terça-feira, 14 de julho de 2020

Roteiro de Estudo_ Atividade 4_Língua Portuguesa_9º ano A_Professora Ana Luísa


ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade 4

Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves                      Disciplina: Língua Portuguesa      
Ano/Série: 9º ano A

Situação de Aprendizagem 1: Acessando os texto cibernéticos
Tema da aula: Texto em linguagem digital

Objetivos: identificar as diferentes características sociocomunicativas dos gêneros digitais.

Habilidades:

EF89LP33B Compreender textos de gêneros variados, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos.
EF89LP33C Analisar as características dos gêneros textuais e suportes.

Metodologia- passo a passo para desenvolver o tema e realizar as atividades:

Para realizar as atividades propostas neste Roteiro de Estudo vocês irão utilizar o Caderno do Aluno de Língua Portuguesa volume 2, a partir da página 19.

1º Assista a vídeo aula do Centro de Mídias de São Paulo, acesso o link abaixo, acompanhando com o Caderno do Aluno.


2º Para entender melhor...



A linguagem é nossa ferramenta de comunicação. É ela que nos permite criar ideias, elaborar argumentos, desenvolver instruções, entre outros. Não podemos nos esquecer que a linguagem é dinâmica, ou seja, está sempre em movimento. O que quer dizer com isso? Se a linguagem está aí para atender as nossas necessidades de comunicação. E nós, enquanto indivíduos inseridos em uma sociedade estamos nos transformando constantemente a linguagem precisa também se transformar, evoluir, modificar para nos acompanhar. Um bom exemplo: é esta atualização da linguagem para nos atender as novas comunicações que são os textos digitais.


3º Agora, com o Caderno de Aluno de Língua Portuguesa, volume 2, vamos para a página 19.
Atividade 1 – Conversando sobre o universo das linguagens.

Para começo de conversa... responda, no seu caderno, (não é necessário copiar as perguntas).

Na sua opinião, o que é linguagem e para que ela serve?
• O que é linguagem verbal? Dê exemplos.
• O que é linguagem não verbal? Dê exemplos.
• Podemos considerar uma cor, um símbolo, um gesto, uma pintura ou escultura como linguagem?
Por quê?

Atividades: Realizar os exercícios; 1, 2, 3, 4 e 5 páginas 20 e 21 do Caderno do Aluno, (não é necessário copiar as perguntas).
Para isso, assista ao vídeo explicativo, com o título: O texto em linguagem digital, acesse o link abaixo.


4º Continuando no Caderno do Aluno, a partir da página 21.
Atividade 2- Os símbolos e caracteres a serviço da comunicação.
Faça a leitura e análise dos itens 1 e 2 – Responda os exercícios 3 e 4 página 22, no próprio Caderno do Aluno.

5º Sistematizando: O que eu aprendi?
Ouça o Podcast com o título: o que eu aprendi – 9º ano A, a partir do link abaixo.


Recursos:

- Vídeo aula no CMSP;
- Caderno do aluno, volume 2
- Vídeo explicativo;
- Podcast.

Forma de comunicação:

- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de WhatsApp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de Mídias de São Paulo.

Avaliação:

Acompanhamento da realização das atividades em plantão de dúvidas e atendimento individual.

Resultados e encaminhamentos:

Apresentação das atividades pelos alunos, utilizando a Plataforma “Google Classroom”; WhatsApp, E-mail Institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário