terça-feira, 18 de agosto de 2020

Língua Portuguesa - PROFESSORA REGINA 6°A/6°B- ATIVIDADE ( 3 ) DO 3º BIMESTRE (SEMANA DE 17 /21 DE AGOSTO)

 

ATIVIDADE  (  3 )  DO 3º  BIMESTRE  (SEMANA DE 17 /21  DE AGOSTO) 

                                                         

Língua Portuguesa      -    PROFESSORA REGINA  6°A/6°B

 

 

ORIENTAÇÕES : APÓS A LEITURA DOS TEXTOS E OBERVAÇÃO DAS IMAGENS  , COPIE E RESPONDA AS QUESTÕES. ENVIE AS FOTOS PARA O EMAIL: reginamariafaria@professor.educacao.sp.gov.br

 Objetivos: 1) Reconhecer a leitura de textos verbais e não-verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações;2) Identificar a finalidade dos gêneros discursivos em estudo;3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão nas frases a serem analisadas;4) Identificar a dinâmica de cada linguagem na produção de sentido;

 

Habilidade:  Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.

 

 

 

 Linguagem Verbal e Não Verbal-Interpretação textual 


Leia atentamente e responda:
01- Responda V para verdadeiro e F para falso:
( ) A linguagem verbal é aquela que se utiliza da palavra na transmissão da mensagem.
( ) As histórias em quadrinhos, geralmente, apresentam linguagem verbal e não-verbal.
( ) As placas de trânsito se utilizam de linguagem não-verbal.
( ) Linguagem verbal é aquela que transmite mensagens através de palavras e gestos.
( ) Os gestos, os símbolos, os desenhos, as placas são exemplos de linguagem não-verbal.
 


02- Agora leia esta tirinha e responda:

a) Por que o Cascão não entrou em casa para dormir?


b) Qual é o tipo de linguagem que aparece na história? Respostas









03- Leia com atenção a HQ da Mônica e do Cascão:










a) O que a Mônica está fazendo nos 3 primeiros quadros?

b) O que quer dizer os riscos que saem do coelhinho?

c) O que o Cascão está fazendo no quinto quadrinho?

d) Qual é a reação da Mônica?

e) O que a expressão da Mônica indica no penúltimo quadro?

f) No último quadro o significa as estrelas e os riscos sobre a cabeça do Cascão?

g) E os riscos sobre a cabeça do coelhinho?

h) Que tipo de linguagem aparece nesta história?


i) A ausência de palavras dificultou o entendimento da história? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário