terça-feira, 9 de junho de 2020

BIOLOGIA - 2º A - 2º BIMESTRE - Profa Tania




SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular:  Biologia                     

Público Alvo: 2ª Série A

Data (Período): _09/06/2020 A 16/06/2020                Duração: __02 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!

Como vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.
 
Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de quarentena.
Vamos começar!!!!
- OBJETO DO CONHECIMENTO:

TRANSMISSÃO DA VIDA – MECANISMOS DE VARIABILIDADE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE.


- HABILIDADE:
·         Identificar e diferenciar características genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas;
·         Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas;
·         Elaborar e testar hipóteses sobre composição genética de indivíduos.
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:

 
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação
Outros Sites sugeridos:
https://www.youtube.com › watch
Sites para pesquisa e estudos complementares:
Introdução à Genética - Toda Matéria
www.todamateria.com.br › Biologia › Genética
Mendel e suas ervilhas.
Fonte: Mendel e Suas Ervilhas. Khan Academy.

- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e responder todas as questões no Caderno de Classe. 
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
Ok?
PRIMEIRO MOMENTO - INTRODUÇÂO TEMÁTICA
Para iniciar nossos estudos vocês deverão refletir sobre as características dos seres vivos, observá-los e se questionar sobre como existem tantas diversidades nas características entre os seres vivos.
Observe suas próprias características, como cor de seus olhos, cor de seu cabelo, textura, liso ou enrolado, altura, se você tem sarda ou não.
Depois que você se observou, observe seu pai, sua mãe e seus irmãos.
Anote no seu caderno de classe suas observações, mais para frente voltaremos a falar sobre elas.
Para desvendar essas dúvidas vamos começar a estudar sobre hereditariedade, mais especificamente sobre “Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética –
1)    Momento de reflexão, conforme proposto na página 49 do Caderno do Aluno:

``FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É!´´
2)    Questões propostas na pág 49 do Caderno do Aluno.
Após a leitura e análise do ditado popular, o que significa a frase para você? Para auxiliar na formulação de sua resposta, reflita sobre as questões do Caderno do Aluno logo abaixo. Porém, como forma de tornar mais eficiente a resolução e correção das questões, ao invés de responde- las de maneira separada, vocês deverão elaborar uma resposta única abordando de maneira geral os aspectos relacionados às questões “a)”, “b)” e “c)”.-
SEGUNDO MOMENTO – DESENVOLVIMENTO DOS CONTÉÚDOS E HABILIDADES
Pessoal leia o texto abaixo sobre Hereditariedade, vai ajuda-los na compreensão do conteúdo e também para auxiliá-los na resolução das atividades presentes no CA pág 49, lembrando que você deverá copiar e responder no caderno de classe.
Em 1865, o monge austríaco chamado Gregor Mendel (1822-1884), com os novos conhecimentos da época, fez experimentos com cruzamentos de ervilhas e chegou ao que hoje se considera a base da Genética. O cruzamento programado de algumas variedades de ervilhas e a contagem de seus descendentes permitiram a formulação de duas leis, a 1ª e a 2ª Leis de Mendel.
Dicas de material de apoio:
Mendel e suas ervilhas. Fonte: Mendel e Suas Ervilhas. Khan Academy. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics/mendelian--genetics/a/mendel-and-his-peas
Acesso em: 20 mar. 2020.
Hereditariedade
A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias.
Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes. As características genéticas e fenotípicas transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias.
Nos seres humanos, a transmissão de características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas. O gameta masculino, o espermatozoide, e o gameta feminino, o ovócito secundário, contêm 23 cromossomos cada. Quando ocorre a fusão, os 23 cromossomos do pai juntam-se aos 23 cromossomos da mãe e passam a compor o conjunto cromossômico daquela nova célula.
→ Conhecimento sobre hereditariedade
Apesar de hoje ser bem estabelecido como o material genético é herdado, a hereditariedade não foi sempre compreendida de forma adequada. Por muito tempo, não se entendia, por exemplo, por que algumas pessoas eram tão parecidas com os pais e outras apresentavam diferenças tão acentuadas. Não se sabia nem mesmo que existia material genético e que esse era transmitido.
Hipócrates, por volta de 410 a.C., propôs a ideia da pangênese, a qual afirmava que o organismo produzia partículas de todas as partes do organismo e que essas partículas eram transmitidas no momento da reprodução. Essa ideia permaneceu bem aceita até o final do século XIX.
Aristóteles (384-322 a.C.) também possuía uma ideia sobre hereditariedade. De acordo com ele, existia algum material no sêmen produzido pelos pais que garantiam a transmissão de características. O termo sêmen, nesse caso, era usado no sentido de gametas e não como a secreção eliminada no momento da ejaculação.
Após Aristóteles, houve um grande período sem que essas questões fossem levantas. Apenas depois do Renascimento, os estudos voltaram a ser realizados com o objetivo de desvendar a hereditariedade, entretanto, pouco progresso foi observado. Sendo assim, existem poucos trabalhos verdadeiramente inovadores no período compreendido entre as ideias de Aristóteles e Gregor Mendel (1822-1884).
 Gregor Mendel
Gregor Mendel é considerado o pai da Genética por causa dos resultados de seus estudos envolvendo ervilhas. Sua teoria foi proposta antes mesmo de a estrutura e o funcionamento dos cromossomos serem conhecidas, entretanto, Mendel compreendeu de maneira acertada os princípios básicos da hereditariedade.
Mendel propôs duas leis:
As duas leis de Mendel explicam, utilizando regras simples de probabilidade, as variações existentes na transmissão de algumas características. Além disso, elas serviram como base para a ampliação do conhecimento genético e propuseram a ideia de herança particulada, a qual demonstra que os pais passam adiante unidades herdáveis separadas (atualmente chamadas de genes). Assim sendo, as leis de Mendel foram o ponto de partida para a Genética moderna e a compreensão correta da hereditariedade.


A fecundação garante a transmissão de características aos descendentes
Créditos: Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Acesso em 05 de junho de 2020

- ATIVIDADE:

1)    Quando trabalhamos conceitos genéticos e, principalmente, quando abordamos questões históricas sobre a genética, é muito comum trazermos a figura de Gregor Mendel como sendo o “pai da genética”. Esse título, contudo, passa a impressão de que ele foi o pioneiro na busca do entendimento sobre como as características são transmitidas entre os seres vivos, o que não é verdade.
Faça uma explanação sobre a afirmação acima, você concorda ou discorda desta afirmação? Gregor Mendel pode mesmo ser considerado o pai da genética? Justifique sua resposta.
2)    “Reconhecimento Tardio - Os trabalhos de Mendel sobre hereditariedade que projetaram nova luz nas leis da herança não tiveram repercussão no meio científico da época. Sem estímulo para continuar e sobrecarregado com seus deveres administrativos no mosteiro, em 1868, ele abandonou por completo o trabalho científico.”
Fonte: https://www.ebiografia.com/gregor_mendel/ -  Acesso em 05/06/2020
Por que você acha que o trabalho de Mendel demorou tanto para ser reconhecido e publicado?
3)    Pesquisa: pág 49 do CA, faça essa pesquisa e anote no caderno de classe:

- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 16/06/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.




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