sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

História- Professor Adilson- Recuperação e aprofundamento

 RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO DE HISTÓRIA

Prof: Adilson 4oBimestre

Nome do aluno no.... Série 7°ano...

Correspondente a 4 aulas

Habilidade: (EF07HI15) Discutir o conceito de escravidão moderna.

Entregar via WhatsApp; 992005878; ou pelo EMAIL adilsonmoreira@prof.educacao.sp.gov.br


Assinale a alternativa correta


1) É correto afirmar que, no Brasil Colônia, a escravização de africanos e

afrodescendentes

a) eliminou a escravização de indígenas, que contavam com a proteção

da Igreja Católica e dos responsáveis pela administração colonial.

b) foi utilizada apenas nas lavouras de açúcar e café, pois os africanos

escravizados não se adaptavam ao trabalho nas minas.

c) permitiu rápida integração racial, mas agravou o preconceito contra

os indígenas, considerados inábeis para as atividades agrícolas.

d) teve implicações que ultrapassaram a esfera econômica, sendo

decisiva para a constituição de uma sociedade rigidamente

hierarquizada.

e) representou fonte de mão de obra principalmente para a pecuária

desenvolvida no Sul e no Centro-Oeste do território brasileiro.


2) A utilização da escravidão negra no processo de colonização do Brasil

deveu-se:

a) À disposição de parte da população africana em emigrar para o Brasil.

b) à inclinação dos portugueses à miscigenação racial.

c) Ao emprego dos jesuítas em impedir a utilização do trabalho do

indígena.

d) Aos grandes lucros proporcionados pelo tráfico negreiro.


3) Com relação a extinção do tráfico de escravos para o Brasil em 1850,

é correto afirmar que:

a) Os navios negreiros eram atacados por piratas ingleses e sua carga

vendida por um baixo preço, inviabilizando o comércio de escravos.

b) O movimento abolicionista brasileiro conseguiu a aprovação do “Bill

Aberdeen”, lei que suprimia o tráfico negreiro.

c) Os escravos não eram mais necessários à economia brasileira, que

neste momento dependia dos colonos imigrantes.

d) A pressão inglesa, através de sua Marinha de Guerra, contribuiu para

a efetiva aplicação da Lei “Eusébio de Queiróz”.


4) Assinale a alternativa que corresponde à interpretação mais aceita

atualmente para a substituição do escravo indígena pelo africano:

a) O escravo africano alcançava preço quatro vezes maior que o indígena

no mercado colonial, constituindo-se uma maior vantagem para o

produtor colonial.

b) O tráfico negreiro assegurava altos rendimentos, favorecendo a

acumulação primitiva de capital pela metrópole.

c) A Igreja posicionou-se contrária ao regime de escravidão dos

indígenas, por defender seu aldeamento em missões, cuja organização

teocrático-coletivista lhe dava mais poder.

d) Forte resistência tribal indígena à escravidão, de um lado, e, do outro,

imediata adaptação dos africanos ao trabalho compulsório nesse regime.


e) O índio era indolente para o trabalho agrícola, ao contrário do africano,

já adaptado a esse tipo de trabalho, em regime de escravidão.


5) A história da escravidão no Brasil é marcada por forte resistência a

este tipo de condição social, política, econômica e ideológica, imposta pela

classe dominante.


Os negros buscaram diversas formas de resistência. Dentre elas destaca-

se a fuga e tentativa de criar em algumas localidades, afastadas e de


difícil acesso, as mesmas condições em que viviam na África. Estes locais

eram conhecidos como:

a)Aldeamentos

b)Quilombos

c)Bandeiras

d)Taperas

e) Pelourinhos

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