HISTÓRIA Prof.: Adilson Data:03/07/2020
Nome do aluno nº.... Série 1ºano Correspondente a 2 aulas
Objetivos da aula
Construir uma breve narrativa da história do povo hebreu, apresentando uma cronologia dos fatos e das suas características na antiguidade
Habilidade do currículo do estado de São Paulo
Identificar os principais traços da organização política das sociedades, reconhecendo o papel das leis em suas estruturação e organização
Procedimento:
Ler e analisar o texto, assistir a aula do Centro de Mídias (https://www.youtube.com/watch?v=N6bGzAvuuDM) e responder as questões abaixo
Texto:
Hebreus
A cultura hebraica tem uma forte relação com o mundo contemporâneo. Levantando apenas um dos
mais básicos argumentos que justificam essa afirmação, podemos atribuir a esse povo a criação de uma
das maiores religiões do mundo atual: o cristianismo. Tendo essa posição de destaque na compreensão
dos valores da cultura ocidental contemporânea, o estudo da civilização hebraica pode nos conceder
intrigantes instrumentos de reflexão sobre os nossos valores e nossa cultura.
A história dos hebreus se confunde com a trajetória de diversos outros povos do mundo antigo. Entre
outros episódios podemos destacar o exílio no Egito, a dominação pelos babilônios e a conflituosa
relação com as autoridades do Império Romano. Uma das maiores fontes de estudo da trajetória do
povo hebreu se encontra na Bíblia, principalmente na parte do conhecido Velho Testamento. Nesse
livro, hoje de valor sagrado para o Cristianismo, podemos ver alguns traços da história e da cultura
desse povo.
Em geral, costumamos dividir a história dos hebreus de acordo com as diferentes formas de organização
política desse povo. A primeira fase dessa divisão faz referência ao chamado Período dos Patriarcas,
onde um líder maior tinha atribuições de caráter religioso, jurídico e militar. Ao longo desse período
temos uma fase de transição marcada pelo Êxodo para o Egito onde, fugindo de uma grande seca, essa
civilização esteve sobre o domínio do Estado faraônico.
Depois de conseguirem se livrar da dominação egípcia, os hebreus se organizaram em diferentes tribos
sendo cada uma delas comandadas por um juiz. As situações de conflito estabelecidas com os outros
povos da região palestina acabaram por viabilizar a formação de uma monarquia centralizada. A
fragmentação dos hebreus em dois novos reinos (Judá e Israel) enfraqueceu militarmente os hebreus,
que acabaram subordinados aos babilônicos e romanos.
Após a Diáspora ocorrida no ano 70, os hebreus acabaram se espalhando ao redor do mundo. Suas
tradições religiosas acabaram sendo o grande traço cultural capaz de manter os valores desse povo
arraigados. Somente na segunda metade do século XX, o movimento sionista judaico foi capaz de
estabelecer um novo Estado judeu na região da Palestina. A volta dos judeus ao seu local de origem,
ainda hoje, sustenta uma interminável guerra com os árabes que dominaram a região durante todo esse
tempo.
A civilização hebraica teve sua história calcada nas narrativas do Antigo Testamento. Atividade:
Responda as questões
UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da
civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições
religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta:
a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes
e, depois, em volta dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina por volta dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de
protestos dos trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos
profetas.
e) Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu
início à Diáspora.
Questão 2
(UFRN) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados mensageiros de Deus, lembrando
ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome
de Javé proclamou:
Ai dos que decretam leis injustas; dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres,
para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!
(Isaías 10:1-2)
Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos
moradores no meio da terra! (Isaías 5:8)
Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão ligados a uma época da história hebraica em que ocorreu:
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando
as terras dos povos que ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os hebreus receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência
de José, que exercia ali o cargo de governador.
c) a formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a apropriação das terras dos
camponeses endividados.
d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor, quando os judeus foram despojados de suas terras e
deportados para a Babilônia.
e) a=o domínio persa, como Ciro, o Grande, que massacrou milhares de camponeses hebreus.
Questão 3
O termo semita é comumente usado para referir-se aos hebreus (ou judeus), tal como o termo antissemita
é usado para qualificar o tipo de discurso ou ideia pessoal que tem por objetivo hostilizar a cultura
hebraica. A origem desse termo, segundo a tradição hebraica, remete à figura de:
a) Sem um profeta obscuro da época dos patriarcas.
b) Sem um rei babilônico que dominou a Mesopotâmia.
c) Nenhuma das alternativas.
d) Sem filho de Noé.
e) Sem isto é, os hebreus seminômades que habitavam a península arábica
4 Qual a importância do estudo do povo Hebreu na atualidade? Justifique sua resposta.
Bons Estudos
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