às questões – CA PÁG 53
Para dar sequência às reflexões, desenvolva a atividade da página 53 do Caderno do Aluno,
conforme segue:
-
GERENCIAMENTO DAS PARTICIPAÇÕES:
As participações serão observadas através das postagens
no blog da escola ou classrom do CMSP, de acordo com os registros no caderno de
classe, CA - caderno do aluno ou outra forma de postagem desde que seja
condizente com as atividades propostas.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom até o dia 20/07/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção
e devolutivas.
OBSERVAÇÃO:
Pessoal quando vocês forem postar as
atividades para mim, por gentileza, não se esqueça de sempre se identificar,
colocando nome, número e série, título da atividade e data.
NOME
DO ALUNO:
|
Nº
|
SÉRIE:
|
NOME
DA ATIVIDADE:
|
||
DATA
DA ATIVIDADE:
|
||
DATA
PARA ENTREGA:
|
Link desta aula: https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:6554d268-0d12-4c7d-98d6-a09ba490ca7d
Bom trabalho galerinha do bem!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário