ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade 3
Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves Disciplina: Língua Portuguesa
Ano/Série: 3ª série A
Tema da aula: Programa de Leitura – “Sentimento do mundo” – Carlos Drummond de Andrade
Objetivos: apropriar-se da Literatura, enquanto manifestação artística por meio dos poemas e da poesia Modernista.
Habilidades:
EM13LP46 Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica.
Metodologia- passo a passo para desenvolver o tema e realizar as atividades:
Para começo de conversa...
Analise o Mapa Mental, abaixo e copie em seu caderno e responda à questão que está ao final da imagem.
1º Antologia Poética: refere-se no apanhado de poemas diversos reunidos em um livro. Estes são normalmente selecionados pelo próprio autor, seguindo um critério arbitrário e individual. Uma antologia poética, no entanto, também pode apresentar uma coletânea de autores, não só de poesias de um mesmo.
“Sentimento do mundo” é a terceira obra de Drummond e reúne 28 poemas. Neste livro,
o poeta abraça de vez a poesia de cunho social, refletindo o momento de instabilidade e inquietação dos anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial. Porém, a temática do eu (a terra natal, o indivíduo, a família, etc.) muito presente nos seus livros anteriores, ainda aparece com destaque na referida obra. Mesmo o poeta estando mais preocupado em escrever poesia social, a temática do eu continua ocupando lugar de destaque em “Sentimento do mundo”, mas dessa vez com uma pitada de ironia e com um sentido mais universal. Assim, o eu não aparece mais como um indivíduo isolado, mas sim como alguém presente e conectado ao mundo. Aqui, o eu volta-se para assuntos mais universais e este seria o sentimento novo da poesia drummondiana a partir de então.
Sobre Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro, Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Por insistência da família, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Junto com outros escritores mineiros, fundou “A Revista”, importante publicação modernista mineira. Após ingressar no serviço público, mudou-se em 1934 para o Rio de Janeiro, onde viveu até morrer em 17 de agosto de 1987.
A partir dos anos de 1950, passou a dedicar-se cada vez mais à produção literária. Apesar de sua maior obra ser poética, publicou também contos, crônicas, literatura infantil e traduções. Portador de uma ironia ímpar e um amargor característico, Drummond produziu uma obra que problematiza questões sociais, existencialistas, amorosas e da própria poesia. Suas poesias de cunho social fortemente marcada por uma influência de esquerda são consideradas sua obra-prima.
Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/sentimento-do-mundo-resumo-da-obra-de-carlos-drummond-de-andrade/, último acesso em 30/06/2007
3º Um pouco de “Sentimento do mundo”. - Verificar a postagem Parte 2
4º Proposta de atividade.
a) Leitura dos poemas.
b) Análise dos poemas a partir das características do Modernismo: o caderno, coloque o título do poema, o tema, e as características encontradas.
c) Produção de um poema, inspirando-se na obra de Carlos Drummond de Andrade: “Sentimento do mundo”,
Recursos:
- Mapa mental;
- Sites de pesquisa;
- Obra literária.
Forma de comunicação:
- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de WhatsApp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de Mídias de São Paulo.
Avaliação:
Acompanhamento da realização das atividades em plantão de dúvidas e atendimento individual.
Resultados e encaminhamentos:
Apresentação das atividades pelos alunos, utilizando a Plataforma “Google Classroom”; WhatsApp, E-mail Institucional.
Data de Devolução: 06/07/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário