ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade
4
Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes
Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves Disciplina: Língua
Portuguesa
Ano/Série: 2ª série A
S.A 1- Introdução ao Romantismo
Tema da aula: As três gerações do
Romantismo
Objetivos:
reafirmar as características da escola literária em relação ao contexto
histórico cultural de suas três gerações: nacionalista, ultraromântica e
condoreira.
Habilidades:
EM13LP49
Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros
literários
(a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e
subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da
vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da
literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos
de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Metodologia-
passo a passo para desenvolver o tema e realizar as atividades:
Para
começo de conversa... recapitulando
O
Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil,
sendo
influenciado
pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos,
contrapondo- se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional.
Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a
primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica
e a terceira, Condoreira.
Contexto Histórico:
1789
– Revolução Francesa – burguesia no poder e fim do absolutismo
Ideias
da burguesia: liberdade, individualismo e nacionalismo
Vinda
da família real para o Brasil
1822
– Independência política
Surgimento
de uma burguesia nacional
Principais características:
-
liberdade artística: nem regras, nem modelos;
-
arte baseada na imaginação: liberdade de criação, no impulso, no sentimento.
-
volta ao emocionalismo, ao sentimentalismo, ao sombrio da Idade Média.
-
linguagem mais simples, mais fácil (verso livre, verso branco, prosa).
Principais autores:
Gonçalves
Dias
Álvares
de Azevedo
Casimiro
de Abreu
Castro
Alves
1º
Assista a vídeo aula do Centro de Mídias de São Paulo –
“Romantismo e a idealização da mulher”, link abaixo, acompanhando com o Caderno
do Aluno de Língua Portuguesa – 2º Bimestre, a partir da página 109.
2º
Agora, continuando no Caderno do Aluno, retome a página 110 – Introdução ao Romantismo
Na
atividade de pesquisa, vocês irão retomar o item Recapitulando e colocar no
quadro as palavras-chave que definem o Romantismo.
3º
Fazer a leitura do Texto 1 e Texto 2 Caderno do Aluno, páginas 110 e 111, grife
no texto as palavras de significado desconhecido e faça, no caderno, o
vocabulário fazendo uso do dicionário.
Atenção!!!
Perceba que a palavra no dicionário vai aparecer com mais de uma significação,
coloque no vocabulário a que tem a ver com o texto.
4º
Para saber mais...
Leia
o Resumo da obra de José, “Iracema”.
O romance possui como casal protagonista Iracema e Martim. O
primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta
quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha
que atinge o guerreiro. Ele não tem nenhuma reação ao ataque de Iracema e, ao
ver que ele não possui nenhum tipo de má intenção, parte para acudi-lo. Esse
guerreiro chama-se Martim. Eles vão juntos até a tribo de Iracema, chamada de
tabajara. Martim é recebido pelo Pajé e, como de costume, belas mulheres são
levadas até ele por Iracema. Ele recusa e decide ir embora da tribo.
Entretanto, Iracema vai atrás dele, pedindo para ele voltar. Martim aceita.
Começa nesse momento uma troca de amor mútuo. À noite, passeiam pelo bosque e
ficam muito próximos. Um guerreiro tabajara avista a proximidade dos dois. Ele
tenta ferir Iracema e acaba ferindo Martim.
Voltando para a cabana, Martim avisa que irá partir e de presente
leva consigo uma rede dada por Iracema. Antes da partida, Iracema dá um beijo
em Martim. Porém, ela sabe que não pode se envolver com ele, senão morrerá.
Caubi acompanha Martim. Entretanto, Martim descobre que inimigos de uma outra
tribo estão atrás dele. Seu sentimento fica dividido entre a loira dos castos
afetos, que deixou em sua tribo, e virgem morena dos ardentes amores. Acontece,
então, a primeira noite dos dois.
Martim precisa partir. Iracema então leva o amado até o encontro do
seu amigo Poti. Ao chegar ao limite, Iracema não quer deixar Martim e continua
a caminhar com ele. Martim, apaixonado por Iracema e também querendo ficar
junto dela, decide fazer uma cabana próxima a uma aldeia amiga para morarem;
eles e o Poti. Os dois vivem felizes em sua cabana. Até um dia que Iracema
descobre que está grávida. Martim precisa ir defender sua tribo junto com o
Poti. O guerreiro parte sem se despedir de sua amada. Após o retorno, Martim
sente falta de sua terra e fica com o pensamento distante de Iracema. Iracema,
grávida, sente a falta de seu esposo. Quando o bebê nasce, vai procurar Martim,
descobre que ele foi novamente para a guerra, e volta para a cabana. Iracema
recebe a visita de seu irmão Caubi, que fica feliz em conhecer seu sobrinho.
Porém, de tanta tristeza e saudade que sente, Iracema não tem mais leite para
amamentar seu filho. Martim então chega e ela lhe entrega seu filho, chamado de
Moacir, e ,em seguida, vem a falecer.
