segunda-feira, 6 de julho de 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 8A - AULA 5 - 2º BIMESTRE - PROFª CIDINHA GOMES

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 8A - 2º BIMESTRE 2020

EE PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFª CIDINHA GOMES

 

AULA 5

 

FATO OU BOATO E/OU INFLUENCIADORES DIGITAIS

 

Fonte: Disponível em: <https://mademarketing.com.br/como-influenciadores-digitais-podem-impulsionar-seu-negocio/>. Acesso em: 06 jul. 2020.

Habilidades

EF89TEC13: Analisar o fenômeno dos influenciadores digitais, comparando diferentes perfis, levantando hipóteses sobre as possíveis razões de sucesso junto a seguidores e identificando o funcionamento de algoritmos que medem a influência social.

EF89TEC14: Analisar a veracidade das informações e diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes.

Objetivos: diferenciar fake news a partir de fontes confiáveis, analisar a veracidade das informações e de diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes de informação.

 

 

ATIVIDADE 1 – FATO OU BOATO

Passo 1: Leia os trechos de textos e examinem se as informações são verdadeiras ou falsas.

Notícia 1:

Própolis afasta mosquito transmissor da febre amarela

Estamos em uma epidemia de febre amarela e no verão aumentam os casos de dengue. Se você não for alérgico tome de 15 a 20 gotas de própolis por dia diluído em água ou suco. O própolis entra na corrente sanguínea e seu cheiro é expelido pelos poros, os mosquitos não suportam o cheiro e não picam. MUITO MELHOR QUE TOMAR VACINAS. [...]. Disponível em: <facebook/acuradesconhecida/photos>.  Acesso em 17 jan. 2020.

 

Notícia 2:

Cientistas passam 14 anos observando relógio

A equipe do cientista Bijunath Patla reuniu os 12 relógios mais precisos do mundo e acompanhou o trabalho deles em uma sala no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia em Boulder, no Colorado (EUA). O experimento começou em 11 de novembro de 1999 e durou 14 anos, ou mais de 450 milhões de segundos. Fonte: Superinteressante. Cientistas passam 14 anos observando relógio. 2018. Disponível em: < https://super/abril.com.br>. Acesso em 10 dez. 2019.

 

Responda:

a) De que forma você procura notícias na internet?

b) Vocês verificam ou procuram a mesma notícia em diferentes fontes?

c) Como vocês atestam a confiabilidade do site?

d) Você compartilha uma notícia sem conferir a fonte?

e)  O que te motiva a repassar uma notícia?

f) Você tem uma ideia de como se produz uma fake news e como ela se propaga?

g) Em apenas uma frase, diga qual foi o aprendizado desta aula.

 

 

ATIVIDADE 2 - INFLUENCIADORES DIGITAIS

Quem são e o que fazem?

Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em especial nas últimas décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes sociais (Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores.

Pesquise o que faz um influenciador digital e um Youtuber:

a)    O que fazem;

b)    Qual é o foco dos assuntos que divulgam;

c)    Quantos seguidores possuem;

d)   Se o que divulgam é confiável;

e)    Qual a diferença entre um influenciador digital de um youtuber;

f)   Você tem um canal no Youtube? Se tem, qual é o foco de seus assuntos? Quantos inscritos você tem e me conte mais sobre ele.

Assista ao vídeo:

 “Influenciadores Digitais em debate no Mídia em Foco”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE>. Acesso em 17 dez. 2019.

 

·         Qual foi o aprendizado da aula?


Orientações para realizar as atividades:

Faça um cabeçalho no início das atividades, escrevendo seu nome completo e série e o número da Aula (exemplo: Aula 1, Aula 2, etc). Caso a atividade continue na página seguinte, escreva, como por exemplo “Continuação da Aula 1”. Desta forma, fica clara as informações para a professora entender, ok?

 

Boa aula!!!

Aguardo sua atividade para qualquer um dos canais abaixo:

1)    Para meu e-mail institucional: gomeschaves@professor.educacao.sp.gov.br

2)    Ou no Google Classroom;

3)    Ou pelo WhatsApp.

 

Grande abraço!

Profª Cidinha Gomes




Nenhum comentário:

Postar um comentário