quarta-feira, 1 de julho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA – 6º ANO A E B - AULA 4 - 2º BIMESTRE 2020 - PROFª CIDINHA GOMES

EDUCAÇÃO FÍSICA – 6º ANO A E B - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

AULA 4



Fonte: Disponível em: <http://escoladedancacuritiba.com.br/?attachment_id=846>. Acesso em: 01 jul. 2020.

 

Unidade Temática: DANÇAS

Objeto de Conhecimento: Danças urbanas

Habilidades que serão trabalhadas nessa Situação de Aprendizagem:

(EF06EF11) experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos).

(EF06EF12) planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças urbanas.

 

ATIVIDADE 1 – MAS, O QUE É DANÇA?

Para começar, que tal conversar mais sobre o que você conhece das danças? Leia as perguntas a seguir e responda no seu caderno.

1-    O que é dançar?

2-    Você já dançou na escola? Qual foi a dança?

3-    Quais danças você sabe dançar?

4-    Você sabe quais os movimentos que utilizamos quando dançamos?

5-    Você poderia explicar onde a dança acontece (espaço

6-    Você conhece os elementos da dança? Quais são eles?

 

ATIVIDADE 2 - OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS

Faça uma leitura do texto a seguir.

Dança como linguagem universal

A dança é uma manifestação artística que geralmente é acompanhada por música, podendo acontecer independente do som que se ouve ou sem ele. Na pré-história, a dança surgiu antes mesmo da fala, como uma das primeiras ferramentas de comunicação humana. As primeiras demonstrações expressivas do ser humano foi realizar movimentos de bater os pés no chão, aos poucos dando mais intensidade aos sons e, posteriormente, descobrindo outros ritmos, como utilizar as mãos por meio das palmas. No antigo Egito, a dança era praticada em rituais religiosos com o intuito de agradecer e pedir proteção e favores aos deuses. Já na Grécia, a dança favorecia as lutas e a conquista da perfeição do corpo. Com o passar do tempo, a dança ganhou espaço em diversos segmentos, inclusive no esporte, como nos primeiros Jogos Olímpicos da Grécia em 1896, onde foi celebrado com vários tipos de dança da época. Com a miscigenação dos povos, os conhecimentos culturais foram se difundindo e várias danças foram sendo criadas e divulgadas por todo o mundo.

 

Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda no seu caderno:

● De que maneira a dança envolve as pessoas?

 

ATIVIDADE 3 - QUE ÉPOCA É ESSA?

Na trilha do conhecimento…

É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão sobre as principais danças de cada época e suas principais características. A seguir, anote no quadro suas respostas.

 

Década

Dança

Características (individual ou coletiva, nome dos principais passos, caracterização dos figurinos, etc...)

1970

 

 

 

1980

 

 

 

1990

 

 

 

2000

 

 

 

2010

 

 

 

 

Responda:

1)    Quais as principais semelhanças e diferenças das danças do quadro acima?

2)    Com qual tipo de dança você mais gostou? Por quê?

 

Boa aula!!!

 

Aguardo sua atividade para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

Ou

No Google Classroom

OU

Pelo WhatsApp

 Grande abraço a todos!

Profª Cidinha Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário