sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

História- Professor Adilson- Recuperação e aprofundamento

 Recuperação e Aprofundamento Revoluções

04/12/2020


4oBimestre Retomada de estudos anteriores

Prof.: Adilson Nome do aluno no.... Série 2oano A

Correspondente a 2 aulas

Objetivos da aula: Retomar as características gerais da Revolução Industrial na Inglaterra

Habilidades do Currículo Paulista : Reconhecer a importância das manifestações do

pensamento para identificar os modos de vida das pessoas sociedades ao longo da história.

Procedimento: ler e analisar as questões: , assistir a vídeo aula do Centro de Mídias,

https://www.youtube.com/watch?v=qJ04b-W-Bnk&t=1377s como complemento e responder

as questões.

Entregar via WhatsApp; 992005878; ou pelo EMAIL adilsonmoreira@prof.educacao.sp.gov.br

ou pelo Google Classroom


1 – Analise as preposições abaixo que se referem a Revolução Industrial.

I – Existência de grandes reservas de carvão.

II – Poderosa frota mercante.

III – Maior liberdade de iniciativa ( regime parlamentar )

V – Acumula de capitais.

As preposições explicam os fatores que fizeram de qual país pioneiro na

revolução industrial?

(A ) Holanda

(B) Inglaterra

(C) Alemanha

(D) França

(E) Espanha

.


2-No final do século XVIII e início do século XIX ocorreram vários protestos de

operários, que se caracterizavam por ações de quebra das máquinas, que

consideravam responsáveis pelo desemprego e baixo salário.

Esses movimentos operários foram designados com o nome de:

(A) Anarquismo

(B) Ludismo

(C) Sindicalismo

(D) Alienação

(E) Liberalismo


3- Em tempos de revolução nada é mais poderoso do que a queda de

símbolos. A queda da bastilha em 14 de julho de 1789 ratificou a queda do

despotismo e foi saudada em todo o mundo como princípio de libertação.

O texto faz uma referência a:

(A) Revolução Inglesa

(B) Revolução Gloriosa

(C) Revolução Francesa

(D) Revolução Socialista

(E) Revolução Americana

4-Em 26 de agosto de 1789 foi promulgada a “Declaração dos Direitos do

homem e do cidadão”.

Essa Declaração, que se tornou famosa, é um símbolo da:

(A) Revolução Inglesa

(B) Revolução das Treze colônias Inglesas na América.

(C) Revolução Russa

(D) Revolução Francesa

(E) Revolução Gloriosa

5-Texto para os itens 5 e 6.

A organização social do antigo regime na França era formada pelo rei ( poder

absoluto ), 1o Estado

( Clero)

2o Estado ( Nobreza ) e 3o Estado ( Burguesia, trabalhadores

urbanos camponeses )

Item 5 – Essa Estrutura social rigidamente hierarquizada gerou:

(A) Uma forte desigualdade social e a defesa dos privilégios do primeiro e

segundo estado.

(B) Assegurava os direitos iguais a todos os cidadãos franceses.

(C) A garantia de liberdade individual de comércio

(D) A liberdade de expressão religiosa.

(E) Assegurava a distribuição da riqueza de forma igualitária.

Item 6 – Quem sustentava com os impostos toda a máquina estatal, era:

(A) O 1o Estado (Clero)

(B) O 2 o Estado ( Nobreza )

(C) O poder absoluto ( rei )

(D) O 3o Estado ( Trabalhadores urbanos, camponeses )

(E) Os magistrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário