TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 8A - 2º BIMESTRE 2020
EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA
PROFª CIDINHA GOMES
AULA 5
FATO OU BOATO E/OU INFLUENCIADORES DIGITAIS
Fonte: Disponível em: <https://mademarketing.com.br/como-influenciadores-digitais-podem-impulsionar-seu-negocio/>.
Acesso em: 06 jul. 2020.
Habilidades
EF89TEC13: Analisar o fenômeno dos
influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses
sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o
funcionamento de algoritmos que medem a influência social.
EF89TEC14: Analisar a veracidade das
informações e diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação
em diferentes fontes.
Objetivos: diferenciar fake news a partir de fontes confiáveis, analisar a
veracidade das informações e de diferentes perspectivas no relato de fatos por
meio da comparação em diferentes fontes de informação.
ATIVIDADE 1 – FATO OU BOATO
Passo 1: Leia os trechos de textos e examinem se as informações
são verdadeiras ou falsas.
Notícia 1:
Própolis afasta
mosquito transmissor da febre amarela
Estamos
em uma epidemia de febre amarela e no verão aumentam os casos de dengue. Se
você não for alérgico tome de 15 a 20 gotas de própolis por dia diluído em água
ou suco. O própolis entra na corrente sanguínea e seu cheiro é expelido pelos
poros, os mosquitos não suportam o cheiro e não picam. MUITO MELHOR QUE TOMAR
VACINAS. [...]. Disponível em: <facebook/acuradesconhecida/photos>. Acesso em 17 jan. 2020.
Notícia 2:
Cientistas passam 14 anos observando relógio
A equipe
do cientista Bijunath Patla reuniu os 12 relógios mais precisos do mundo e
acompanhou o trabalho deles em uma sala no Instituto Nacional de Padrões e
Tecnologia em Boulder, no Colorado (EUA). O experimento começou em 11 de
novembro de 1999 e durou 14 anos, ou mais de 450 milhões de segundos. Fonte:
Superinteressante. Cientistas passam 14 anos observando relógio. 2018.
Disponível em: < https://super/abril.com.br>. Acesso em 10
dez. 2019.
Responda:
a) De que forma você
procura notícias na internet?
b) Vocês verificam ou
procuram a mesma notícia em diferentes fontes?
c) Como vocês atestam a
confiabilidade do site?
d) Você compartilha uma
notícia sem conferir a fonte?
e) O que te motiva a repassar uma notícia?
f) Você tem uma ideia de
como se produz uma fake news e como ela se propaga?
g) Em apenas uma frase,
diga qual foi o aprendizado desta aula.
ATIVIDADE 2 - INFLUENCIADORES DIGITAIS
Quem são e o que fazem?
Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas
puderam ter acesso e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet.
Neste cenário, em especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores
digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram,
Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por
muitos seguidores.
Pesquise o que faz um
influenciador digital e um Youtuber:
a) O que fazem;
b) Qual é o foco dos assuntos que divulgam;
c) Quantos seguidores possuem;
d) Se o que divulgam é confiável;
e) Qual a diferença entre um influenciador digital de um youtuber;
f) Você tem um canal no Youtube? Se tem, qual é o foco de seus assuntos? Quantos inscritos você tem e me conte mais sobre ele.
Assista ao vídeo:
“Influenciadores Digitais
em debate no Mídia em Foco”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE>.
· Qual foi o aprendizado da aula?
Orientações para realizar as
atividades:
Faça um cabeçalho no início
das atividades, escrevendo seu nome completo e série e o número da Aula
(exemplo: Aula 1, Aula 2, etc). Caso a atividade continue na página seguinte,
escreva, como por exemplo “Continuação da Aula 1”. Desta forma, fica clara as
informações para a professora entender, ok?
Boa aula!!!
Aguardo sua
atividade para qualquer um dos canais abaixo:
1) Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br
2) Ou no Google Classroom;
3) Ou pelo WhatsApp.
Grande abraço!
Profª Cidinha
Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário