EDUCAÇÃO FÍSICA – 6º ANO A E B - 2º BIMESTRE 2020
EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA
PROFª CIDINHA GOMES
AULA 4
Fonte:
Disponível em: <http://escoladedancacuritiba.com.br/?attachment_id=846>.
Acesso em: 01 jul. 2020.
Unidade
Temática: DANÇAS
Objeto de
Conhecimento: Danças urbanas
Habilidades que
serão trabalhadas nessa Situação de Aprendizagem:
(EF06EF11)
experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos
constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
(EF06EF12)
planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos (ritmo,
espaço, gestos) das danças urbanas.
ATIVIDADE 1 –
MAS, O QUE É DANÇA?
Para começar,
que tal conversar mais sobre o que você conhece das danças? Leia as perguntas a
seguir e responda no seu caderno.
1- O que é dançar?
2- Você já dançou na escola? Qual foi a dança?
3- Quais danças você sabe dançar?
4- Você sabe quais os movimentos que utilizamos quando dançamos?
5- Você poderia explicar onde a dança acontece (espaço
6- Você conhece os elementos da dança? Quais são eles?
ATIVIDADE 2 - OS
DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS
Faça uma leitura
do texto a seguir.
Dança como linguagem
universal
A dança é uma manifestação
artística que geralmente é acompanhada por música, podendo acontecer
independente do som que se ouve ou sem ele. Na pré-história, a dança surgiu
antes mesmo da fala, como uma das primeiras ferramentas de comunicação humana.
As primeiras demonstrações expressivas do ser humano foi realizar movimentos de
bater os pés no chão, aos poucos dando mais intensidade aos sons e,
posteriormente, descobrindo outros ritmos, como utilizar as mãos por meio das
palmas. No antigo Egito, a dança era praticada em rituais religiosos com o
intuito de agradecer e pedir proteção e favores aos deuses. Já na Grécia, a
dança favorecia as lutas e a conquista da perfeição do corpo. Com o passar do
tempo, a dança ganhou espaço em diversos segmentos, inclusive no esporte, como
nos primeiros Jogos Olímpicos da Grécia em 1896, onde foi celebrado com vários
tipos de dança da época. Com a miscigenação dos povos, os conhecimentos
culturais foram se difundindo e várias danças foram sendo criadas e divulgadas
por todo o mundo.
Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda
no seu caderno:
● De que maneira a dança
envolve as pessoas?
ATIVIDADE 3 - QUE ÉPOCA É ESSA?
Na trilha do conhecimento…
É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão
sobre as principais danças de cada época e suas principais características. A
seguir, anote no quadro suas respostas.
Década |
Dança |
Características
(individual ou coletiva, nome dos principais passos, caracterização dos
figurinos, etc...) |
1970 |
|
|
1980 |
|
|
1990 |
|
|
2000 |
|
|
2010 |
|
|
Responda:
1) Quais as principais semelhanças e diferenças das danças do quadro acima?
2) Com qual tipo de dança você mais gostou? Por quê?
Boa aula!!!
Aguardo sua atividade para meu e-mail institucional:
gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br
Ou
No Google Classroom
OU
Pelo WhatsApp
Profª Cidinha Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário