segunda-feira, 6 de julho de 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 6A, 6B, 7A - AULA 5 - 2º BIMESTRE - PROFª CIDINHA GOMES

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 6A, 6B, 7A - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

 

AULA 5

 

Cyberbullying

Fonte: Disponível em: < https://www.internetsegura.pt/noticias/varias-formas-de-cyberbullying>. Acesso em: 06 jul. 2020.

 

Habilidades:

EF67TEC05: Reconhecer a existência do cyberbullying no contexto digital, identificando os mecanismos de violência e intolerância digital

EF67TEC06: Compreender e posicionar-se em relação ao cyberbullying, vivenciado/assistido em ambientes virtuais.

Objetivo: possibilitar que, em uma situação de bullying/cyberbullying, o estudante possa se situar e saber como evitar, denunciar e ajudar quem é vítima.

 

ATIVIDADE 1 - SITUAÇÕES SOBRE CYBERBULLYING


  • Escrevam abaixo, pelo menos 3 ou mais palavras que você entendeu por cyberbullying:




Refletindo sobre o cyberbullying, responda:

1.    Que tipos de comentários você usa na internet?

2.    O que leva você a fazer um comentário em uma postagem nas redes sociais?

3.    Você já apagou alguma postagem que tenha publicado? Por quê?

 

ATIVIDADE 2 - COMBATENDO O CYBERBULLYING

Leia as postagens a seguir, identificando a situação ocorrida e registre, em seu caderno o que você faria para combater ou evitar essa situação no ambiente escolar e em outros ambientes.

 

Modelo de postagem circulada no WhatsApp

Grupo de WhatsApp 7º ano C

 Flávio: Galera tem trabalho de Geo para fazer em grupo!

Paula: Afff, mas quem são os membros do nosso grupo?

Carla: João, Pedro, Laura, Flávio e eu!

Pedro: O Flávio????

Laura: Quem convidou ele para o grupo?

Pedro: Vamos tirar ele do grupo?

Paula: Concordooooo! Ele não combina com a gente.

Carla: Pessoal, pega leve, ele está lendo o que postamos aqui!

 

 

 

 Modelo de postagem nas redes sociais

 

Após postagem de uma fotografia no Instagram, por uma estudante de uma determinada escola, surgiram os seguintes comentários:

 

Rute: Lá vem ela achando que é TOP MODEL, sem noção......

Camila: Rsrsrsrsrsr

Camila: Essa foi boa, pensa que é TOP!!!!!

Roger: Só se for TOP 0

Mônica: Nem selfie sabe fazer, rsrsrsr

Lica: E a maquiagem? parece uma palhacitaaaaaaaaa

Letícia: Sua selfie ficou linda minha filha, te amo....

Carol: Apareceu a mamãzinha para dar uma força para filhinha .....



Após ler estas duas situações, reflita e responda as questões a seguir:

 

1.    Você já passou por uma situação semelhante a esse modelo de postagem?

2.    Você já leu algum comentário em redes sociais que lhe deixou incomodado? Qual era o assunto?

3.    Que tipos de comentários você usa na internet?

4.    O que leva você a fazer um comentário em uma postagem nas redes sociais?

5.    Você já apagou alguma postagem que tenha publicado? Por quê?

6.   Pense em uma ação ou mais que poderia ser feito contra o cyberbullying a partir destas duas situações apresentadas.

 

Orientações para realizar as atividades:

Faça um cabeçalho no início das atividades, escrevendo seu nome completo e série e o número da Aula (exemplo: Aula 1, Aula 2, etc). Caso a atividade continue na página seguinte, escreva, como por exemplo “Continuação da Aula 1”. Desta forma, fica clara as informações para a professora entender, ok?

 

Boa aula!!!

Aguardo sua atividade para qualquer um dos canais abaixo:

1)    Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

2)    Ou no Google Classroom;

3)    Ou pelo WhatsApp.

 


Grande abraço!😉

Profª Cidinha Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário