terça-feira, 14 de julho de 2020

Roteiro de Estudo_ Atividade 4_Língua Portuguesa_2ª série_Professora Ana Luísa


ROTEIRO DE ESTUDO – Atividade 4


Escola Estadual Professora Maria Cintra Nunes Rocha
Professora: Ana Luísa Gonçalves                                Disciplina: Língua Portuguesa      
Ano/Série: 2ª série A

S.A 1- Introdução ao Romantismo
Tema da aula: As três gerações do Romantismo

Objetivos: reafirmar as características da escola literária em relação ao contexto histórico cultural de suas três gerações: nacionalista, ultraromântica e condoreira.

Habilidades:

EM13LP49 Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros
literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.

Metodologia- passo a passo para desenvolver o tema e realizar as atividades:

Para começo de conversa... recapitulando

O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo
influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo- se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira.

Contexto Histórico:

1789 – Revolução Francesa – burguesia no poder e fim do absolutismo
Ideias da burguesia: liberdade, individualismo e nacionalismo
Vinda da família real para o Brasil
1822 – Independência política
Surgimento de uma burguesia nacional

Principais características:

- liberdade artística: nem regras, nem modelos;
- arte baseada na imaginação: liberdade de criação, no impulso, no sentimento.
- volta ao emocionalismo, ao sentimentalismo, ao sombrio da Idade Média.
- linguagem mais simples, mais fácil (verso livre, verso branco, prosa).

Principais autores:

Gonçalves Dias
Álvares de Azevedo
Casimiro de Abreu
Castro Alves

Assista a vídeo aula do Centro de Mídias de São Paulo – “Romantismo e a idealização da mulher”, link abaixo, acompanhando com o Caderno do Aluno de Língua Portuguesa – 2º Bimestre, a partir da página 109.


2º Agora, continuando no Caderno do Aluno, retome a página 110 – Introdução ao Romantismo
Na atividade de pesquisa, vocês irão retomar o item Recapitulando e colocar no quadro as palavras-chave que definem o Romantismo.

3º Fazer a leitura do Texto 1 e Texto 2 Caderno do Aluno, páginas 110 e 111, grife no texto as palavras de significado desconhecido e faça, no caderno, o vocabulário fazendo uso do dicionário.
Atenção!!! Perceba que a palavra no dicionário vai aparecer com mais de uma significação, coloque no vocabulário a que tem a ver com o texto.

4º Para saber mais...

Leia o Resumo da obra de José, “Iracema”.

O romance possui como casal protagonista Iracema e Martim. O primeiro encontro dos dois se dá quando Iracema está repousando em sua sesta quando é assustada por um guerreiro estranho. Assustada, ela lança uma flecha que atinge o guerreiro. Ele não tem nenhuma reação ao ataque de Iracema e, ao ver que ele não possui nenhum tipo de má intenção, parte para acudi-lo. Esse guerreiro chama-se Martim. Eles vão juntos até a tribo de Iracema, chamada de tabajara. Martim é recebido pelo Pajé e, como de costume, belas mulheres são levadas até ele por Iracema. Ele recusa e decide ir embora da tribo. Entretanto, Iracema vai atrás dele, pedindo para ele voltar. Martim aceita. Começa nesse momento uma troca de amor mútuo. À noite, passeiam pelo bosque e ficam muito próximos. Um guerreiro tabajara avista a proximidade dos dois. Ele tenta ferir Iracema e acaba ferindo Martim.
Voltando para a cabana, Martim avisa que irá partir e de presente leva consigo uma rede dada por Iracema. Antes da partida, Iracema dá um beijo em Martim. Porém, ela sabe que não pode se envolver com ele, senão morrerá. Caubi acompanha Martim. Entretanto, Martim descobre que inimigos de uma outra tribo estão atrás dele. Seu sentimento fica dividido entre a loira dos castos afetos, que deixou em sua tribo, e virgem morena dos ardentes amores. Acontece, então, a primeira noite dos dois.
Martim precisa partir. Iracema então leva o amado até o encontro do seu amigo Poti. Ao chegar ao limite, Iracema não quer deixar Martim e continua a caminhar com ele. Martim, apaixonado por Iracema e também querendo ficar junto dela, decide fazer uma cabana próxima a uma aldeia amiga para morarem; eles e o Poti. Os dois vivem felizes em sua cabana. Até um dia que Iracema descobre que está grávida. Martim precisa ir defender sua tribo junto com o Poti. O guerreiro parte sem se despedir de sua amada. Após o retorno, Martim sente falta de sua terra e fica com o pensamento distante de Iracema. Iracema, grávida, sente a falta de seu esposo. Quando o bebê nasce, vai procurar Martim, descobre que ele foi novamente para a guerra, e volta para a cabana. Iracema recebe a visita de seu irmão Caubi, que fica feliz em conhecer seu sobrinho. Porém, de tanta tristeza e saudade que sente, Iracema não tem mais leite para amamentar seu filho. Martim então chega e ela lhe entrega seu filho, chamado de Moacir, e ,em seguida, vem a falecer.
Fonte: site educação.globo.com, data do último acesso em 13/07/2020.

Agora, leia o resumo da obra “Senhora”, do mesmo autor.

A obra Senhora, de José de Alencar é dividida em quatro partes. A primeira delas, nomeada de “O preço do casamento”, começa descrevendo uma jovem moça chamada Aurélia, rica e frequentadora de bailes da alta sociedade. Aurélia, sendo órfã e recebedora de uma grande fortuna, estava sempre acompanhada de sua parenta D. Firmina e acreditava que todos só se interessavam por ela por causa de sua beleza e do seu dinheiro. Em um baile de costume, Aurélia começou a se questionar sobre sua educação e seu destino. Escreveu uma carta ao Sr. Lemos dando-lhe a missão de arrumar seu casamento com o atual noivo de Adelaide Amaral, o Fernando Seixas. Seixas era pertencente a uma família de situação pouco favorável e pretendia arrumar um casamento com uma moça rica para oferecer melhores condições para sua mãe e suas irmãs, e também para seus luxos. Lemos faz a proposta de casamento a Seixas, que mesmo sem conhecer a noiva, recebe um adiantamento do alto dote e aceita o compromisso. Quando foi apresentado à Aurélia, Seixas sente uma profunda humilhação, pois em tempos passados tinha rompido um noivado com ela para ficar noivo de Adelaide, que era mais rica. Na noite de núpcias, Aurélia chama seu então marido de homem vendido.
Na segunda parte, chamada “Quitação”, é contada a história de Aurélia. D. Emília era sua mãe e Pedro Camargo, seu pai. Pedro era filho bastardo de um rico fazendeiro e casou-se com Emília sem conhecimento de seu pai. Anos depois, acaba morrendo e seu pai não conhece sua neta. D. Emília fica em má situação para criar sua filha. Nesse momento, Seixas se elege como pretendente de Aurélia e assume o compromisso de se casar com ela. Porém, se arrepende por ter se apaixonado por uma moça pobre e órfã e assume compromisso com Adelaide, moça rica na sociedade. Perto de falecer, o avô de Aurélia a procura e deixa para ela toda sua fortuna. Após a morte de sua mãe, Aurélia tem como tutor Sr. Lemos, seu tio, e como acompanhante, D. Firmina.
A terceira parte tem como título “Posse” e descreve a rotina de Aurélia e Fernando enquanto casal. Eles vivem uma vida de aparência; desfilam de mãos dadas, trocam carinhos e gentilezas diante de bailes ou de amigos. Mas quando estão sozinhos, trocam palavras ferinas e acusações. Fernando se vê como um escravo de Aurélia, tendo ela como sua dona e a obedece em todos os seus desejos.
Na quarta e última parte, “Resgate”, temos os principais acontecimentos da trama. Os desejos não realizados de Aurélia e Fernando são passados pelo autor com muito erotismo. Porém, por orgulho, Fernando e Aurélia não se deixam envolver. Podemos notar nessa parte a visível transformação de Fernando que passa a recusar o luxo que tanto já desejara. Fernando passa então a trabalhar dedicadamente e faz um negócio importante, em que arrecada um valor e devolve para Aurélia todo o dinheiro do dote. Ele então pede o divórcio. Comprovada a mudança de Fernando, Aurélia lhe mostra o seu testamento escrito no dia do casamento, onde é deixada para Fernando toda sua fortuna e é declarado o seu amor por ele. O casamento então se consuma e os dois se tornam um casal de amantes.

Fonte: site: educação.globo.com, último acesso em 13/07/2020.

5º Entrelaçando os textos, responda no caderno os exercícios 1 a 5 da página 112, depois de assistir ao vídeo explicativo com link abaixo.


6º Sistematizando – O que eu aprendi?


Neste Roteiro de Estudo, começamos pela recapitulação das características da Escola Romântica e as três gerações que a compõem tanto na poesia, quanto na prosa. Importante destacar a influência que o contexto histórico e social tem na produção literária, já que a literatura é uma manifestação artística que tem como função dar voz a vivências e experiências desta sociedade em um determinado tempo e espaço.


Recursos:

- Vídeo aula, Centro de Mídias SP.;
- Sites literários.
- Caderno do aluno, 2º bimestre;
- Vídeo explicativo.

Forma de comunicação:

- Blog Escola Estadual Professora Maria Cintra;
- Grupo de Whatsapp da Sala;
- Google “Classroom” – Plataforma Centro de Mídias de São Paulo.

Avaliação:

Acompanhamento da realização das atividades em plantão de dúvidas e atendimento individual.

Resultados e encaminhamentos:

Apresentação das atividades pelos alunos, utilizando a Plataforma “Google Classroom”; Whastsapp, E-mail Institucional.

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