ROTEIRO DE ESTUDO –
Atividade 4
Escola Estadual Professora Maria Cintra
Nunes Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves Disciplina: Língua
Portuguesa
Ano/Série: 9º ano A
Situação de Aprendizagem 1: Acessando os
texto cibernéticos
Tema da aula: Texto em linguagem digital
Objetivos: identificar as diferentes
características sociocomunicativas dos gêneros digitais.
Habilidades:
EF89LP33B Compreender textos de gêneros variados,
selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.
EF89LP33C Analisar as características
dos gêneros textuais e suportes.
Metodologia- passo a passo para desenvolver o tema e
realizar as atividades:
Para realizar as atividades propostas
neste Roteiro de Estudo vocês irão utilizar o Caderno do Aluno de Língua
Portuguesa volume 2, a partir da página 19.
1º Assista a vídeo aula do Centro de
Mídias de São Paulo, acesso o link abaixo, acompanhando com o Caderno do Aluno.
2º Para entender melhor...
A linguagem é nossa ferramenta de comunicação. É ela que
nos permite criar ideias, elaborar argumentos, desenvolver instruções, entre
outros. Não podemos nos esquecer que a linguagem é dinâmica, ou seja, está
sempre em movimento. O que quer dizer com isso? Se a linguagem está aí para
atender as nossas necessidades de comunicação. E nós, enquanto indivíduos
inseridos em uma sociedade estamos nos transformando constantemente a linguagem
precisa também se transformar, evoluir, modificar para nos acompanhar. Um bom
exemplo: é esta atualização da linguagem para nos atender as novas comunicações
que são os textos digitais.
3º
Agora, com o Caderno de Aluno de Língua Portuguesa, volume 2, vamos para a
página 19.
Atividade
1 – Conversando sobre o universo das linguagens.
Para
começo de conversa... responda, no seu caderno, (não é necessário copiar as
perguntas).
• Na sua opinião, o que é linguagem e para que ela serve?
• O que
é linguagem verbal? Dê exemplos.
• O que
é linguagem não verbal? Dê exemplos.
• Podemos
considerar uma cor, um símbolo, um gesto, uma pintura ou escultura como
linguagem?
Atividades: Realizar os exercícios; 1, 2, 3,
4 e 5 páginas 20 e 21 do Caderno do Aluno, (não é necessário copiar as
perguntas).
Para isso, assista ao vídeo explicativo,
com o título: O texto em linguagem digital, acesse o link abaixo.
4º Continuando no Caderno do Aluno, a
partir da página 21.
Atividade 2- Os símbolos e caracteres a
serviço da comunicação.
Faça a leitura e análise dos itens 1 e 2
– Responda os exercícios 3 e 4 página 22, no próprio Caderno do Aluno.
5º Sistematizando: O que eu aprendi?
Ouça o Podcast com o título: o que eu
aprendi – 9º ano A, a partir do link abaixo.
Recursos:
- Vídeo aula no CMSP;
- Caderno do aluno, volume 2
- Vídeo explicativo;
- Podcast.
Forma de comunicação:
- Blog Escola Estadual Professora Maria
Cintra;
- Grupo de WhatsApp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro
de Mídias de São Paulo.
Avaliação:
Acompanhamento da realização das
atividades em plantão de dúvidas e atendimento individual.
Resultados e encaminhamentos:
Apresentação das atividades pelos
alunos, utilizando a Plataforma “Google Classroom”; WhatsApp, E-mail
Institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário