quarta-feira, 30 de setembro de 2020

ATIVIDADE AVALIATIVA com pesquisa.HISTÓRIA 3 BIMESTRE PROF . MARY 6 A, 6 B

 1)Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Na Grécia, a cidadania era exercida diretamente pelo cidadão, que tinha o direito de propor e aprovar leis. Nesse contexto, os cidadãos tinham condições de opinar sobre a rotina da sociedade.


Por causa do poder concedido ao cidadão na Grécia Antiga, poucas pessoas tinham esse status. O pequeno e seleto grupo de cidadãos era formado, principalmente, por proprietários de terras.

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade .A cidadania hoje exercida pelos políticos hoje é direta ou indireta? Voce acha que melhorou para as pessoas??Justifique sua resposta.

2)O povoamento da Grécia foi lento, durou quase mil anos. Vários povos de origem indo-europeia aí foram se estabelecendo: aqueus, eólios, jônios e dórios. Esses povos foram criando comunidades autônomas, que deram origem às cidades com independência política, chamadas pelos gregos de pólis. Apesar de uma mesma matriz de cultura, religião e língua, eles desenvolveram comunidades diferentes no plano econômico, social e principalmente político. (FEIJÓ, Martin Cezar. A democracia grega. São Paulo : Ática, 1989, p. 27.) A partir do texto, podemos concluir que as cidades gregas da Antiguidade: 

a) tinham um mesmo governo, porém cultuavam deuses distintos e falavam línguas diferentes.

b) estavam submetidas ao poder de um único imperador, que fazia leis que eram cumpridas por todas as cidades. 

c) apesar de possuírem independência política, possuíam elementos em comum na cultura, religião e língua. 

d) desenvolveram cidades com a mesma organização econômica, social e política, sob o controle de um mesmo chefe, que também comandava a religião e o exército nacional. 

e) apesar de falarem línguas diferentes, havia um aspecto cultural comum entre elas: o monoteísmo, isto é a, crença em um único Deus. 
  
3)No século V a.C., Atenas contava com cerca de 250 mil habitantes. É possível estimar que apenas 10% dessa população, cerca de 25 mil pessoas, era considerada cidadã. (CARDOSO, Oldimar. Tudo é História. 6º Ano. São Paulo : Ática, 2009, p.102.) 

Conforme o texto acima afirma, apenas uma minoria da população ateniense era considerada cidadã, podendo participar das decisões políticas. Podemos explicar esse fato, da seguinte maneira: 

a) em Atenas, apenas os soldados, que constituíam cerca de 10% da população, eram considerados cidadãos, podendo participar das assembleias. 

b) a minoria da população, formada por homens e mulheres descendentes dos fundadores da cidade, é que tinham direitos políticos. 

c) apenas os sacerdotes, que administravam os templos, tinham o direito de participar da democracia ateniense. 

d) em Atenas, a maioria da população formada por mulheres, escravos, estrangeiros e crianças, não era reconhecida como cidadã. Dessa maneira, eram excluídos das assembleias.
 
e) apenas os homens livres ou escravos, que pagassem impostos, eram considerados cidadãos em Atenas.

4)Na Antiguidade, a cidade-estado grega de Atenas destacou-se nas áreas de artes, teatro, literatura e outras atividades culturais. Dessa forma, a educação ateniense refletiu os anseios e valores dessa sociedade.

 Assinale a alternativa abaixo que caracteriza a educação ateniense. 

a) Em Atenas, as crianças de ambos os sexos eram obrigadas a frequentar as escolas, a partir dos seis anos de idade.

 b) O ensino era gratuito e realizado em escolas públicas.

 c) Em Atenas, apenas os meninos estudavam, preparando-se para serem bons cidadãos.

 d) O objetivo da educação em Atenas era formar guerreiros obedientes e resistentes.

 e) O Estado era o responsável pela educação em Atenas, contratando professores que ensinavam para os meninos apenas o básico da leitura e da escrita. 

5) Leia o texto . 

Independentes entre si, principalmente pelas dificuldades de comunicação, as cidades-Estado gregas acabaram tomando características que aprofundavam suas diferenças. Para exemplificar esse tipo de situação, tomamos costumeiramente as cidades de Esparta e Atenas como um modelo capaz de mostrar claramente o rico mosaico cultural, religioso, político e econômico do mundo grego.

 Assinale a alternativa que contém corretas características de Esparta quanto ao sistema político adotado e objetivos da educação na sociedade. 

a) Como Atenas desenvolveu a democracia, em contraposição a Esparta que desenvolveu a oligarquia, a educação ateniense era obrigatória e gratuita para todos os habitantes a fim de formar bons cidadãos.

 b) Esparta desenvolveu a democracia e, portanto, educação era essencial para todos os habitantes para formar os cidadãos participativos.

 c) Atenas desenvolveu a democracia e, assim, ao contrário de Esparta, estimulou o militarismo como prática de educação para defender sua forma de governo.

 d) Esparta, oligárquica, teve como característica o militarismo e o governo se responsabilizava pela formação dos guerreiros.

 e) Atenas, ao contrário de Esparta, desenvolveu o sistema oligárquico e estimulou a educação voltada para a 

SOCIOLOGIA_3°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO_ATIVIDADE 5_ESTADO E GOVERNO_3°BIMESTRE ( PROF. BETO )

ATIVIDADE 5 DE SOCIOLOGIA

Data: 28/09/2020

Caderno do aluno, vol. 3, página 85

Estado e Governo

Habilidade: Compreender o conceito de Estado e suas formas de Governo

Prof. Beto

1- Para entender o conceito, é necessário compreender o que significa “............................”, segundo o professor e mestre em direito constitucional Edgard Leite.


2-  “Resumidamente, no Estado Democrático de Direito, as leis são criadas pelo.............................., respeitando-se a dignidade da pessoa humana”, afirmou Leite.


3- O Estado de Direito é pautado por leis criadas e cumpridas pelo.................................. Um exemplo, segundo o professor, é o ...................................., um decreto-lei de 1940.


4-  “Isso ocorre em uma..............................., por exemplo, quando o governante dispõe de instrumentos como o ..................................., por meio do qual ele governa ainda que sem a aprovação do Congresso Nacional.”


5-  A ideia de democracia surgiu na Grécia antiga junto ao conceito de.......................................... . “Foi quando surgiu a democracia direta. O cidadão ativo ateniense era aquele que poderia exercer ......................................................................................................................................................

FILOSOFIA_3°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO_ATIVIDADE 5_CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO_3°BIMESTRE ( PROF. BETO )

 ATIVIDADE 5

Data: 30/09/2020

Caderno do aluno vol. 3, página 77

Características do discurso filosófico

Habilidade a ser desenvolvida:  distinguir diferentes concepções sobre a ideia de liberdade

Prof. Beto

1- * Leia a seleção dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.                                                   - Artigo 1. Todos os seres humanos nascem ....................................................... São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com ............................................................ 


2-  Artigo 2. 1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os......................... estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 


3-  Artigo 3. Todo ser humano tem ........................................ ..............................e à segurança pessoal.


4- Artigo 4. Ninguém será mantido em e; a.......................................... escravidão e o  tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.


5- Comente esse artigo:                                      

- Artigo 5. Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. (...)Artigo 5. Ninguém será submetido à tortura nem a tratamento ou castigo cruel ,desumano ou degradante. (...)


SOCIOLOGIA_ATIVIDADE 5_2°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO_A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO NA VIDA SOCIAL BRASILEIRA ( PROF. BETO )

 ATIVIDADE 5 DE SOCIOLOGIA

Data: 28/09/2020

Caderno do aluno, página 84

A importância do trabalho na vida social brasileira

Habilidade a ser desenvolvida:  Identificar o trabalho como mediação entre o homem e a natureza

Prof. Beto

1- [...] Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos, ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãos. Em todos esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas.......................................................


2- O emprego só se disseminou com o ................., quando o trabalhador passou a vender sua força de trabalho (física ou mental) em troca de um salário.


3- Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os escravos eram uma......................, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram................... presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são “................." para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego.


4- Conforme os textos acima e o que você verificou em suas pesquisas até o momento, a mudança no mundo do trabalho com configuração social pautada nos moldes capitalista, fez-se solo fértil para pensadores como.................................................... dedicarem esforços para analisá-lo e compreendê-lo.



FILOSOFIA_1°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO_ATIVIDADE 5_ TEORIAS DO ESTADO_3°BIMESTRE ( PROF. BETO )


ATIVIDADE 5 DE FILOSOFIA

Data: 30/09/2020

Caderno do aluno vol. 3, página 71

Teorias do Estado

Habilidade a ser desenvolvida: Construir argumentos que expressem reflexão crítica sobre o conceito de Estado

Prof. Beto

1- Para o anarquismo, o Estado, pela burocracia e pela força policial, suprime a..............................e enfraquece o ....................................... das pessoas.


2- O socialismo é uma doutrina social e econômica que exige a propriedade..........................., e ..........................., ou o controle da propriedade e dos recursos naturais.


3- Segundo a visão.........................., os indivíduos não vivem ou trabalham isoladamente, mas vivem em cooperação.............................................


4-  O............................ refere-se a uma filosofia política que argumenta sobre a necessidade de limitar o poder do estado, para que este não viole os direitos individuais.


5- Na sua opinião, qual teoria (liberalismo, socialismo e anarquismo) se faz mais presente na realidade brasileira? Para fundamentar a sua resposta, busque notícias em jornais, revistas e sites sobre legislação trabalhista, práticas econômicas e sociais mais valorizadas capazes de fortalecer a sua posição.

8ºATIVIDADE DE TECNOLOGIA - SALAS: 8ºB,9ºA, 1ºA, 1ºB, 2ºA, 3ºA - PROFº RENATO

 

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – SALAS: 8ºB,9ºA, 1ºA, 1ºB, 2ºA, 3ºA

3º BIMESTRE 2020

E.E PROFª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFº RENATO VILELA

O destino certo para o lixo eletrônico

 

Para não provocar danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos - escolas e universidades - com projetos voltados ao descarte de lixo e ao meio ambiente.

Qual o destino correto para o lixo eletrônico? Se você for descartar eletroeletrônicos, não desmonte os produtos. Coloque-o no coletor inteiro. Se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares, notebook, etc, deixe-a dentro do produto e descarte na área para eletroeletrônicos.Brasil é o líder na América Latina na produção de lixo eletrônico, posição que nenhum lugar gostaria de estar. Segundo estudo da Global e-Waste Monitor realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país produz anualmente 1,5 tonelada de e-lixo e apenas 3% é coletado de maneira adequada para ser reciclado ou descartado de forma apropriada.

Os equipamentos têm uma composição química com substâncias altamente tóxicas ao meio ambiente e sua decomposição pode trazer muitos prejuízos à saúde humana. Para evitar o perigo e proteger a natureza, descubra como descartar ou reciclar.

 Atividade:

          Após ler o texto a cima, faça uma pesquisa sobre a importância de descartar lixo eletrônico em lugares corretos e como funciona este sistema.

SOCIOLOGIA_1°SÉRIE DO ENSINO MÉDIO_ATIVIDADE 5_ O QUE NOS UNE E O QUE NOS DIFERÊNCIA COMO SERES HUMANOS ( PROF. BETO )

 ATIVIDADE 5 DE SOCIOLOGIA

Data: 28/09/2020

Caderno do aluno, vol. 3, página 78 - 79

O que nos une e nos diferencia como seres humanos

Habilidade a ser desenvolvida: Desenvolver espírito crítico e a capacidade  dos alunos de observação da sociedade

Prof. Beto

1-  A cultura é o legado da humanidade que transita dinamicamente no tempo e no espaço. Diferentemente dos animais, o ser humano não se desenvolve...................................................


2- cada indivíduo, na sua singularidade, é produto e produtor de expressões materiais, de símbolos, de representações e de significados que correspondem a.......................................... de sua época e lugar, condição fundamental para que possa se constituir como ser social e viver em.....................................


3- Em cada.................................. a alimentação possui peculiaridades. No Brasil, por exemplo, come-se pitu(crustáceo de água doce, parecido com o camarão); na China, é comum o consumo alimentício de escorpiões; na França os escargots (moluscos terrestres); e no Vietnã come-se carne de cachorro.


4- O consumo desses animais pode parecer estranho, já que não é o costume de muitos de nós. Da mesma forma, o que ..............................., pode ser estranho aos outros povos.


5-  A cultura também se realiza por meio de processos de padronização de...................... . Quando estamos na praça de alimentação de um shopping center dificilmente observamos pessoas comendo alimentos in natura ou frescos. Geralmente são................................................................................... 

HISTÓRIA__8°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL_ATIVIDADE 5_PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS NO BRASIL_3°BIMESTRE ( PROF. BETO )

 ATIVIDADE 5 DE HISTÓRIA

Data: 28/09/2020

Caderno do aluno vol. 3, página 31- 32

Primeiro e segundo reinados

Habilidade:  Identificar, comparar e analisar a

diversidade política, social e regional nas

rebeliões e nos movimentos contestatórios ao

poder centralizado, durante o período regencial

do Brasil.

Prof. Beto

1- No ano de ..........  , especificamente em 25 de março,.......................................outorgou a primeira Constituição do Brasil.


2- A Constituição de 1988, datada de 5 de outubro de 1988, inaugurou uma nova realidade jurídico institucional no país, isto é , por meio de leis estabeleceu-se a ampliação...........................................



3- E, em especial em seu artigo 5º, a nossa Constituição diz que todos nós........................, sem distinção de qualquer natureza.


4- Destacamos, assim, algumas condições estabelecidas:• É inviolável a ..............................., sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;


5- É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por..........................

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1B - AULA 8 - PROFª CIDINHA GOMES

  EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 8 - (semana de 28/09 a 02/10 de 2020)

Unidade Temática: Corpo, Saúde e Beleza. 

Objeto de Conhecimento:  Imagem corporal: práticas alimentares e programas de exercícios. .

Objetivo: Verificar os possíveis riscos à saúde causados por dietas e produtos; Analisar as diferentes práticas alimentares; Diferenciar os principais transtornos alimentares.

Habilidades:  Reconhecer riscos e benefícios que a utilização de produtos, práticas alimentares e programas de exercícios podem trazer à saúde.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduHYz_dHs6avWKim6WNir3m2jYZMnmb1W01vW3-Ohmu_JvGg/viewform?usp=sf_link

BOA AULA!😊

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1B - AULA 7 - PROFª CIDINHA GOMES

 EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 7 - (semana de 21/09 a 25/09 de 2020).

Unidade Temática: Corpo, Saúde e Beleza. 

Objeto de Conhecimento:  Atividadade fisica e exercício fisico.

Objetivo:  Identificar e diferenciar atividade física de exercício, a saúde individual da coletiva, bem como identificar a relação entre as condições socioeconômicas e o acesso a programas e espaços para prática dessas atividades. 

Habilidades:  Identificar e diferenciar atividade física e exercício; Diferenciar saúde individual de saúde coletiva,

Identificar a relação entre condições socioeconômicas e acesso a programas e espaços para a exercitação física. identificar e diferenciar atividade física de exercício.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdBpUCNCzmwRQAq-HqW4jw7W6Q-DXDFmU5KTCE4MS-0OIfv1g/viewform?usp=sf_link

BOA AULA!😀

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1A - AULA 8 - PROFª CIDINHA GOMES

  EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 8 - (semana de 28/09 a 02/10 de 2020)

Unidade Temática: Corpo, Saúde e Beleza. 

Objeto de Conhecimento:  Imagem corporal: práticas alimentares e programas de exercícios. .

Objetivo: Verificar os possíveis riscos à saúde causados por dietas e produtos; Analisar as diferentes práticas alimentares; Diferenciar os principais transtornos alimentares.

Habilidades:  Reconhecer riscos e benefícios que a utilização de produtos, práticas alimentares e programas de exercícios podem trazer à saúde.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSflqRivxrTQ0VV4hcPElU2vOjspPfRppzu1Uta6n5oeHxgmFw/viewform?usp=sf_link

BOA AULA!😊

EDUCAÇÃO FÍSICA - 1A - AULA 7 - PROFª CIDINHA GOMES

 EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 7 - (semana de 21/09 a 25/09 de 2020).

Unidade Temática: Corpo, Saúde e Beleza. 

Objeto de Conhecimento:  Atividadade fisica e exercício fisico.

Objetivo:  Identificar e diferenciar atividade física de exercício, a saúde individual da coletiva, bem como identificar a relação entre as condições socioeconômicas e o acesso a programas e espaços para prática dessas atividades. 

Habilidades:  Identificar e diferenciar atividade física e exercício; Diferenciar saúde individual de saúde coletiva,

Identificar a relação entre condições socioeconômicas e acesso a programas e espaços para a exercitação física. identificar e diferenciar atividade física de exercício.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgpGUHYAGdGUTsdmPDjxpUUJwOSY3qgtXpYLfkISEVjS35pg/viewform?usp=sf_link

BOA AULA!😀

HISTÓRIA_9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL_ATIVIDADE 5_REDEMOCRATIZAÇÃO_3°BIMESTRE_2020 ( PROF. BETO )

 ATIVIDADE 5 DE HISTÓRIA_3°BIMESTRE

Data: 30/09/2020

Caderno do aluno, vol. 3, página 35

modernização,  ditadura civil militar e Redemocratização

Habilidade a ser desenvolvida: Identificar e compreender o processo que resultou na ditadura civil-militar no Brasil e discutir a emergência de questões relacionadas à memória e à justiça sobre os casos de violação dos direitos humano.

Prof. Beto

1- Fonte 1 - Constituição Brasileira Capítulo VIII - Dos Índios                                                                    Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social,.....................................tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las ,proteger e fazer respeitar todos os seus bens.


2- 2º As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua............................................, cabendo lhes o...................................... das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes


3- 4º  As terras de que trata este artigo são............................................., e os direitos sobre elas, imprescritíveis. 

4- Empecilho ao programa desenvolvimentista da ditadura, em relação a ocupação de terras, o ,                   ................................................................. representava seu processo de legitimação da identidade negra brasileira para a construção de um auto reconhecimento étnico e nacional. 

5- Muitas vezes .........................................., esses movimentos eram associados a atividades subversivas em virtude do debate sobre o ......................................................................, que confrontava a ideia de “democracia racial” do discurso oficial de um país sem conflitos e discriminação

terça-feira, 29 de setembro de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - 9A - AULA 7 - PROFª CIDINHA GOMES

 EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 7 - (semana de 28/09 a 02/10)

Unidade Temática: Esportes

Objeto de Conhecimento: Esportes de Invasão.

Objetivo: Fazer com que o aluno aprofunde o conhecimento sobre as modalidades paralímpicas Basquete em Cadeira de rodas e Futebol de 5.

Habilidades:

(EF09EF22*) discutir as transformações históricas dos esportes Paralímpicos considerando as políticas públicas de inclusão.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0pgvJbGAWND4NrgICCulwKFnUysAbVM9y-XBe86rVDdt9lw/viewform?usp=sf_link

BOA AULA!😊

EDUCAÇÃO FÍSICA - 8B - AULA 7 - PROFª CIDINHA GOMES

 EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 7 - (semana de 28/09 a 02/10)

Unidade Temática: DANÇAS

Objeto de Conhecimento:  DANÇAS DE SALÃO

Objetivo: Valorizar a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas; planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão; identificar os estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão, propondo alternativas para sua superação; analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem. 

Habilidades:

(EF08EF12) Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.

(EF08EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.

(EF08EF14) Identificar os estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão, propondo alternativas para sua superação.

(EF08EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdYfP-fhMI5FHmd90kPH-jtL9CgrQnt7faQCC_Stiu9xWRAFA/viewform?usp=sf_link

BOA AULA!😊

EDUCAÇÃO FÍSICA - 8A - AULA 7 - PROFª CIDINHA GOMES

 EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 7 - (semana de 28/09 a 02/10)

Unidade Temática: DANÇAS

Objeto de Conhecimento:  DANÇAS DE SALÃO

Objetivo: Valorizar a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas; planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão; identificar os estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão, propondo alternativas para sua superação; analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem. 

Habilidades:

(EF08EF12) Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.

(EF08EF13) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.

(EF08EF14) Identificar os estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão, propondo alternativas para sua superação.

(EF08EF15) Analisar as características (ritmos, gestos, coreografias e músicas) das danças de salão, bem como suas transformações históricas e os grupos de origem.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeIFezyclIKXtVhiqBITQ6_DOgU2UP7Q1fMKtCZtY1tHZYGDQ/viewform?usp=sf_link

BOA AULA!😊

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 8A - AULA 7 - PROFª CIDINHA GOMES

 EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 7 - (semana de 28/09 a 02/10)

Unidade Temática: Pensamento Computacional

Objetivo: Compreender como o computador consegue armazenar e exibir informações.

Habilidades

EF89TEC22: Interpretar um algoritmo em linguagem natural e convertê-lo em uma linguagem de programação.

EF89TEC23: Compreender a sequência cíclica que envolve a programação. 

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4G4fXxYKXRVEARi9Zzz6YNG5c4vWLESGukGMhcOji4kpnNQ/viewform?usp=sf_link

Boa aula! 😀


segunda-feira, 28 de setembro de 2020

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 6B - AULA 6 - PROFª CIDINHA GOMES

 EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 6 - (semana de 28/09 a 02/10 de 2020)

Unidade Temática: Pensamento Computacional

Objeto do Conhecimento: Linguagem de Programação e Programação

Objetivo: Discutir o papel dos dispositivos tecnológicos no dia a dia e refletir sobre as mudanças trazidas pela tecnologia. 

Habilidades: EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHrkg9m_kjv5Qst94L0hTLr_DRo5Fo8UCiLSMNAd65m_b-xQ/viewform?usp=sf_link

Boa aula!😀

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO - 6A - AULA 6 - PROFª CIDINHA GOMES

EE Profª MARIA CINTRA NUNES ROCHA

PROFESSORA CIDINHA GOMES

AULA 6 - (semana de 28/09 a 02/10 de 2020)

Unidade Temática: Pensamento Computacional

Objeto do Conhecimento: Linguagem de Programação e Programação

Objetivo: Discutir o papel dos dispositivos tecnológicos no dia a dia e refletir sobre as mudanças trazidas pela tecnologia. 

Habilidades: EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas.

Acessem o link abaixo para realizar a aula e depois cliquem em ENVIAR.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVvzfYdFsur9QkT6YuZRJO3BsH0uj6WrUQ_IX7_l3r6nCGeg/viewform?usp=sf_link

Boa aula!😀

CIÊNCIAS - 9º A - 3º BIM - PROFA TANIA

 

Boa tarde queridos alunos!!!
Hoje temos novas atividades, qualquer dúvida entrem em contato pelo whatsapp.
Para acessar as atividades de hoje cliquem no link abaixo ou copiem e colem na barra de ferramentas.
Próxima semana teremos avaliação.

Link desta aula:

Link desta aula: https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:93f65240-a4a2-4507-9186-f125fdc0ecce

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - 9º A - 3º BIM - 28/09 A 02/10 - CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – CA PÁG 10 - PROFA TANIA - EE PROFA MARIA CINTRA NUNES ROCHA - https://docs.google.com/forms/d/16ZG0GOk7c94q5eVx2He9JpF6KImgJu2x3dtkN-L1qoc/edit?usp=sharing


Bons estudos!!!


CIÊNCIAS - 8º A/B - 3º BIM - PROFA TANIA

 

Bom dia queridos alunos!!!
Hoje temos novas atividades, qualquer dúvida entrem em contato pelo whatsapp.
Para acessar as atividades de hoje cliquem no link abaixo ou copiem e colem na barra de ferramentas.
Próxima semana teremos avaliação.

Link desta aula:


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - 8º A/B - 3º BIM - 28/09 A 02/10/20 - SEXUALIDADE–  CA PÁG 11 - PROFA TANIA - EE PROFA MARIA CINTRA NUNES ROCHA -  https://docs.google.com/forms/d/1LbWwI4N8319y4Gc_mkaSbyI-RY-0YZIqMn6yD3aHXoA/edit?usp=sharing

Bons estudos!!!


CIÊNCIAS - 7º A - 3º BIM - PROFA TANIA

 

Bom dia queridos alunos!!!
Hoje temos novas atividades, qualquer dúvida entrem em contato pelo whatsapp.
Para acessar as atividades de hoje cliquem no link abaixo ou copiem e colem na barra de ferramentas.
Próxima semana teremos avaliação.

Link desta aula:

Bons estudos!

CIÊNCIAS - 6º A/B - 3º BIM - PROFA TANIA

 


Bom dia queridos alunos!!!
Hoje temos novas atividades, qualquer dúvida entrem em contato pelo whatsapp.
Para acessar as atividades de hoje cliquem no link abaixo ou copiem e colem na barra de ferramentas.
Próxima semana teremos avaliação.

Link desta aula:

LINK DESTA AULA:  - https://documentcloud.adobe.com/link/track?uri=urn:aaid:scds:US:a64b4303-5330-4691-984a-8746489f1160

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS - 6º A/B - 3º BIM - 28/09 A 02/10 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – CA VOL 3 – PÁG 9 - PROFA TANIA - EE PROFA MARIA CINTRA NUNES ROCHA - https://docs.google.com/forms/d/1zbqJvGYkcSghaHi8txX_fpEh8GJ4rOa_vI0viEJ0ndg/edit?usp=sharing

Bons estudos!!!


Atividade de Química (28/09-02/10) - Isomeria Parte II

 E.E. PROFESSORA MARIA CINTRA NUNES

 PROFESSOR(A): Dayane Terra Vieira Gomes                 DISCIPLINA: QUÍMICA

 PERÍODO DE APLICAÇÃO DE :    28  / 09  / 2020     A     02/ 10 / 2020     SÉRIE/TURMA:   3ª/A

DESCRIÇÃO DE HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NESTE ROTEIRO: Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperaturas de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares

COMO O ALUNO DEVE REALIZAR A ATIVIDADE: 

1-          Leia o texto abaixo e responda atentamente todas as questões do formulário. A aula do CMSP do dia (21/07 e a aula de hoje às 17h:45 min auxiliarão na realização das questões).

Link do formulário:https://forms.gle/521G5EwuNrugWXP47 

 Isomeria Espacial: Isômeros geométricos

A isomeria espacial ou estereoisomeria ocorre quando temos dois compostos com mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam pelo arranjo espacial de seus átomos. Não é possível ver a diferença entre esses isômeros somente analisando a fórmula estrutural plana, porque eles possuem o mesmo tipo de cadeia carbônica, o mesmo grupo funcional, a mesma insaturação e o mesmo substituinte ou heteroátomo.

A isomeria geométrica ocorre especialmente em compostos de cadeia aberta que possuem ligação dupla entre pelo menos dois átomos de carbono, sendo que cada átomo de carbono da dupla possui os seus grupos ligados diferentes entre si.

Vejamos um exemplo para entender como esse tipo de isomeria espacial ocorre: Considere os dois isômeros formados pelo but-2-eno:



Temos que:

·         Cis: Os grupos ligantes iguais ficam do mesmo lado do plano espacial;

·         Trans: Os grupos ligantes iguais ficam de lados opostos do plano espacial.

A dupla ligação entre os carbonos é rígida, ou seja, não é passível de sofrer rotação e de ser a mesma molécula, mas sim corresponde a compostos diferentes. É por isso que a isomeria geométrica não ocorre em compostos de cadeia aberta que sejam saturados, isto é, que possuam somente ligações simples entre os carbonos, tendo em vista que essas ligações podem sofrer rotação e serem, na verdade, somente um composto orgânico.


Em compostos que possuem ligações triplas entre os carbonos, a isomeria geométrica também não ocorre, porque tais átomos só podem realizar mais uma ligação, visto que já possuem três, portanto terá apenas um ligante.

Além disso, os dois grupos ligantes de cada carbono da insaturação devem ser diferentes, pois, conforme os exemplos abaixo mostram, se houver só um grupo diferenciado, a isomeria geométrica não ocorre:

Exemplos em que a isomeria geométrica não ocorre:

        

            Os isômeros geométricos possuem diferentes propriedades químicas e físicas.

A isomeria geométrica (cis-trans) também ocorre em compostos de cadeia fechadadesde que existam no ciclo dois átomos de carbono com dois grupos diferentes, como mostrado a seguir:

Nomenclatura E e Z

Quando os ligantes de um dos carbonos da dupla são iguais aos ligantes do outro carbono da dupla, a isomeria é cis-trans. Quando isso não ocorre usamos a nomenclatura E/Z.

O exemplo abaixo representa um caso de isomeria E-Z, já que todos os ligantes dos carbonos da dupla são diferentes entre si.


            Os critérios utilizados para dar a nomenclatura, leva-se em consideração o posicionamento dos ligantes dos carbonos.  No esquema a seguir, temos a representação do plano que separa a estrutura em plano (sempre corta os dois carbonos que contém a dupla ligação, ou no caso de ser um composto cíclico corta os carbonos que possuem ligantes diferentes) inferior e superior.


Como na isomeria E-Z todos os quatro ligantes avaliados são diferentes entre si, levamos em consideração a diferença do número atômico desses ligantes, que podemos verificar na tabela periódica.

            Quando temos o ligante de cada um dos carbonos da dupla de maior número atômico no mesmo plano, trata-se de um isômero Z, já que Z (ZusammenEntgegen) significa “juntos” em alemão. Se os ligantes de maior número atômico de ambos os carbonos da dupla estiverem em planos diferentes, teremos um isômero E, já que E (Entgegen) significa opostos em alemão.

Exemplos de determinação da isomeria E-Z:

1º) 2-Bromo-1-cloro-1-flúor-eteno


            Na estrutura, temos os elementos bromo (Z=35) e hidrogênio (Z=1) em um dos carbonos da dupla, e o flúor (Z=9) e o cloro (Z=17) no outro carbono. Como o plano passa entre os carbonos da dupla, o bromo, que é o ligante com maior número atômico do carbono, fica à esquerda no plano superior, e o cloro, que é o ligante com maior número atômico do carbono, fica à direita no plano inferior. Como os ligantes de maior número atômico estão em planos diferentes, trata-se de um isômero geométrico E.

2º) 1-cloro-1flúor-propeno

Na estrutura, temos um etil (considera-se o carbono ligado ao carbono da dupla, Z=6) e o hidrogênio (Z=1) em um dos carbonos da dupla, e o flúor (Z=9) e o cloro (Z=17) no outro carbono. Como o plano passa entre os carbonos da dupla, o etil, que é o ligante com maior número atômico do carbono, fica à esquerda no plano inferior, e o cloro, que é o ligante com maior número atômico do carbono, à direita no plano inferior. Como os ligantes de maior número atômico estão no mesmo plano, trata-se de um isômero geométrico Z.

3º) 3-metil-pent-2-eno



Observação: Quando tivermos no mesmo carbono como ligantes dois radicais, sempre consideraremos como ligante com maior número atômico o radical que apresentar mais carbonos.

Na estrutura, temos um metil (considera-se o carbono ligado ao carbono da dupla, Z=6) e um hidrogênio (Z=1) em um dos carbonos da dupla, e o etil (Z=6) e o metil no outro carbono (Z=6). Todavia, o etil é considerado como prioridade por ter mais carbonos. Como o plano passa entre os carbonos da dupla, o metil, que é o ligante com maior número atômico do carbono, fica à esquerda no plano inferior, e o etil, que é o ligante com maior número atômico do carbono, fica à direita no plano inferior. Como os ligantes de maior número atômico estão no mesmo plano, trata-se de um isômero geométrico Z.

Qualquer dúvida estarei á disposição pelo whatsapp.

Whatsapp: (21)99166-7740

Abraços 😘😘😘

BIOLOGIA - 3º A - 3º BIM - PROFA TANIA

 

Bom dia queridos alunos!!!
Hoje temos novas atividades, qualquer dúvida entrem em contato pelo whatsapp.
Para acessar as atividades de hoje cliquem no link abaixo ou copiem e colem na barra de ferramentas.
Próxima semana teremos avaliação.

Link desta aula:


HISTÓRIA- HOLANDESES NO BRASIL

 História

Prof.: Adilson

Nome do aluno no.... Série 7°ano ....

Correspondente a 4 aulas

Objetivos da aula: Propor reflexões e diálogos sobre a lógica mercantil e o domínio europeu sobre

os mares no período colonial

Habilidades do currículo paulista: Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis,

visando ao domínio no mundo atlântico

Procedimento: ler e analisar o texto: Mercantilismo europeu parte II, assistir a vídeo aula do

Centro de Mídia; https://www.youtube.com/watch?v=zEcZgZkrkRg como complemento e

responder as questões.

Entregar via WhatsApp; 992005878; ou pelo EMAIL adilsonmoreira@prof.educacao.sp.gov.br ou

pelo Google Classroom.


Texto: União Ibérica e Brasil Holandês


A União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das

Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono

português. Essa crise de sucessão decretou o fim da Dinastia de Avis e

coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto

da Espanha.


O rei de Portugal, D. Sebastião, desapareceu na batalha de Alcácer-

Quibir contra os mouros no Marrocos, em 1578. Como o rei não havia


deixado herdeiros para sucedê-lo, quem assumiu foi seu tio-avô, D.

Henrique. No entanto, D. Henrique acabou morrendo dois anos

depois e, como também não possuía herdeiros diretos, foi iniciada

uma crise de sucessão do trono português.


Após a morte de D. Henrique, três pretendentes alegaram parentesco

com D. Sebastião e lançaram-se na luta pelo trono. Entre os

pretendentes, estava o rei espanhol, Filipe II, que possuía grande

apoio entre os membros da nobreza portuguesa. Depois de invadir

Portugal e vencer pequenos conflitos contra um dos pretendentes ao

trono, chamado Antônio, o rei Filipe II foi coroado como rei de

Portugal.

Durante seu reinado, Filipe II manteve os portugueses nos cargos

relacionados à administração de Portugal e das colônias portuguesas,

sobretudo no Brasil. Essa ação do rei foi tomada para evitar qualquer

tipo de desgaste com os portugueses, assim, minimizando o risco de

que rebeliões acontecessem em Portugal.

Portanto, percebe-se que a Espanha não assumiu controle sobre a

colônia brasileira, deixando-a a cargo dos portugueses. O historiador

Thomas E. Skidmore afirma que a grande mudança determinada pela

Espanha no Brasil foi “a regularização dos procedimentos

administrativos e judiciários, incluindo o desenvolvimento de novos

códigos civil e penal em 1603”|1|.


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Além disso, foi decretada pelos espanhóis a divisão do Brasil em duas

partes: uma chamada de Estado do Maranhão, que agrupava

Maranhão, Ceará e Pará e cuja capital era a cidade de São Luís, e a

outra chamada de Estado do Brasil, que permanecia com a cidade de

Salvador como a capital. Essa divisão foi estabelecida pelos espanhóis

a partir de 1621.

Invasão holandesa no Brasil

Uma das consequências diretas da União Ibérica foi a invasão

holandesa no nordeste. A Holanda possuía grande participação na

produção do açúcar brasileiro por causa de sua relação amistosa com

Portugal, todavia, a Espanha estava em guerra aberta contra a

Holanda. Com o domínio espanhol estendido sobre o Brasil, os


holandeses resolveram atacar o nordeste brasileiro para garantir seu

controle sobre a produção e comercialização do açúcar.

Os holandeses também atacaram outras possessões portuguesas na

costa africana. Assim, sucederam-se ataques a colônias portuguesas

na África, em 1595, e a Salvador, em 1604. Com a criação da

Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, os holandeses

resolveram invadir Salvador e dominaram a cidade por um ano

(1624-1625).

Pouco depois, os holandeses invadiram Pernambuco (1630) e

conquistaram parte do litoral do nordeste brasileiro. A presença

holandesa nessa região estendeu-se durante 24 anos e teve Maurício

de Nassau à frente da administração colonial holandesa. O término da

União Ibérica, com o surgimento da Dinastia de Bragança em 1640,

não levou ao fim do domínio holandês. Os holandeses só foram

expulsos do nordeste brasileiro pelos portugueses em 1654.


Retrato do rei Filipe II da


Espanha, nomeado rei de Portugal em 1580.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou

acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "O que foi a União Ibérica?"; Brasil Escola.


Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-

que-foi-uniao-iberica.htm. Acesso em 25 de setembro de 2020


Atividade

1-Oque foi a União Ibérica?

2-Quais os motivos que levaram os holandeses a invadirem o Brasil

HISTÓRIA- IMPÉRIO CAROLINGIO E FORMAÇÃO DO MUNDO FEUDAL

 História

Prof.: Adilson

Nome do aluno no.... 1oano.....

Correspondente a 2 aulas

Objetivos da aula: Apresentar as principais características do Império Carolíngio

Habilidades do currículo paulista: Identificar as principais causas e características dosmovimentos

de migração que caracteriza o processo de ocupação territorial

Procedimento: ler e analisar o texto: Formação do Mundo Feudal, assistir a vídeo aula do Centro

de Mídias https://www.youtube.com/watch?v=YfZ6DLrJ3x4 como Complemento e responder as

questões

Entregar via WhatsApp; 992005878; ou pelo EMAIL adilsonmoreira@prof.educacao.sp.gov.br ou

pelo Google Classroom

Texto: Império carolíngio e formação do mundo feudal


Em 768, a dinastia carolíngia foi entregue a Carlos Magno, monarca

responsável pelo apogeu da dominação dos francos na Europa Medieval.

Seguindo uma política de tom expansionista, o novo rei promoveu o domínio

de territórios situados na Península Itálica e entrou em luta contra os

muçulmanos, estabelecendo a Marca de Hispânia, na região sul dos

Pirineus. Logo depois, conquistou a cidade de Barcelona, as ilhas Baleares

e impôs sua dominação sob os povos saxões da Germânia.

Formando um vasto território, Carlos Magno teve grande preocupação em

organizar administrativamente as regiões conquistadas. Para tanto, realizou

a doação de terras a todos os nobres que o auxiliavam durante as batalhas.

Além disso, dividiu todos os domínios imperiais em duzentos condados que

seriam geridos por um nobre e um bispo. O controle do poder exercido por

esses líderes locais era fiscalizado por um funcionário público chamado

missi dominici (“enviados do senhor”).

O advento de formação do Império Carolíngio marcou profundamente o

processo de expansão do cristianismo dentro da Europa. No dia 25 de

dezembro de 800, Carlos Magno foi coroado como imperador do novo

Império Romano do Ocidente pelo papa Leão III. A aproximação realizada

pela Igreja se justificava pela possibilidade de conversão de todos os

domínios agregados à autoridade de uma mesma liderança política.


Para que as ações fossem cumpridas, Carlos Magno criou um conjunto de

leis escritas conhecidas como capitulares. Indo na contramão do processo

de descentralização política que marcou toda a Europa Medieval, tal

advento marcou a criação do primeiro conjunto de leis escritas desse

período histórico. A vigência dessas leis era somente válida nas regiões

originais do território imperial, deixando que os costumes e tradições dos

povos conquistados fossem preservadas.

Sob o aspecto econômico, o império contou com um comércio bastante

movimentado pelas várias feiras e mercados distribuídos nos centros

urbanos europeus. Em razão do fechamento comercial do mar

Mediterrâneo, naquele instante controlado pelos árabes, a grande maioria

dessas riquezas circulava com destino ao Norte da Europa. Apesar do

intenso comércio experimentado no interior de seus domínios, o Império

Carolíngio tinha na agricultura o grande suporte de suas atividades

econômicas.

Aproveitando de todo esse cenário estável, o reinado de Carlos Magno foi

também conhecido por um grande desenvolvimento das artes e do

conhecimento. Ao longo do chamado “renascimento carolíngio”, várias

escolas e igrejas foram construídas, a obra de escritores greco-romanos

traduzida e a ourivesaria se fizeram presentes em vários manuscritos. Boa

parte dessa movimentação do conhecimento se dava pela ação do próprio

rei, que se aproximou de vários intelectuais da época.

Chegada à morte do rei, em 814, o Império Carolíngio foi governado por

Luís, O Piedoso, até o ano de 840. Com sua morte, três herdeiros

disputaram os domínios daquele vasto império. Três anos mais tarde, o

Tratado de Verdun oficializou a partilha do Império Carolíngio em três reinos

menores. Tal ação foi início da desintegração territorial, tendo em vista o

consequente enfraquecimento militar e as invasões provocadas pelos

vikings e magiares do leste europeu.

Dessa maneira, os nobres proprietários de terra passaram a experimentar

uma maior autonomia política. Uma das características fundamentais do

feudalismo se viabilizava quando as invasões estrangeiras e a

fragmentação do território aconteciam. Na porção oriental do império, os

duques da Saxônia fundaram o Reino Germânico, organizado por uma


monarquia eletiva. Já na região ocidental, o reduzido império carolíngio foi

administrado pela enfraquecida dinastia capetíngia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Rainer Sousa

Mestre em História


Atividade


1- Explique com suas palavras como se formou o Império Carolíngio? (No mínimo 10 linhas)

História- REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 História

 Prof.: Adilson 

Nome do aluno nº....2ºano A 

 Correspondente a 2 aulas 

Objetivos da aula: Apresentar as principais características da Revolução Industrial Inglesa bem como seus impactos sociais, econômicos e ambientais 

Habilidades do currículo paulista: Identificar o significado e as consequências dadivisão do trabalho para o trabalhador 

Procedimento: ler e analisar o texto: Revolução Industrial, assistir a vídeo aula do Centro de Mídias https://www.youtube.com/watch?v=TXJvSAxDR4k como complemento e responder as questões. Entregar via WhatsApp; 992005878; ou pelo EMAIL adilsonmoreira@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo Google Classroom

 A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo. Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura. A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos. Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias. Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas “. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador. O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa. A Primeira etapa da Revolução Industrial Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução. A Segunda Etapa da Revolução Industrial A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovaçõe s desse período. A Terceira Etapa da Revolução Industrial Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época. 

Atividades Responda as questões

 1- (Aman-2015) O acúmulo de capitais, a modernização da agricultura, a disponibilidade de mão de obra e de recursos naturais e a força do puritanismo ajudam a explicar o pioneirismo da __________ na Revolução Industrial. BOULOS Jr, p.421 Das opções abaixo listadas, o país que melhor preenche o espaço acima é: a) Alemanha b) Holanda c) Itália d) Inglaterra e) Espanha

 2- (Fuvest) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela: a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia. b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial. c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades. d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias. e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros. 

3- (PUC-Campinas) Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar: a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho. b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico. c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção. d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos. e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

 4- (PUC-Campinas) O novo processo de produção introduzido com a Revolução Industrial, no século XVIII, caracterizou-se pela: a) implantação da indústria doméstica rural em substituição às oficinas. b) realização da produção em grandes unidades fabris e intensa divisão do trabalho. c) mecanização da produção agrícola e consequente fixação do homem à terra. d) facilidade na compra de máquinas pelos artesãos que conseguiam financiamento para isso. e) preocupação em aumentar a produção, respeitando-se o limite da força física do trabalhador.