ATIVIDADE ( 3 ) DO 3º BIMESTRE (SEMANA DE 17 /21 DE AGOSTO)
Língua Portuguesa -
PROFESSORA
REGINA 6°A/6°B
ORIENTAÇÕES :
APÓS A LEITURA DOS TEXTOS E OBERVAÇÃO DAS IMAGENS , COPIE E RESPONDA AS
QUESTÕES. ENVIE AS FOTOS PARA O EMAIL: reginamariafaria@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidade: Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.
Linguagem Verbal e Não Verbal-
Leia atentamente e responda:
01- Responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da
mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem não-verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e
gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem
não-verbal.
02- Agora leia esta tirinha e responda:
a) Por que o Cascão não entrou em casa para dormir?
b) Qual é o tipo de linguagem que aparece na história? Respostas
03- Leia com atenção a HQ da Mônica e do Cascão:
a) O que a Mônica está fazendo nos 3 primeiros quadros?
b) O que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?
c) O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?
d) Qual é a reação da Mônica?
e) O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?
f) No último quadro o significa as estrelas e os riscos sobre a cabeça do Cascão?
g) E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?
h) Que tipo de linguagem aparece nesta história?
i) A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por
quê?
Nenhum comentário:
Postar um comentário