SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 -
Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail:
e070038a@educacao.sp.gov.br
Professor (A): Tania Aparecida Vilas Boas
Componente Curricular: CIÊNCIAS
Público Alvo: 7º Ano A
Data (Período):
_08/06/2020 A 12/06/2020 Duração: __02 Aulas__________
Área Do Conhecimento: Ciências Da Natureza
Atividades domiciliares – Distanciamento
Social Covid – 19
Olá
queridos e maravilhosos alunos!!!
Como
vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.
Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não
se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até
que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com
muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de
quarentena.
Vamos começar!!!!
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
VERSÃO
ESTENDIDA DO ALUNO – 7ª Ano - VOLUME 2
UNIDADE
TEMÁTICA:
·
MATÉRIA E ENERGIA
- OBJETO DO CONHECIMENTO:
·
•HISTÓRIA
DOS COMBUSTÍVEIS E DAS MÁQUINAS TÉRMICAS
-
HABILIDADE:
·
(EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos
de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e
argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências
socioambientais.
·
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças
econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do
trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias como
automação e informatização.
·
(EF07CI17*) Reconhecer e explicar como a
tecnologia da informação e comunicação está presente na sociedade e propor seu
uso consciente em situações do cotidiano e para o trabalho.
-
TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:
Dicas
de material de apoio:
·
Para realizar as atividades propostas você
deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros
didáticos e a internet, quando solicitados.
·
Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos
endereços eletrônicos abaixo:
Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü
Vídeos aulas do CMSP : 08/06/2020 – 09:45h à 10:30h e 12/06/2020
– 09:00h ás 09:45h
Vídeos
sugeridos:
Vídeo: “300 anos em 300
segundos” disponíveis no link https://www.youtube.com/watch?v=9l6jkqv63lU&feature=youtu.be (acesso em 16 abr. 2020).
- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer
questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e
responder todas as questões no Caderno de Classe.
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
ATIVIDADE 1: COMBUSTÍVEIS
FÓSSEIS E NÃO FÓSSEIS
Caro estudante.
Até aqui estudamos temas
relacionados às fontes de energia, e agora vamos aprofundar seus conhecimentos
sobre os combustíveis fósseis e não fósseis.
Nas atividades a seguir
espera-se que você, por meio de investigação, obtenha subsídios para avaliar e
argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências
socioambientais causadas pela produção e uso dos diferentes tipos de combustíveis.
Os combustíveis são substâncias
que sofrem uma reação química exotérmica (libera calor), ao reagirem com o gás
oxigênio, e podem ter diversas origens como por exemplo: vegetais, animais e
fossilizados (petróleo), sendo classificados como renováveis ou não fósseis e
não renováveis ou fósseis.
Agora, para entender um pouco
mais sobre o assunto, assista ao vídeo: “300 ANOS EM 300 SEGUNDOS” disponível
no link https://www.youtube.com/watch?v=9l6jkqv63lU&feature=youtu.be
(acesso em 16 abr. 2020).
Após assistir
ao vídeo e com a orientação do(a) professor(a), responda às seguintes questões:
1) O que mais
chamou a sua atenção no vídeo referente a história dos combustíveis?
2) No período
de 200 anos quais foram as grandes mudanças apontadas no vídeo?
3) Faça uma
linha do tempo sobre o surgimento das máquinas térmicas até os dias atuais.
4) Referente
às classificações dadas para as diferentes fontes de energia, pesquise quais fontes
são classificados em:
a) renováveis
ou não fósseis;
b) não
renováveis ou fósseis;
5) Com base na
sua pesquisa, classifique os combustíveis citados no quadro a seguir em não
renovável ou fóssil, renovável ou não fóssil e gasoso.
ETANOL –
GASOLINA – GÁS HIDROGÊNIO - BIODIESEL GÁS NATURAL - CARVÃO MINERAL - QUEROSENE –
ÁGUA
Não renovável ou fóssil:
|
Renovável ou não fóssil:
|
Gasoso:
|
6) Utilize os
combustíveis, classificados por você, do quadro da questão anterior e preencha
a cruzadinha abaixo:
VERTICAIS
1 - Não renovável ou fóssil
2 - Renovável ou não fóssil
3 - Não renovável ou fóssil
6 – Gasosos
|
HORIZONTAIS
4 - Renovável ou não fóssil
5 - Não renovável ou fóssil
7 - Renovável ou não fóssil
8 – Gasosos
|
ATIVIDADE 2: A PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS
E OS MEIOS DE TRANSPORTE
Comentário adaptado do Caderno do professor:
Queridos(as) alunos(as) vocês já nasceram em uma época na
qual é mais fácil se comunicar com qualquer parte do mundo e onde os transportes
terrestres, aquáticos e aéreos podem levar pessoas e mercadorias para qualquer
lugar rapidamente.
