terça-feira, 9 de junho de 2020

CIÊNCIAS - 9 ANO A - 2º BIMESTRE - Profa Tania



 
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular:  CIÊNCIAS                     

Público Alvo: 9º Ano A

Data (Período): _08/06/2020 A 12/06/2020                Duração: __04 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!

Como vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.

Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de quarentena.

Vamos começar!!!!



UNIDADE TEMÁTICA:
MATÉRIA E ENERGIA
- OBJETO DO CONHECIMENTO:

RADIAÇÕES E SUAS APLICAÇÕES NA SAÚDE.

- HABILIDADE:
(EF09CI18*) Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:

Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:

 
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü  Vídeos aulas do CMSP : 08/06/2020 – 14:45h à 15:30h e 12/06/2020 14:00h às 14:45h
Sites sugeridos no CA:
Acesso em 07 nov. 2019.
·         https://www.oei.es/historico/salactsi/bazzo03.htm> . Acesso em 07.11.2019.

- METODOLOGIA
Leitura, produção de texto, elaboração de ideias e resolução a questionamentos, reflexão e pesquisa conforme as solicitados no CA.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – TECNOLOGIA E SOCIEDADE


ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS – CA PÁG. 6

Leia os textos abaixo e siga as orientações de seu(a) professor(a):

Centro de Tecnologia das Radiações
O Centro de Tecnologia das Radiações - CETER é pioneiro nas atividades voltadas para aplicações da tecnologia das radiações no país e possui um histórico de realizações importantes, nos mais diversos segmentos das indústrias, da saúde e do meio ambiente. O dinamismo em desenvolver novas tecnologias associadas aos avanços de outras áreas é uma das características da aplicação das radiações e radioisótopos. Tradicionalmente, o CETER vem acompanhando essa tendência, tornando-se referência na inovação de aplicações da tecnologia nuclear, com alto impacto no futuro da agricultura, saúde, indústria e na preservação do meio ambiente. As atividades de pesquisa e os investimentos realizados no CETER revertem na produção de conhecimento científico, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e geração de produtos e serviços para a sociedade brasileira. As atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D) utilizando a tecnologia das radiações e radioisótopos estão voltadas aos clientes dos mais diversos segmentos: indústrias químicas, petroquímicas, de embalagens, farmacêuticas, automobilísticas, alimentícias, agrícola, mecânica pesada, saneamento básico, além das universidades, instituições de pesquisa, clínicas e hospitais. Hoje, o CETER tem posição de destaque no país, dando suporte à comunidade local, na utilização da radiação e radioisótopos para diversas aplicações(...). IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Disponível em: https://https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=676
Acesso em 07 nov. 2019.

As faces da ciência e da tecnologia
Para não tomarmos posições impensadas de supervalorizar ou não os pontos positivos ou negativos dos efeitos e repercussões da ciência e da tecnologia no comportamento humano, é importante que tenhamos claras as diferentes faces que elas assumem nas suas estreitas relações com a vida cotidiana de todos nós. Os aparatos, máquinas ou instrumentos, produtos da atividade científica, não são maus nem bons, nem positivos nem negativos em si mesmos. Nem poderíamos tomar este caráter irracional em tal análise porque estaríamos sendo animistas
e inconseqüentes, atribuindo a uma construção do próprio ser humano um comportamento que não lhe é pertinente. O que se pode e deve analisar, no entanto, é o uso que se faz destes aparatos, máquinas e processos que, aí sim, pode trazer resultados negativos ou positivos, bons ou maus para a vida humana. É inegável a contribuição que a ciência e a tecnologia trouxeram nos últimos anos. Porém, apesar desta constatação, não podemos confiar excessivamente nelas, tornando-nos cegos pelos confortos que seus aparatos e dispositivos técnicos nos proporcionam cotidianamente. Isso pode ser um resultado perigoso porque, nesta anestesia que o deslumbramento da modernidade tecnológica nos oferece, podemos nos esquecer que a ciência e a tecnologia incorporam questões sociais, éticas e políticas. É importante ter sempre presente que nem tudo que se pode fazer tecnicamente, deve-se fazer moralmente. Estas preocupações, estas relações e as diferentes interpretações que criamos no tocante aos verdadeiros fins da tecnologia e o seu caráter neutro, que muitos lhes querem atribuir no sentido de afastá-las das questões de ordem social e política, têm sérias repercussões na forma como os conhecimentos são construídos nas escolas. (...) Os choques provocados por muitas novidades e acontecimentos relacionados à tecnologia podem ajudar a compreender o que se passa na sociedade atual. Avião a jato, forno de microondas, tomografia computadorizada, clonagem, internet, microcirurgia a laser, cateterismo, celulares e Smartphones, pentium, etc. (...)Mas a sua contemporaneidade com a nossa vida particular é que deve majorar o seu impacto, elevando a sua importância relativa. Sugestão para encarar as novas tecnologias e trabalhar os seus
impactos sem medos e sem ufanismos: cautela, uma boa dose de reflexão de suas vantagens e limitações, e acima de tudo uma contextualização das suas implicações. Se a revolução industrial causa problemas até hoje sentidos — poluição, degradação ambiental, acumulação de capital, exploração de trabalho humano —, ela também permite confortos dos quais ninguém quer abdicar — medicamento, televisão, carro, telefone, geladeira.
Se a imprensa desempregou os monges copistas, ela também permite hoje que cada aluno tenha o seu livro, que todos possam ler jornais diariamente e que se montem bibliotecas em cada cidade ou em cada escola.
Fonte: Ciência, Tecnologia e Sociedade e o contexto da educação tecnológica. Walter Antonio Bazzo.
Disponível em:<https://www.oei.es/historico/salactsi/bazzo03.htm>. Acesso em 07.11.2019.
Elaborado e adaptado especialmente para o Programa São Paulo Faz Escola.

Atividades adaptadas do CA Pág. 7/8:

Para aprofundamento dos textos lidos e analisados, vocês estudantes deverão copiar e responder no caderno de classe as questões relacionadas a interpretações dos textos e análises de situações problemas propostas, seja por leitura de imagens já existentes e também para produção de “charges”.

1.    Selecione as palavras que você não entendeu e pesquise seus significados. Caso sinta dificuldade, peça auxílio a seu(sua) professor(a) para esta atividade.
2.    Após a leitura dos textos, e seguindo as orientações de seu(sua) professor(a), escreva suas considerações sobre os avanços tecnológicos e como estes avanços influenciam positiva e negativamente na vida das pessoas.

Leitura e análise de imagem – CA PÁG 8

 

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/tecnologia-desigualdade.htm. Acesso em: 14 nov 2019.

É importante querido estudante que você perceba os objetivos da charge apresentada, tais como:
·         afirmar que a tecnologia é para todos e provocar uma reflexão sobre a distribuição de renda no Brasil;
·         promover reflexões sobre o uso das tecnologias pelas crianças;
·         mostrar que todas as classes sociais possuem smartfone.
Para você refletir:
Você concorda com essas afirmações?  Fique a vontade para justificar sua resposta.
Copie e responda no seu caderno de classe as atividades abaixo sugeridas no CA pág.8
1. Após a observação da charge, quais considerações você pode fazer sobre os avanços tecnológicos e como estes influenciam na vida das pessoas?

2. Para você, qual o objetivo da charge apresentada?

3. Você acredita que o acesso à informação pode influenciar no modo de vida das pessoas?
Porquê?



ATIVIDADE 2 – AS RELAÇÕES ENTRE A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA NO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES – CA PÁGS. 8/9


Hoje em dia existem muitas maneiras de produzir e transmitir uma informação, por diversos meios e para diferentes públicos, no mundo todo. No contexto escolar da Educação Básica, será fundamental que, em relação as informações que circulam sobre Ciência e Tecnologia, que vocês estudantes percebam a importância de observar que vivemos num mundo onde a tecnologia se configura de acordo com as necessidades do modo de vida de uma sociedade, e vice-versa. Cibernética, automação, engenharia genética, computação eletrônica são alguns dos frutos do desenvolvimento tecnológico que avançam e acabam incorporando-se não só no meio científico como no nosso cotidiano. Motivo que há a necessidade de refletir sobre a natureza da tecnologia, sua necessidade e função social.

Agora você deve refletir sobre os recursos utilizados pelos diferentes meios de comunicação:

Você utiliza o podcast para acessar e/ou veicular informações? Sobre qual(is) assunto(s)?
 CA PÁG. 8.

Nesta atividade vocês estudantes deverão pesquisar na internet alguns sites e plataformas que disponibilizam podcasts referentes ao tema Tecnologia, copie e responda em seu caderno de classe as questões solicitadas em seu CA págs 8/9:

Escolha um podcast, ouça quantas vezes julgar necessário e responda as questões a seguir no seu caderno:
1. Qual podcast você escolheu? Registre o título, autor e/ou autoras, onde está disponibilizado,
link e data de acesso.
2. Faça um pequeno resumo sobre o tema abordado no podcast
3. Pensando no podcast como um meio de comunicação, reflita como o desenvolvimento científico
e tecnológico possibilita sua produção, transmissão, captação e acesso. Faça uma pesquisa
na internet, em livros didáticos ou outras fontes para embasar sua resposta.
4. Escreva um pequeno texto ou produza um podcast (pense em quais tecnologias você vai precisar para isso) que comunique suas conclusões sobre as seguintes questões:
• Você acredita que atualmente todas as pessoas têm a mesma possibilidade de acesso às informações?
• Como as informações veiculadas hoje em dia são produzidas? Podemos dizer que todas as informações que recebemos são confiáveis?
• De que forma cada pessoa pode buscar e acessar informações confiáveis e relevantes sobre seus assuntos de interesse.
- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom do CMSP até o dia 15/06/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário