Recuperação e Aprofundamento Revoluções
04/12/2020
4oBimestre Retomada de estudos anteriores
Prof.: Adilson Nome do aluno no.... Série 2oano A
Correspondente a 2 aulas
Objetivos da aula: Retomar as características gerais da Revolução Industrial na Inglaterra
Habilidades do Currículo Paulista : Reconhecer a importância das manifestações do
pensamento para identificar os modos de vida das pessoas sociedades ao longo da história.
Procedimento: ler e analisar as questões: , assistir a vídeo aula do Centro de Mídias,
https://www.youtube.com/watch?v=qJ04b-W-Bnk&t=1377s como complemento e responder
as questões.
Entregar via WhatsApp; 992005878; ou pelo EMAIL adilsonmoreira@prof.educacao.sp.gov.br
ou pelo Google Classroom
1 – Analise as preposições abaixo que se referem a Revolução Industrial.
I – Existência de grandes reservas de carvão.
II – Poderosa frota mercante.
III – Maior liberdade de iniciativa ( regime parlamentar )
V – Acumula de capitais.
As preposições explicam os fatores que fizeram de qual país pioneiro na
revolução industrial?
(A ) Holanda
(B) Inglaterra
(C) Alemanha
(D) França
(E) Espanha
.
2-No final do século XVIII e início do século XIX ocorreram vários protestos de
operários, que se caracterizavam por ações de quebra das máquinas, que
consideravam responsáveis pelo desemprego e baixo salário.
Esses movimentos operários foram designados com o nome de:
(A) Anarquismo
(B) Ludismo
(C) Sindicalismo
(D) Alienação
(E) Liberalismo
3- Em tempos de revolução nada é mais poderoso do que a queda de
símbolos. A queda da bastilha em 14 de julho de 1789 ratificou a queda do
despotismo e foi saudada em todo o mundo como princípio de libertação.
O texto faz uma referência a:
(A) Revolução Inglesa
(B) Revolução Gloriosa
(C) Revolução Francesa
(D) Revolução Socialista
(E) Revolução Americana
4-Em 26 de agosto de 1789 foi promulgada a “Declaração dos Direitos do
homem e do cidadão”.
Essa Declaração, que se tornou famosa, é um símbolo da:
(A) Revolução Inglesa
(B) Revolução das Treze colônias Inglesas na América.
(C) Revolução Russa
(D) Revolução Francesa
(E) Revolução Gloriosa
5-Texto para os itens 5 e 6.
A organização social do antigo regime na França era formada pelo rei ( poder
absoluto ), 1o Estado
( Clero)
2o Estado ( Nobreza ) e 3o Estado ( Burguesia, trabalhadores
urbanos camponeses )
Item 5 – Essa Estrutura social rigidamente hierarquizada gerou:
(A) Uma forte desigualdade social e a defesa dos privilégios do primeiro e
segundo estado.
(B) Assegurava os direitos iguais a todos os cidadãos franceses.
(C) A garantia de liberdade individual de comércio
(D) A liberdade de expressão religiosa.
(E) Assegurava a distribuição da riqueza de forma igualitária.
Item 6 – Quem sustentava com os impostos toda a máquina estatal, era:
(A) O 1o Estado (Clero)
(B) O 2 o Estado ( Nobreza )
(C) O poder absoluto ( rei )
(D) O 3o Estado ( Trabalhadores urbanos, camponeses )
(E) Os magistrados
Nenhum comentário:
Postar um comentário