É importante que vocês se atentem para o fato de que
essas possibilidades não existiam durante a maior parte da história, sendo bem
recentes, na verdade.
O aumento da capacidade e da velocidade do transporte
favoreceu a comercialização de mercadorias e a circulação de matérias-primas,
por exemplo, e o transporte por linhas férreas teve um importante papel nesse
avanço.
Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento
de pessoas, animais, matérias-primas, mercadorias etc., sendo de fundamental
importância para o desenvolvimento econômico, de infraestrutura para a
sociedade, de lazer, entre outros. Entre as máquinas produzidas para esse
deslocamento estão os veículos motorizados, que precisam de combustível para
seu funcionamento.
Até os dias de hoje, os principais combustíveis
utilizados são derivados do petróleo. Entre os aspectos controversos do uso do
petróleo, está a liberação do dióxido de carbono, que polui a atmosfera e
colabora com as mudanças climáticas globais. Com os estudos e avanços da
Ciência e da Tecnologia, hoje temos várias outras fontes de combustíveis para o
uso nos meios de transporte.
Realize a leitura do texto abaixo, que lhe oferecerá uma
base para iniciar suas investigações da história dos combustíveis e das
máquinas térmicas, e na sequência, faça o que se pede conforme orientações e
combinados com seu(sua) professor(a).
COMBUSTÍVEIS
E OS MEIOS DE TRANSPORTE
Apesar de estarmos usando o termo “combustível”, nem
sempre a energia utilizada nos transportes tem origem em uma combustão
(queima).
Um exemplo são os trólebus, ônibus elétricos que movidos
a energia elétrica, ligados a fios de baixa tensão. Essa energia pode vir de
diferentes tipos de fontes ou até mesmo de uma bateria. Existem diversos tipos
de combustíveis para meios de transportes. Alguns já são bastante conhecidos, como:
álcool, gasolina, gás natural e o diesel, mas a Ciência tem avançado na
descoberta de novas maneiras de colocar veículos em movimento.
Gasolina, derivada do petróleo, é o carburante mais
utilizado atualmente nos motores endotérmicos, ganha sua conhecida forma por
meio da destilação. É formada por hidrocarbonetos, compostos de carbono,
hidrogênio, enxofre, nitrogênio e compostos metálicos, todos encontrados em
concentrações não muito elevadas. No Brasil, são comercializados dois tipos de
gasolina: a comum (que pode ser aditivada) e a que tem mais octanas (aditivos
que visam melhorar a performance do combustível). Esta última passa por um
processo que garante maior performance do motor, por meio da qualidade de
estabilidade, corrosividade e octanagem.
A gasolina e o diesel são derivados do petróleo,
conhecidos como combustíveis fósseis, originados por matéria orgânica em
decomposição no contato, como o calor e alta pressão, dão origem aos
hidrocarbonetos. Esses combustíveis também são classificados como não
renováveis, pois sua renovação ocorre em uma escala de tempo de milhões de
anos. Ainda que os combustíveis fósseis continuem sendo gerados a partir da
decomposição de animais e plantas, não são suficientes para atender à enorme
demanda mundial por tempo ilimitado.
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na
natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, em duas formas
distintas, jazidas ou biomassa. Em jazidas (associado ao petróleo) sendo
finito, porém menos agressivo ao meio ambiente quando comparado ao petróleo e
carvão mineral.
Já o biogás, produzido por meio da biomassa, fonte
infinita de combustível renovável, menos impactante ao meio ambiente e valor
econômico mais acessível. Hoje em dia, o biogás é muito utilizado em geração de
energia elétrica nas termelétricas e em meios de transportes substituindo
(gasolina, álcool e diesel), ganhando importância no cenário mundial,
principalmente por sua menor emissão de gases do efeito estufa.
O álcool é um biocombustível, sendo produzido a partir:
cana-de-açúcar, milho, trigo ou beterraba. No Brasil, o mais comum é o uso da
cana-de-açúcar para produzir o etanol, que utilizamos para abastecer alguns
automóveis. A Europa usa o trigo e a beterraba; já os Estados Unidos usam,
principalmente, o milho para a produção do álcool. Assim como no caso das
usinas geradoras de eletricidade, cada um dos combustíveis citados tem
vantagens e desvantagens. No caso dos biocombustíveis, por exemplo, uma crítica
que é feita se deve à larga utilização de terras para plantações, fazendo que a
área de terras para a plantação de alimentos fique cada vez menor (...)
Adaptado para o programa SP faz Escola..
A)
Interpretando textos informativos
Copie e responda as questões no caderno
de classe abaixo e, caso utilize de
informações lidas em outros materiais de pesquisa, como livros didáticos e/ou
sites de pesquisa, indique a fonte de onde retirou as informações.
1. Por
que a gasolina e o diesel são considerados combustíveis fósseis?
2. Você
usa algum meio de transporte que utiliza algum tipo de combustível? Qual?
3. Quais
as fontes de produção dos biocombustíveis no Brasil? E em outros países?
4. Quais
fontes de combustíveis para o meio de transporte você considera ser a menos
prejudicial à saúde dos seres vivos? Justifique sua resposta e compartilhe com
a turma.
5. Que
combustíveis estão presentes no seu dia a dia?
6. Que
alternativa você sugere para diminuir o consumo de produtos derivados do
petróleo, uma vez que a queima deste combustível elimina gases do efeito
estufa, aumentando o aquecimento global?
B)
Debatendo sobre o Uso dos Combustíveis
Queridos alunos agora o
objetivo é que vocês percebam as vantagens e desvantagens do uso do álcool como
combustível de veículos.
Se, por um lado, sendo um
combustível renovável obtido da cana-de-açúcar (no Brasil), o álcool é menos
poluente do ar do que a gasolina, por outro, requer extensas áreas de plantio
que poderiam ser utilizadas para a produção de alimentos. A produção de cana-de-açúcar
depende do clima, e seu preço varia conforme a safra e o preço do açúcar no
mercado internacional. Como as mesmas usinas que produzem álcool produzem
também açúcar, elas passam a priorizar a produção de açúcar quando os preços
desse produto sobem no mercado. Além disso, o álcool é menos energético do que
a gasolina, ou seja, um veículo roda menos quilômetros por litro de álcool. A
gasolina é feita de petróleo, que é um recurso não renovável na escala da nossa
vida. Além disso, sua queima polui mais o ar que a do álcool. Por outro lado,
rende mais, ou seja, um carro roda mais quilômetros por litro. Outro ponto a
considerar e discutir é que a gasolina utilizada no Brasil tem cerca de 25% de
etanol na mistura.
Copiem
e respondam, no caderno de classe, as atividades relacionadas ao texto e em
momento oportuno realizaremos um debate entre todos da classe:
1) O
etanol deve substituir a gasolina utilizada em veículos automotores?
2) Por
que até o momento essa substituição do etanol pela gasolina não aconteceu?
3) Quais
são os desafios para que isso ocorra?
C)
Álcool x Gasolina, qual usar? Qual deles é realmente vantajoso financeiramente?
Qual é melhor para o meio ambiente considerando-se o ciclo do carbono?
Nos anos 80 e 90, os carros
tinham motores diferentes, ou eram movidas a álcool ou a gasolina, mas isso
mudou em 2003, quando surgiu a tecnologia “flex”.
Em geral, o álcool (etanol)
rende menos energeticamente que o derivado de petróleo, a gasolina. Por conta
disso, em média seu rendimento é cerca de 30% inferior, gerando então uma
diferença no bolso do consumidor. Mas tudo depende do valor do litro de cada
combustível aí na sua cidade.
Portanto, quando a
tecnologia “flex” uniu os dois, o consumidor passou a comparar preço e
rendimento de cada combustível para saber qual é vantajoso em seu automóvel.
Etanol
x Gasolina: como calcular
O cálculo básico para se
descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta
dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for
inferior a 0,7, o etanol é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então
a gasolina é melhor.
Por exemplo, se o litro do
etanol (álcool) custar R$ 2,99 e o da gasolina R$ 4,45, então o resultado será
de 0,671. Ou seja, a gasolina não é vantajosa, e sim, o etanol.
Então, anote aí a conta:
PREÇO DA GASOLINA
X 0,70 = PREÇO MÁXIMO DO ETANOL
|
1)
Faça suas próprias contas, PESQUISE,
pelo menos 3 diferentes preços entre etanol e gasolina, na internet, faça os
cálculos e deduza qual dos dois será mais vantajoso para o usuário do
automóvel.
D) O
valor dos Combustíveis nos Meios de Transporte:
Queridos estudantes a busca por meios de transporte menos
poluentes é bastante difundida no mundo, com diferentes países adotando medidas
distintas para tratar do assunto.
Por esse motivo agora vocês deverão
fazer uma PESQUISA, na internet, sobre
o crescimento do número de carros híbridos e elétricos no mundo, se oriente com
as questões abaixo:
1) Quais são as diferenças entre os
carros híbridos e elétricos?
2) Quais são as vantagens e desvantagens
dos carros movidos a eletricidade?
-
ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou
classroom até o dia 15/06/2020.
-
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos
enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário