quinta-feira, 2 de abril de 2020

CIÊNCIAS - 9 A - PROFA TÂNIA


CIÊNCIAS – 9 ANO A

PROFA TÂNIA

UNIDADES TEMÁTICAS


Matéria e Energia


HABILIDADES CURRÍCULO PAULISTA


9º (EF09CI02) Identificar e comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
9º (EF09CI03) Identificar e descrever modelos referentes a estrutura da matéria, de modo a conhecer a constituição do átomo e composição de moléculas simples e comparar estes modelos a outros propostos ao longo da história das descobertas científicas.
9º (EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
9º (EF09CI05) Identificar, analisar, categorizar e explicar, a partir dos conhecimentos científico-tecnológico envolvidos, a transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana. Radiações e suas aplicações na saúde
9º (EF09CI06) Identificar e classificar as radiações eletromagnéticas de acordo suas frequências, fontes e aplicações, discutindo e avaliando as implicações de seu uso em aparelhos tais como controle remoto, telefone celular, smartphones, raio X, forno de micro-ondas e fotocélulas.
9º (EF09CI07) Identificar e compreender o avanço tecnológico da aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonâncias nuclear e magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta, etc.).
 9º (EF09CI18*) Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
9º (EF09CI19*) Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.

OBJETOS DE CONHECIMENTO


Aspectos quantitativos das transformações químicas
Estrutura da matéria Matéria e energia
Radiações e suas aplicações na saúde Matéria e energia

Meus queridos alunos, nós já havíamos estudado em sala de aula sobre transformações químicas, hoje posto um texto que você deverá lê-lo e em seguida copiar as questões no caderno de classe e responde-las.
As correções e os vistos serão dados em momento oportuno.
Se cuidem!


TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Saiba mais sobre as transformações químicas que ocorrem na natureza e dentro de nós mesmos.
As coisas ao nosso redor e dentro de nós estão constantemente se transformando em outros materiais com cor, sabor, formato, cheiro, estado físico e outras características e propriedades totalmente diferentes. Por exemplo, o tronco de uma árvore pode depois virar carvão e cinza. Outra coisa: você já observou como uma esponja de aço usada para lavar louça fica com o tempo? Isso mesmo, ela muda de cor, ficando em um tom marrom-alaranjado, e depois despedaça-se, ou seja, enferruja.
Quando a constituição de uma material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química.
Mas não confunda uma simples mudança de estado físico com uma transformação química. Por exemplo, quando a água líquida é colocada no congelador, ela transforma-se em gelo; mas se tirarmos o gelo de dentro da geladeira, o que acontecerá? Ela voltará para o estado líquido! Isso significa que o gelo tem a mesma constituição da água líquida. Não houve uma reação química, mas sim uma transformação física, suas moléculas simplesmente ficaram mais juntas umas das outras no estado sólido e mais afastadas no estado líquido.
Nas reações químicas, os constituintes dos materiais iniciais que estavam ligados são separados e formam-se novas ligações, produzindo novos materiais. Por exemplo, no caso do tronco de árvore que vira carvão e cinza, isso ocorre porque ele reage com o oxigênio do ar em uma reação de queima, também chamada de combustão. Assim, suas moléculas são rompidas e rearranjam-se, formando novas moléculas. Entre elas, temos o dióxido de carbono, o monóxido de carbônico, vapor de água, bem como o carvão e as cinzas (ambos formados do elemento carbono).
Já a esponja de aço é feita principalmente do metal ferro, que reage com a água e o oxigênio do ar, rearranjando-se e formando a ferrugem. O mesmo ocorre com outros materiais feitos de ferro, como os pregos.
Transformação química de pregos de ferro em pregos enferrujados
Transformação química de pregos de ferro em pregos enferrujados
Assim, todas as reações químicas têm os materiais iniciais, que são chamados de reagentes, e os materiais finais, que são chamados de produtos:
REAGENTES  PRODUTOS
Exemplos:
Madeira + Oxigênio do ar  Carvão + Vapor de água
Ferro + Oxigênio do ar + Água (umidade do ar)  Ferrugem
Esse tipo de representação da reação química é chamada de equação química.
Para você saber se ocorreu uma reação química, basta observar se algum dos fatores abaixo ocorreram durante a transformação:
* Liberação de algum gás;
* Mudança de cor;
* Alteração na textura do material, como amolecer ou endurecer;
* Explosão;
* Aparecimento de alguma chama ou luminosidade;
* Formação de um sólido diferente dos líquidos iniciais.
Essas mudanças observadas, na maioria das vezes, indicam a ocorrência da reação química, mas existem algumas exceções, como é o caso da água que se transforma em gelo. Houve alteração na textura do material, mas continua sendo o mesmo, ou seja, água.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
A madeira da árvore passou por uma transformação química
A madeira da árvore passou por uma transformação química

Acesso em: 02/04/2020
ATIVIDADES

Pense, pesquise se precisar, copie no cadernos de classe e responda:

1) (Fatec-2012) Três das evidências da ocorrência de transformação química são:
  • mudança de cor;
  • mudança de cheiro e
  • produção de gás.
Essas três evidências são observadas, conjuntamente, quando
a) uma esponja de aço exposta ao ar úmido fica enferrujada.
b) a massa de um bolo é assada em um forno de fogão a gás.
c) cal hidratada, Ca(OH)2 por aquecimento, transforma-se em cal viva, CaO.
d) soluções aquosas de Na2CO3 e HCl são misturadas produzindo efervescência.
e) cubos de gelo acrescentados a um copo de água líquida desaparecem.

2) (PUC-RS) Uma transformação química pode ser exemplificada pela:
a) evaporação da água do mar.
b) fusão do gelo.
c) digestão dos alimentos.
d) sublimação do naftaleno.
e) liquefação do ar atmosférico.

3) (UFPE) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.

1. Aquecer uma panela de alumínio.
2. Acender um fósforo.
3. Ferver água.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo.
5. Fazer gelo.

a) 1, 3 e 4.
b) 2 e 4.
c) 1, 3 e 5.
d) 3 e 5.
e) 2 e 3.

4) (UFSC) O(s) fenômeno(s) abaixo, que envolve(m) reação(ões) química(s), é(são):
01. digestão dos alimentos.
02. enferrujamento de uma calha.
04. explosão da dinamite.
08. fusão do gelo.
16. queda da neve.
32. combustão do álcool de um automóvel.
64. sublimação da naftalina.

Dê como resposta a soma dos números das proposições corretas.

BOM TRABALHO MEUS AMORES!



quarta-feira, 1 de abril de 2020

CIÊNCIAS – 8 ANO A e B - PROFa TÂNIA


CIÊNCIAS – 8 ANO A/B

PROFA TÂNIA

UNIDADES TEMÁTICAS

Matéria e Energia

HABILIDADES CURRÍCULO PAULISTA

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes, renováveis e não renováveis, e comparar como a energia é utilizada em residências, comunidades ou cidades em relação aos princípios da sustentabilidade. Fontes e tipos de energia.
(EF08CI17*) Discutir e propor o uso da energia de modo confiável, sustentável, moderno e economicamente acessível para todos.
(EF08CI02) Planejar e construir circuitos elétricos com pilha/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos e compará-los aos circuitos elétricos residenciais.
(EF08CI03) Classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como chuveiro, ferro, lâmpadas, TV, rádio, geladeira e outros, de acordo com o tipo de transformação de energia (elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica.
(EF08CI18*) Investigar o processo de produção e o consumo de equipamentos eletrônicos e argumentar com criticidade sobre o impacto na saúde individual e coletiva das pessoas, propondo modos de consumo mais sustentáveis.
(EF08CI04) Calcular o consumo de eletrodomésticos, a partir dos dados de potência descritos no próprio equipamento e tempo médio de uso, para comparar e avaliar seu impacto no consumo doméstico. Cálculo de consumo de energia elétrica Circuitos elétricos.
(EF08CI05) Propor e implementar ações coletivas em sua escola ou comunidade para uso consciente da energia elétrica (consumo de energia e eficiência energética) e descarte de equipamentos, principalmente os eletrônicos, com vistas ao desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
(EF08CI06A) Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde a sua produção, nas usinas geradoras termelétricas, hidrelétricas, eólicas e outras, até sua cidade, comunidade, casa ou escola.
(EF08CI06B) Identificar e analisar semelhanças e diferenças entre as diversas modalidades de energia (mecânica, térmica, sonora, elétrica, eólica, solar, luminosa, nuclear, etc.), bem como os seus respectivos impactos socioambientais.
(EF08CI06C) Analisar e avaliar a relação entre a produção de energia e o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Transformação de energia
Fontes e tipos de energia
Circuitos elétricos
Uso consciente de energia elétrica

AMORES ASSISTAM AOS VÍDEOS ABAIXO, É SÓ CLICAR NOS LINKS:



Os exercícios abaixo deverão ser copiados e respondidos no caderno de classe:

1)(ENEM- 2010) Deseja-se instalar uma estação de geração de energia elétrica em um município localizado no interior de um pequeno vale cercado de altas montanhas de difícil acesso. A cidade é cruzada por um rio, que é fonte de água para consumo, irrigação das lavouras de subsistência e pesca. Na região, que possui pequena extensão territorial, a incidência solar é alta o ano todo. A estação em questão irá abastecer apenas o município apresentado. Qual forma de obtenção de energia, entre as apresentadas, é a mais indicada para ser implantada nesse município de modo a causar o menor impacto ambiental?
a) Termoelétrica, pois é possível utilizar a água do rio no sistema de refrigeração.
b) Eólica, pois a geografia do local é própria para a captação desse tipo de energia.
c) Nuclear, pois o modo de resfriamento de seus sistemas não afetaria a população.
d) Fotovoltaica, pois é possível aproveitar a energia solar que chega à superfície do local.
e) Hidrelétrica, pois o rio que corta o município é suficiente para abastecer a usina construída.

2)(UDESC) A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).
Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável:
a) Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.
b) Hidrogênio, usado como célula combustível.
c) Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.
d) Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.
e) Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.

3) Sobre fontes de energia alternativas, correlacione as proposições aos respectivos termos e assinale a alternativa que contenha a ordem correta:
(  ) A energia é obtida por meio da intensidade dos ventos.
(  ) A obtenção de energia provém do calor gerado no interior do planeta.
(  ) A energia é obtida por meio da queima de plantas, madeira, matérias vegetais e animais.
(1) Geotérmica
(2) Eólica
(3) Biomassa
Assinale a alternativa correta:
a) 1 – 2 – 3
b) 2 – 1 – 3
c) 2 – 3 – 1
d) 3 – 1 – 2

4) Pesquise e descreva qual a importância da energia?

5) (Enem 2007) – Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?
a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.

Bom trabalho amores!

CIÊNCIAS 7 ANO A PROFA. TÂNIA


CIÊNCIAS 7 ANO A 

PROFA. TÂNIA

QUERIDOS ALUNOS ASSISTAM AOS VÍDEOS ( SÓ CLICAR NOS LINKS)  E LEIAM O TEXTO ABAIXO, COPIEM E RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO DE CLASSE.
EM MOMENTO OPORTUNO HAVERÁ A CORREÇÃO E OS VISTOS NO CADERNO.
SE CUIDEM E CUIDEM DE QUEM VOCÊS AMAM, LOGO, LOGO ESTAREMOS JUNTOS.
BEIJOS!!!!


UNIDADES TEMÁTICAS

HABILIDADES

(EF07CI02) DIFERENCIAR TEMPERATURA, CALOR E SENSAÇÃO TÉRMICA EM DIFERENTES SITUAÇÕES COTIDIANAS DE EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO E IDENTIFICAR MATERIAIS DE ACORDO COM O PROCESSO DE PROPAGAÇÃO TÉRMICA.
7º (EF07CI03) UTILIZAR O CONHECIMENTO DAS FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO CALOR PARA JUSTIFICAR A UTILIZAÇÃO DE DETERMINADOS MATERIAIS (CONDUTORES E ISOLANTES) NA VIDA COTIDIANA, EXPLICAR O PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DE ALGUNS EQUIPAMENTOS (GARRAFA TÉRMICA, COLETOR SOLAR ETC.) E/OU CONSTRUIR SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS A PARTIR DESSE CONHECIMENTO.
 7º (EF07CI04) IDENTIFICAR, ANALISAR E AVALIAR O PAPEL DO EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA NA TERRA, PARA O FUNCIONAMENTO DE MÁQUINAS TÉRMICAS E EM OUTRAS SITUAÇÕES COTIDIANAS.
7º (EF07CI05) DISCUTIR O USO DE DIFERENTES TIPOS DE COMBUSTÍVEIS E MÁQUINAS TÉRMICAS AO LONGO DO TEMPO, PARA AVALIAR E ARGUMENTAR SOBRE OS AVANÇOS NA PERSPECTIVA ECONÔMICA E CONSEQUÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS CAUSADAS PELA PRODUÇÃO E USO DESSES MATERIAIS E MÁQUINAS.
7º (EF07CI06) DISCUTIR E AVALIAR MUDANÇAS ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIAIS, TANTO NA VIDA COTIDIANA QUANTO NO MUNDO DO TRABALHO, DECORRENTES DO DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS E TECNOLOGIAS COMO AUTOMAÇÃO E INFORMATIZAÇÃO.
7º (EF07CI17*) RECONHECER E EXPLICAR COMO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESTÁ PRESENTE NA SOCIEDADE E PROPOR SEU USO CONSCIENTE EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO E PARA O TRABALHO.


OBJETOS DE CONHECIMENTO
FORMAS DE PROPAGAÇÃO DO CALOR EQUILÍBRIO TERMODINÂMICO E VIDA NA TERRA
MÁQUINAS SIMPLES HISTÓRIA DOS COMBUSTÍVEIS E DAS MÁQUINAS TÉRMICAS




AMORES ASSISTAM AOS VÍDEOS ABAIXO:


DEPOIS DE ASSISTIREM AOS VÍDEOS, LEIAM O TEXTO ABAIXO:

CALOR E TEMPERATURA? CALOR OU TEMPERATURA?

QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS CALOR E TEMPERATURA

TEMPERATURA E CALOR SÃO DOIS CONCEITOS DIFERENTES E QUE MUITAS
PESSOAS ACREDITAM SER A MESMA COISA. NO ENTANTO, O ENTENDIMENTO
 DESSES DOIS CONCEITOS SE FAZ NECESSÁRIO PARA O ESTUDO DA TERMOLOGIA.
TAMBÉM CHAMADA DE TERMOFÍSICA, A TERMOLOGIA É UM RAMO DA FÍSICA QUE ESTUDA AS RELAÇÕES DE TROCA DE CALOR E AS MANIFESTAÇÕES DE QUALQUER TIPO DE ENERGIA QUE É CAPAZ DE PRODUZIR AQUECIMENTO, RESFRIAMENTO OU MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DOS CORPOS, QUANDO ESSES GANHAM OU CEDEM CALOR.
TEMPERATURA É A GRANDEZA FÍSICA ASSOCIADA AO ESTADO DE MOVIMENTO OU À AGITAÇÃO DAS PARTÍCULAS QUE COMPÕEM OS CORPOS. NO COTIDIANO É MUITO COMUM AS PESSOAS MEDIREM O GRAU DE AGITAÇÃO DESSAS PARTÍCULAS ATRAVÉS DA SENSAÇÃO DE QUENTE OU FRIO QUE SE SENTE AO TOCAR OUTRO CORPO. NO ENTANTO NÃO PODEMOS CONFIAR NA SENSAÇÃO TÉRMICA. PARA ISSO EXISTEM OS TERMÔMETROS, QUE SÃO GRADUADOS PARA MEDIR A TEMPERATURA DOS CORPOS.
CALOR É MUITO COMUM VER PESSOAS FALANDO QUE ESTÃO COM CALOR, NO ENTANTO, FISICAMENTE FALANDO, ESSA FALA ESTÁ ERRADA. CALOR É DEFINIDO COMO SENDO ENERGIA TÉRMICA EM TRÂNSITO E QUE FLUI DE UM CORPO PARA OUTRO EM RAZÃO DA DIFERENÇA DE TEMPERATURA EXISTENTE ENTRE ELES, SEMPRE DO CORPO MAIS QUENTE PARA O CORPO MAIS FRIO.

DEPOIS DE ASSISTIR AOS VÍDEOS E LER O TEXTO, VOCÊ DEVERÁ COPIAR AS PERGUNTAS ABAIXO EM SEU CADERNO E RESPONDER.

1)MARQUE UMA ALTERNATIVA CORRETA:
A TEMPERATURA É UMA GRANDEZA FÍSICA QUE MEDE:
A) GRAU DE AGITAÇÃO DAS MOLÉCULAS
B) CALOR
C) PRESSÃO
D) VOLUME
E) DENSIDADE

2)  NO INVERNO, USAMOS ROUPAS DE LÃ BASEADOS NO FATO DE QUE A LÃ :
A) É UMA FONTE DE CALOR.
B) ABSORVE BEM  O CALOR.
C) É UM BOM CONDUTOR DE CALOR.
D) É UM ISOLANTE TÉRMICO,  ELA IMPEDI QUE O CALOR DO CORPO SE PROPAGUE PARA O MEIO EXTERIOR.
E) N.D.A

3)  O QUE VOCÊ SENTE QUANDO O DIA ESTÁ QUENTE?

4)  QUANDO VOCÊS ESTÃO COM FEBRE O QUE ACONTECE?


5)       EXPLIQUE QUAL A DIFERENÇA ENTRE CALOR E TEMPERATURA.

6)      EXISTE FRIO? EXPLIQUE SUA RESPOSTA
.
7)      QUAL É A GRANDEZA DE TEMPERATURA USADA AQUI NO BRASIL?

8)      FAÇA UMA PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE OS VÍDEOS ACIMA. COLOQUE SEU APRENDIZADO E SUAS DÚVIDAS.

MEUS AMORES BONS ESTUDOS!

terça-feira, 31 de março de 2020

CIÊNCIAS - 6 A,B - PROFA TÂNIA


1º BIMESTRE (PERÍODO DE CONTINGÊNCIA - CORONAVÍRUS)

ATUALIZAÇÃO: 31/03/2020

PROFESSORA TÂNIA

TURMAS: 6ºA E 6ºB

QUERIDOS ALUNOS ASSISTAM AOS VÍDEOS QUE SÃO PROPOSTOS, CLIQUEM NO LINK, QUE SÃO OS ENDEREÇOS ELETRÔNICOS DOS VÍDEOS.
COPIEM E RESPONDAM AS QUESTÕES NO CADERNO DE CLASSE.
EM MOMENTO OPORTUNO HAVERÁ A CORREÇÃO E OS VISTOS NO CADERNO.
SE CUIDEM E CUIDEM DE QUEM VOCÊS AMAM, LOGO, LOGO ESTAREMOS JUNTOS.
BEIJOS!!!!

 

OBJETOS DE CONHECIMENTO:

MATÉRIA E ENERGIA
MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
SEPARAÇÃO DE MATERIAIS
TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
MATERIAIS SINTÉTICOS

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
► CLASSIFICAR COMO HOMOGÊNEA OU HETEROGÊNEA A MISTURA DE DOIS OU MAIS MATERIAIS, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E DA COMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES DE DIFERENTES MATERIAIS, POR MEIO DA EXECUÇÃO DE EXPERIMENTOS SIMPLES COMO A MISTURA DE ÁGUA E SAL, ÁGUA E AREIA, DENTRE OUTROS.
► OBSERVAR, IDENTIFICAR E REGISTRAR EVIDÊNCIAS DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS DECORRENTES DA MISTURA DE DIVERSOS MATERIAIS, OCORRIDAS TANTO NA REALIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS QUANTO EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO, COMO A MISTURA DE INGREDIENTES PARA FAZER UM BOLO, MISTURA DE VINAGRE COM BICARBONATO DE SÓDIO, COMO TAMBÉM PELO CONHECIMENTO, POR MEIO DE PUBLICAÇÃO ELETRÔNICA OU IMPRESSA, DE SITUAÇÕES RELACIONADAS AO SISTEMA DE PRODUÇÃO.
► SELECIONAR MÉTODOS ADEQUADOS PARA A SEPARAÇÃO DE DIFERENTES SISTEMAS HETEROGÊNEOS A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS DE USO COTIDIANO, BEM COMO PESQUISAR SOBRE PROCEDIMENTOS ESPECÍFICOS TAIS COMO A PRODUÇÃO DE SAL DE COZINHA E A DESTILAÇÃO DO PETRÓLEO.
► ASSOCIAR A PRODUÇÃO DE MEDICAMENTOS E OUTROS MATERIAIS SINTÉTICOS AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, RECONHECENDO BENEFÍCIOS E AVALIANDO IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.

VÍDEO-AULAS/TEXTOS DE APOIO:






RESPONDER ÀS SEGUINTES QUESTÕES:
1.         O QUE É UMA MISTURA E COMO SÃO CLASSIFICADAS?
2.         QUAIS SÃO AS FORMAS DE SEPARAÇÃO DE MATERIAIS?
3.         O QUE SÃO TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS E QUÍMICAS?
4.         COMO SÃO FABRICADOS OS MATERIAIS SINTÉTICOS? DÊ 2 EXEMPLOS.

PESQUISAR SOBRE:
O QUE É O PETRÓLEO?
ONDE ELE É NORMALMENTE ENCONTRADO?
COMO É SUA OBTENÇÃO?
QUAIS SÃO OS PRODUTOS DERIVADOS DE PETRÓLEO E COMO SÃO PRODUZIDOS?

BOM TRABALHO AMORES!!!

Aula para o 9 ano ângulos


aula 6 ano múltiplos e divisores


segunda-feira, 30 de março de 2020

Atividade_ 8º anos A e B

Estudo Intensivo - Gênero Textual - Charge

A charge é um gênero textual.

Características:
* linguagem mista: verbal e visual;
* elementos da narrativa;
* humor negro: fazer piada com situações tristes, trágicas, com preconceitos, com defeitos, com assuntos sérios
* ironia.
Função social:  fazer uma crítica, chamar atenção para uma situação. Sendo assim, toda charge nasce de uma situação política, econômica, social, cultural ou educacional real.

Atenção!!!

Os memes que circulam, atualmente, são uma evolução da charge para atender às necessidades humanas e suas constantes interações com o mundo virtual.

Agora, analise a charge a seguir e responda as questões no caderno:

Charge, cartum, tirinha e caricatura: entenda as diferenças ...

a) Qual o tema que está sendo questionado pela charge?
b) Quais características a professora deu que fez com que o aluno pensasse no mosquito da dengue?
c) O que se pode inferir (de sobre a reação da colega ao lado.
d) Qual a crítica que a charge faz?
e) Por que o nome " Aedes Egipt" está grafado (escrito em itálico)?
f) Na sua opinião, o aluno acertou a pergunta feita pela professora?

Atividade _ 3º ano A Parte 2

Atividade de Substantivo e Adjetivo

Atenção Aluno!!!  No caderno, copie as atividades a seguir e responda.

1. Leia a historinha:
Quem sabe

O proprietário de uma loja, ao caipira que queria um emprego:
Preciso de uma pessoa responsável.
O sinhô bateu no lugá certo. Em tudo lugá que eu trabaio, quando acontece arguma coisa marfeita fala que eu sou o responsáver.
Rolando Boldrin - Almanaque Brasil de cultura popular

O efeito de humor desse "causo" nasce de um jogo semântico (de sentido) com uma palavra que desempenha duas funções gramaticais diferentes. Indique as duas classes dessa palavra e explique como se dá o efeito de humor.

2. (Fuvest) " O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem. Afetuosa porque geralmente o usamos para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido. E precavida porque também usamos para desarmar certas palavras que, por sua forma original, são ameaçadoras demais." Luís Fernando Veríssimo

Assinale a alternativa inteiramente de acordo com a definição do autor sobre o diminutivo:

a) O iogurtinho que vale um bifinho.
b) Ser brotinho é sorrir aos homens e rir interminavelmente das mulheres.
c) Gosto muito de ter ver, Leãozinho.
d) Essa menininha é terrível.
e) Vamos bater um papinho.

Atividade _ 3º ano A Parte 1

Atividade de Estudo Intensivo - Substantivo e Adjetivo

Definições:

Substantivo: palavra que dá nome: pessoas, objetos, lugares, animais, entre outros.
Adjetivo: palavra que  caracteriza o substantivo.

Atenção!!!!

Dependendo da situação comunicativa que a palavra se encontra a definição de substantivo e adjetivo pode variar. Ou seja, tudo depende do sentido da comunicação, sua intenção. Analise o exemplo abaixo:

Em um pequeno cartaz afixado em  uma clínica veterinária, lia-se o seguinte:

Se você tem se decepcionado com amigos cachorros, arrume um cachorro amigo.
Observem:

Na primeira ocorrência: amigos cachorros: amigo = substantivo e cachorro = adjetivo
Na segunda ocorrência: cachorro amigo: cachorro = substantivo e amigo = adjetivo 


Atividade _ 2º ano A