SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: Biologia
Público Alvo: 2ª Série
Data (Período): 13/072020 a
17/07/2020 Duração: __02 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Digam-me,
como vocês estão?
Espero
que com muitas saudades e vontade de estudar!
Vamos começar!!!!
- UNIDADE
TEMÁTICA/CONTEÚDO
Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética -
Variabilidade genética e hereditariedade
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
OS FUNDAMENTOS DA HEREDITARIEDADE
- HABILIDADES
·
Identificar
e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas.
·
Interpretar
dados apresentados em esquemas, tabelas e gráficos a partir de conhecimentos
sistematizados sobre transmissão das características hereditárias;
·
Prever
os resultados de cruzamentos genéticos baseados nas leis de Mendel.
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA e também livros didáticos e a internet.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando
pelos endereços eletrônicos abaixo:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV
Cultura Educação
- Aula gravada no youtube: 07/07 - 2ª
série EM - Biologia - Conceitos básicos em genética - https://www.youtube.com/watch?v=-janFStcgJs
Outros
Sites de vídeo aulas e textos sugeridos:
-
METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer
questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades vocês deverão responder
todas as questões no Caderno de Classe ou no Caderno do Aluno, se houver
espaço, e postar as atividades no Classroom ou Whatsapp.
Os textos NÃO
deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
TÍTULO DA AULA – O ALBINISMO: UM CASO DE HERANÇA MENDELIANA
Para você refletir e responder:
1) Você
conhece alguém que é albino e/ou já ouviu falar sobre?
2) Faça
uma explicação, de acordo com os seus conhecimentos que possue sobre genética,
como ocorre o albinismo e registre as ideias no seu caderno de classe.
Para
dar sequência, resolva a atividade das páginas 51 e 52 do Caderno do Aluno:
Na
atividade acima, é fundamental que você compreenda que o esquema demonstra, de
modo simplificado, como as informações presentes nos genes são processadas e constituem
determinados fenótipos.
Observe
que mesmo que obtenham as substâncias A e B por meio da alimentação, caso não
haja a produção da respectiva enzima (gene ausente ou inativo), uma substância
não será transformada em outra.
No
caso, a ausência da enzima 3 impede a transformação da tirosina em melanina,
levando ao albinismo. Portanto, considerando os itens a serem respondidos,
podemos inferir que, nas situações a e b, o indivíduo será albino, e na
situação c, não necessariamente, uma vez que a substância B poderá ser obtida
na alimentação.
Sobre
o albinismo: Ele se manifesta na ausência de pigmentação nos indivíduos. O
pigmento ausente é a melanina, produzida no próprio organismo e responsável
pela cor da pele, dos cabelos e dos olhos.
A
ausência de produção de melanina leva os indivíduos a terem uma pele muito
clara, pelos e cabelos amarelados, e olhos muito sensíveis à luz, por causa da
falta de pigmento na íris.
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom até o dia 20/07/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção
e devolutivas.
OBSERVAÇÃO
Pessoal ao entregar as atividades vamos nos lembrar de
sempre fazer um cabeçalho, para que ninguém se perca nas atividades. Ok?
NOME:
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Nº
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SÉRIE:
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TÍTULO DA ATIVIDADE:
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DATA DA POSTAGEM:
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DATA PARA ENTREGA:
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Link desta aula: https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:57f18139-c8fc-4e25-8d25-bb713434803a
Bom trabalho meus amores!!!
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