SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP,
14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: Biologia
Público Alvo: 2ª Série A
Data (Período): _09/06/2020 A 16/06/2020 Duração: __02 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.
Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não
se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até
que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com
muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de
quarentena.
Vamos começar!!!!
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
TRANSMISSÃO DA VIDA – MECANISMOS DE
VARIABILIDADE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE.
-
HABILIDADE:
·
Identificar e diferenciar características
genéticas, hereditárias, congênitas e adquiridas;
·
Identificar os aspectos históricos das concepções
sobre hereditariedade à luz da época em que foram propostas;
·
Elaborar e testar hipóteses sobre composição
genética de indivíduos.
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA – Caderno do
Aluno e também livros didáticos e a internet.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos
endereços eletrônicos abaixo:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação
Outros
Sites sugeridos:
https://www.youtube.com ›
watch
Sites para pesquisa e
estudos complementares:
Introdução à Genética - Toda Matéria
Introdução à Genética - Toda Matéria
www.todamateria.com.br › Biologia › Genética
Mendel e suas ervilhas.
Fonte: Mendel e Suas
Ervilhas. Khan Academy.
Disponível em: . https://pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics/mendelian--genetics/a/mendel-and-his-peas
-
METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer
questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e
responder todas as questões no Caderno de Classe.
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
Ok?
PRIMEIRO MOMENTO - INTRODUÇÂO TEMÁTICA
Para iniciar nossos estudos vocês deverão refletir sobre
as características dos seres vivos, observá-los e se questionar sobre como
existem tantas diversidades nas características entre os seres vivos.
Observe suas próprias características, como cor de seus
olhos, cor de seu cabelo, textura, liso ou enrolado, altura, se você tem sarda
ou não.
Depois que você se observou, observe seu pai, sua mãe e
seus irmãos.
Anote no seu caderno de classe suas observações, mais
para frente voltaremos a falar sobre elas.
Para desvendar essas dúvidas vamos começar a estudar
sobre hereditariedade, mais especificamente sobre “Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética
–
1) Momento
de reflexão, conforme proposto na página 49 do Caderno do Aluno:
``FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É!´´
2) Questões
propostas na pág 49 do
Caderno do Aluno.
➢
Após a leitura e análise do ditado popular, o que significa a frase para você?
Para auxiliar na formulação de sua resposta, reflita sobre as questões do
Caderno do Aluno logo abaixo. Porém, como forma de tornar mais eficiente a
resolução e correção das questões, ao invés de responde- las de maneira
separada, vocês deverão elaborar uma resposta única abordando de maneira geral
os aspectos relacionados às questões “a)”, “b)” e “c)”.-
SEGUNDO MOMENTO – DESENVOLVIMENTO DOS
CONTÉÚDOS E HABILIDADES
Pessoal leia o texto abaixo sobre Hereditariedade, vai
ajuda-los na compreensão do conteúdo e também para auxiliá-los na resolução das
atividades presentes no CA pág 49, lembrando que você deverá copiar e responder
no caderno de classe.
Em
1865, o monge austríaco chamado Gregor Mendel (1822-1884), com os novos
conhecimentos da época, fez experimentos com cruzamentos de ervilhas e chegou
ao que hoje se considera a base da Genética. O cruzamento programado de algumas
variedades de ervilhas e a contagem de seus descendentes permitiram a
formulação de duas leis, a 1ª e a 2ª Leis de Mendel.
Dicas
de material de apoio:
Mendel
e suas ervilhas. Fonte: Mendel e Suas Ervilhas. Khan Academy. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/science/biology/classical-genetics/mendelian--genetics/a/mendel-and-his-peas
Acesso
em: 20 mar. 2020.
Hereditariedade
A hereditariedade é a transmissão de características de
pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são
chamadas de hereditárias.
Denominamos de hereditariedade o fenômeno em
que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus
descendentes. As características genéticas e fenotípicas
transmitidas dessa forma, por sua vez, são chamadas de hereditárias.
Nos seres humanos, a transmissão de
características hereditárias é conseguida graças à fusão dos gametas. O
gameta masculino, o espermatozoide, e o gameta feminino, o ovócito secundário,
contêm 23 cromossomos cada. Quando ocorre a fusão, os 23 cromossomos do
pai juntam-se aos 23 cromossomos da mãe e passam a compor o conjunto
cromossômico daquela nova célula.
→ Conhecimento sobre hereditariedade
Apesar de hoje ser bem estabelecido como o
material genético é herdado, a hereditariedade não foi sempre compreendida de
forma adequada. Por muito tempo, não se
entendia, por exemplo, por que algumas pessoas eram tão parecidas com os pais e
outras apresentavam diferenças tão acentuadas. Não se sabia nem mesmo que
existia material genético e que esse era transmitido.
Hipócrates, por volta de 410
a.C., propôs a ideia da pangênese, a qual afirmava que o organismo produzia
partículas de todas as partes do organismo e que essas partículas eram
transmitidas no momento da reprodução. Essa ideia permaneceu bem aceita até o
final do século XIX.
Aristóteles (384-322 a.C.)
também possuía uma ideia sobre hereditariedade. De acordo com ele, existia
algum material no sêmen produzido pelos pais que garantiam a transmissão de
características. O termo sêmen, nesse caso, era usado no sentido de gametas e
não como a secreção eliminada no momento da ejaculação.
Após Aristóteles, houve um grande período sem que essas
questões fossem levantas. Apenas depois do Renascimento, os estudos voltaram a
ser realizados com o objetivo de desvendar a hereditariedade, entretanto, pouco
progresso foi observado. Sendo assim, existem poucos trabalhos verdadeiramente
inovadores no período compreendido entre as ideias de Aristóteles e Gregor
Mendel (1822-1884).
Gregor
Mendel
Gregor Mendel é considerado o pai da Genética
por causa dos resultados de seus estudos envolvendo ervilhas. Sua
teoria foi proposta antes mesmo de a estrutura e o funcionamento dos
cromossomos serem conhecidas, entretanto, Mendel compreendeu de maneira
acertada os princípios básicos da hereditariedade.
Mendel propôs duas leis:
- Lei
da segregação ou a primeira lei de Mendel: Mendel
admitiu que existem fatores para cada característica e que eles
segregam-se na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples. Os
fatores que Mendel descreve em seus resultados seriam, na realidade, os genes,
dos quais se têm conhecimento atualmente.
- Lei
da segregação independente ou segunda lei de Mendel:
Mendel admitiu ainda que os fatores para duas ou mais características
distribuem-se de forma independente para os gametas e combinam-se ao
acaso.
As duas leis de Mendel explicam, utilizando regras
simples de probabilidade, as variações existentes na transmissão de algumas
características. Além disso, elas serviram como base para a ampliação do
conhecimento genético e propuseram a ideia de herança particulada, a qual
demonstra que os pais passam adiante unidades herdáveis separadas (atualmente
chamadas de genes). Assim sendo, as leis de Mendel foram o ponto de
partida para a Genética moderna e a compreensão correta da hereditariedade.
A fecundação garante a transmissão de características aos descendentes
Créditos: Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Acesso
em 05 de junho de 2020
-
ATIVIDADE:
1) Quando
trabalhamos conceitos genéticos e, principalmente, quando abordamos questões
históricas sobre a genética, é muito comum trazermos a figura de Gregor Mendel
como sendo o “pai da genética”. Esse título, contudo, passa a impressão de que
ele foi o pioneiro na busca do entendimento sobre como as características são
transmitidas entre os seres vivos, o que não é verdade.
Faça uma explanação sobre a afirmação
acima, você concorda ou discorda desta afirmação? Gregor Mendel pode mesmo ser
considerado o pai da genética? Justifique sua resposta.
2) “Reconhecimento
Tardio - Os trabalhos de Mendel sobre hereditariedade que projetaram nova luz
nas leis da herança não tiveram repercussão no meio científico da época. Sem
estímulo para continuar e sobrecarregado com seus deveres administrativos no
mosteiro, em 1868, ele abandonou por completo o trabalho científico.”
Por que você acha que o trabalho de
Mendel demorou tanto para ser reconhecido e publicado?
3) Pesquisa: pág
49 do CA, faça essa pesquisa e anote no caderno de classe:
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom até o dia 16/06/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção
e devolutivas.
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