Fonte: site
educação.globo.com, data do último acesso em 13/07/2020.
Agora,
leia o resumo da obra “Senhora”, do mesmo autor.
A
obra Senhora, de José de Alencar é dividida em quatro partes. A primeira delas,
nomeada de “O preço do casamento”, começa descrevendo uma jovem moça chamada
Aurélia, rica e frequentadora de bailes da alta sociedade. Aurélia, sendo órfã
e recebedora de uma grande fortuna, estava sempre acompanhada de sua parenta D.
Firmina e acreditava que todos só se interessavam por ela por causa de sua
beleza e do seu dinheiro. Em um baile de costume, Aurélia começou a se
questionar sobre sua educação e seu destino. Escreveu uma carta ao Sr. Lemos
dando-lhe a missão de arrumar seu casamento com o atual noivo de Adelaide
Amaral, o Fernando Seixas. Seixas era pertencente a uma família de situação
pouco favorável e pretendia arrumar um casamento com uma moça rica para oferecer
melhores condições para sua mãe e suas irmãs, e também para seus luxos. Lemos
faz a proposta de casamento a Seixas, que mesmo sem conhecer a noiva, recebe um
adiantamento do alto dote e aceita o compromisso. Quando foi apresentado à
Aurélia, Seixas sente uma profunda humilhação, pois em tempos passados tinha
rompido um noivado com ela para ficar noivo de Adelaide, que era mais rica. Na
noite de núpcias, Aurélia chama seu então marido de homem vendido.
Na
segunda parte, chamada “Quitação”, é contada a história de Aurélia. D. Emília
era sua mãe e Pedro Camargo, seu pai. Pedro era filho bastardo de um rico
fazendeiro e casou-se com Emília sem conhecimento de seu pai. Anos depois,
acaba morrendo e seu pai não conhece sua neta. D. Emília fica em má situação para
criar sua filha. Nesse momento, Seixas se elege como pretendente de Aurélia e
assume o compromisso de se casar com ela. Porém, se arrepende por ter se
apaixonado por uma moça pobre e órfã e assume compromisso com Adelaide, moça
rica na sociedade. Perto de falecer, o avô de Aurélia a procura e deixa para
ela toda sua fortuna. Após a morte de sua mãe, Aurélia tem como tutor Sr.
Lemos, seu tio, e como acompanhante, D. Firmina.
A
terceira parte tem como título “Posse” e descreve a rotina de Aurélia e Fernando
enquanto casal. Eles vivem uma vida de aparência; desfilam de mãos dadas,
trocam carinhos e gentilezas diante de bailes ou de amigos. Mas quando estão
sozinhos, trocam palavras ferinas e acusações. Fernando se vê como um escravo
de Aurélia, tendo ela como sua dona e a obedece em todos os seus desejos.
Na
quarta e última parte, “Resgate”, temos os principais acontecimentos da trama.
Os desejos não realizados de Aurélia e Fernando são passados pelo autor com
muito erotismo. Porém, por orgulho, Fernando e Aurélia não se deixam envolver.
Podemos notar nessa parte a visível transformação de Fernando que passa a
recusar o luxo que tanto já desejara. Fernando passa então a trabalhar
dedicadamente e faz um negócio importante, em que arrecada um valor e devolve para
Aurélia todo o dinheiro do dote. Ele então pede o divórcio. Comprovada a
mudança de Fernando, Aurélia lhe mostra o seu testamento escrito no dia do
casamento, onde é deixada para Fernando toda sua fortuna e é declarado o seu
amor por ele. O casamento então se consuma e os dois se tornam um casal de
amantes.
Fonte: site:
educação.globo.com, último acesso em 13/07/2020.
5º
Entrelaçando os textos, responda no caderno os exercícios 1 a 5 da página 112,
depois de assistir ao vídeo explicativo com link abaixo.
6º
Sistematizando – O que eu aprendi?
Neste
Roteiro de Estudo, começamos pela recapitulação das características da Escola
Romântica e as três gerações que a compõem tanto na poesia, quanto na prosa.
Importante destacar a influência que o contexto histórico e social tem na
produção literária, já que a literatura é uma manifestação artística que tem
como função dar voz a vivências e experiências desta sociedade em um
determinado tempo e espaço.
Recursos:
- Vídeo aula, Centro de Mídias SP.;
- Sites literários.
- Caderno do aluno, 2º bimestre;
- Vídeo explicativo.
Forma de comunicação:
- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de Whatsapp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de
Mídias de São Paulo.
Avaliação:
Acompanhamento da realização das atividades em
plantão de dúvidas e atendimento individual.
Resultados e encaminhamentos:
Apresentação das atividades pelos alunos,
utilizando a Plataforma “Google Classroom”; Whastsapp, E-mail Institucional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário