E.E Prof. Maria Cintra Nunes Rocha – 2020 8º A/B Arte
PROFESSOR(A): Ivalda Aparecida Sampaio Gomes
Conteúdo - Dança
HABILIDADES Habilidade: (EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.
Situação
de aprendizagem I Caderno do aluno vol.2 pág.7 – data 11/06/2020 corresponde
ao dia de sua aula
|
||
Atividade 1 -Sondagem Copie em seu caderno de arte
Rudolf Laban (1879-1958) foi um dançarino, coreógrafo e artista húngaro que se dedicou ao estudo e desenvolvimento de um método e sistematização da linguagem da dança e do movimento. Através de seus estudos e notações, desenvolveu a Corêutica e a Eucinética, componentes do movimento em si. A Corêutica estuda a relação do corpo com o espaço e o desenvolvimento dos movimentos dançados. Fazem parte da Corêutica o espaço relacionado ao espaço que o corpo desenvolve ao dançar. Aqui estão os planos ou níveis da dança, o deslocamento no espaço e as direções para as quais o corpo se projeta ao dançar.
Deslocamento - É o percurso utilizado pelo dançarino respeitando as marcações específicas de uma determinada coreografia. Existem várias maneiras para a execução dos percursos (deslocamentos) na dança. Girar, correr, andar, saltar e/ou se arrastar são algumas delas. Esses “caminhos” podem ser percorridos de formas retas ou curvas, e podem ser feitos individual ou coletivamente, como nos exemplos:
Forma Direta: é quando os
movimentos lineares e retos ocupam um espaço definido, sem o deslocamento, a
envergadura dos braços, das pernas e do tronco. É traçar um percurso direto
para atingir um ponto definido. • Forma Flexível: é quando os movimentos do
corpo ocupam vários espaços ao mesmo tempo, utilizando os deslocamentos, as
envergaduras e as torções. Dimensão – A dimensão é a que define a orientação no
espaço e se estende entre duas direções opostas. São elas: amplitude (largura),
comprimento (altura) e profundidade.
Figura 1-Fonte:
Deslocamento - Desenho de Raphael Pedretti da Silva/Miracatu/ 2019.
Direção – São os sentidos
(trajetos) por onde o movimento percorre, tendo como ponto inicial o centro do
corpo do dançarino. São elas: Frente, Trás, Lado, Diagonais, em cima e em
baixo. Planos ou Níveis – São
relacionados aos planos alto, médio e baixos. Espaços referentes à altura dos
movimentos. Os níveis são definidos pelos movimentos do corpo no espaço que vão
da altura da cintura, abaixo dela ou acima da cabeça.
A
Eucinética estuda a expressividade dos movimentos, dividindo-os em
quatro fatores expressivos que são divididos em propriedades de movimentos.
Estas qualidades não são estanques, podendo ser aumentadas ou diminuídas. São
fatores do movimento: espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.
ESPAÇO
– É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo
são influenciados pelo espaço, e nele encontramos a Cinesfera (ou Kinesfera),
que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e
deslocamentos. O Espaço se subdivide nos
seguintes tópico
Cinesfera
(Kinesfera) –É um espaço imaginário que impõe um limite ao corpo do
dançarino ao limite natural do espaço pessoal. O uso do espaço pode se dar de
duas formas, conforme a qualidade do movimento:
• Forma Direta: é quando os movimentos lineares e retos ocupam um espaço
definido, sem o
Figura
3
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM NÃO PRECISA DE COPIAR AS
PERGUNTAS SOMENTE RESPONDER NO CADERNO
faça um levantamento sobre os fatores
do movimento (tempo, peso, fluência e espaço), quais artistas, grupos e
coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas você conhece, e quais
diferentes formas de expressão, representação e encenação das matrizes
indígenas, africanas e afro-brasileiras que você já viu. Responda o questionário
abaixo.
1. Você costuma prestar atenção em seu
corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer? 2. Em qual
posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você se senta
corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo? 3. Quais partes do
corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
4. Você conhece os fatores do
movimento em dança? Quais são eles? 5. Você já assistiu alguma apresentação
de dança africana? Se sim, escreva sobre a expressão, representação e
encenação do espetáculo. Quais foram as suas impressões? 6. Você conhece
artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais? 7. Você já
assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, escreva sobre a
expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões? 8. Quais
grupos ou corpo de dança indígena você conhece? 9. Você já assistiu as
apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, escreva sobre a expressão,
representação e encenação. Quais foram as suas impressões? 10. Quais grupos
ou corpo de dança afro-brasileiro você conhece? 11. O que tem em comum na
dança das três culturas: africana, indígena e afro brasileira? E o que é
divergente?
|
Observações: Deixe registrado no seu caderno de desenho, todas
as atividades que realizar e coloque a data 11/06/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário