terça-feira, 9 de junho de 2020

CIÊNCIAS - 7 ANO A - 2º BIMESTRE - Profa Tania



SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO — REGIÃO DE FRANCA
E. E. PROFA. MARIA CINTRA NUNES ROCHA
Endereço: R. Ana Maria Boneti, 1461 - Jardim Cambuí, Franca - SP, 14409-683
Fone: (16) 3703-3217e-mail: e070038a@educacao.sp.gov.br

Professor (A):  Tania Aparecida Vilas Boas

Componente Curricular: CIÊNCIAS                      

Público Alvo: 7º Ano A

Data (Período): _08/06/2020 A 12/06/2020                Duração: __02 Aulas__________

Área Do Conhecimento:  Ciências Da Natureza

Atividades domiciliares – Distanciamento Social Covid – 19

Olá queridos e maravilhosos alunos!!!
Como vocês estão? Espero que muito bem com a graça de Deus e se cuidando.
 
Queridos alunos, esta semana começamos o 2º bimestre, não se desesperem!!!!
Vamos continuar a fazer nossas atividades a distância até que possamos voltar seguros para nossa sala de aula. Sei que vocês estão com muitas saudades e eu também, mas vamos nos cuidar até acabar esse período de quarentena.
Vamos começar!!!!
 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
VERSÃO ESTENDIDA DO ALUNO – 7ª Ano - VOLUME 2
UNIDADE TEMÁTICA:
·         MATÉRIA E ENERGIA
- OBJETO DO CONHECIMENTO:

·         HISTÓRIA DOS COMBUSTÍVEIS E DAS MÁQUINAS TÉRMICAS

- HABILIDADE:
·          (EF07CI05) Discutir o uso de diferentes tipos de combustíveis e máquinas térmicas ao longo do tempo, para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências socioambientais.
·         (EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias como automação e informatização.
·         (EF07CI17*) Reconhecer e explicar como a tecnologia da informação e comunicação está presente na sociedade e propor seu uso consciente em situações do cotidiano e para o trabalho.
- TDIC E AMBIENTES VIRTUAIS:


Dicas de material de apoio:
·         Para realizar as atividades propostas você deverá utilizar o CA – Caderno do Aluno e também livros didáticos e a internet, quando solicitados.
·         Assistir as aulas pelo CMSP, acompanhando pelos endereços eletrônicos abaixo:
 

Aplicativo Centro de Mídias SP – CMSP TV Cultura Educação –
ü  Vídeos aulas do CMSP : 08/06/2020 – 09:45h à 10:30h e 12/06/2020 – 09:00h ás 09:45h
Vídeos sugeridos:
Vídeo: “300 anos em 300 segundos” disponíveis no link https://www.youtube.com/watch?v=9l6jkqv63lU&feature=youtu.be  (acesso em 16 abr. 2020).
- METODOLOGIA
Turma, nesta nova aula vocês deverão ler, fazer questionamentos, refletir e pesquisar conforme as solicitações.
Para a realização das atividades você deverá copiar e responder todas as questões no Caderno de Classe. 
Os textos NÃO deverão ser copiados. Estes são para leitura e estudos.
ATIVIDADE 1: COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E NÃO FÓSSEIS

Caro estudante.
Até aqui estudamos temas relacionados às fontes de energia, e agora vamos aprofundar seus conhecimentos sobre os combustíveis fósseis e não fósseis.
Nas atividades a seguir espera-se que você, por meio de investigação, obtenha subsídios para avaliar e argumentar sobre os avanços na perspectiva econômica e consequências socioambientais causadas pela produção e uso dos diferentes tipos de combustíveis.
Os combustíveis são substâncias que sofrem uma reação química exotérmica (libera calor), ao reagirem com o gás oxigênio, e podem ter diversas origens como por exemplo: vegetais, animais e fossilizados (petróleo), sendo classificados como renováveis ou não fósseis e não renováveis ou fósseis.
Agora, para entender um pouco mais sobre o assunto, assista ao vídeo: “300 ANOS EM 300 SEGUNDOS” disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=9l6jkqv63lU&feature=youtu.be
 (acesso em 16 abr. 2020).

Após assistir ao vídeo e com a orientação do(a) professor(a), responda às seguintes questões:

1) O que mais chamou a sua atenção no vídeo referente a história dos combustíveis?
2) No período de 200 anos quais foram as grandes mudanças apontadas no vídeo?
3) Faça uma linha do tempo sobre o surgimento das máquinas térmicas até os dias atuais.
4) Referente às classificações dadas para as diferentes fontes de energia, pesquise quais fontes são classificados em:
a) renováveis ou não fósseis;
b) não renováveis ou fósseis;
5) Com base na sua pesquisa, classifique os combustíveis citados no quadro a seguir em não renovável ou fóssil, renovável ou não fóssil e gasoso.
ETANOL – GASOLINA – GÁS HIDROGÊNIO - BIODIESEL GÁS NATURAL - CARVÃO MINERAL - QUEROSENE – ÁGUA
Não renovável ou fóssil:
Renovável ou não fóssil:
Gasoso:

6) Utilize os combustíveis, classificados por você, do quadro da questão anterior e preencha a cruzadinha abaixo:
VERTICAIS
1 - Não renovável ou fóssil
2 - Renovável ou não fóssil
3 - Não renovável ou fóssil
6 – Gasosos
HORIZONTAIS
4 - Renovável ou não fóssil
5 - Não renovável ou fóssil
7 - Renovável ou não fóssil
8 – Gasosos


 
ATIVIDADE 2: A PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEIS E OS MEIOS DE TRANSPORTE

Comentário adaptado do Caderno do professor:
Queridos(as) alunos(as) vocês já nasceram em uma época na qual é mais fácil se comunicar com qualquer parte do mundo e onde os transportes terrestres, aquáticos e aéreos podem levar pessoas e mercadorias para qualquer lugar rapidamente.
É importante que vocês se atentem para o fato de que essas possibilidades não existiam durante a maior parte da história, sendo bem recentes, na verdade.
O aumento da capacidade e da velocidade do transporte favoreceu a comercialização de mercadorias e a circulação de matérias-primas, por exemplo, e o transporte por linhas férreas teve um importante papel nesse avanço.
Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas, mercadorias etc., sendo de fundamental importância para o desenvolvimento econômico, de infraestrutura para a sociedade, de lazer, entre outros. Entre as máquinas produzidas para esse deslocamento estão os veículos motorizados, que precisam de combustível para seu funcionamento.
Até os dias de hoje, os principais combustíveis utilizados são derivados do petróleo. Entre os aspectos controversos do uso do petróleo, está a liberação do dióxido de carbono, que polui a atmosfera e colabora com as mudanças climáticas globais. Com os estudos e avanços da Ciência e da Tecnologia, hoje temos várias outras fontes de combustíveis para o uso nos meios de transporte.

Realize a leitura do texto abaixo, que lhe oferecerá uma base para iniciar suas investigações da história dos combustíveis e das máquinas térmicas, e na sequência, faça o que se pede conforme orientações e combinados com seu(sua) professor(a).

COMBUSTÍVEIS E OS MEIOS DE TRANSPORTE
Apesar de estarmos usando o termo “combustível”, nem sempre a energia utilizada nos transportes tem origem em uma combustão (queima).
Um exemplo são os trólebus, ônibus elétricos que movidos a energia elétrica, ligados a fios de baixa tensão. Essa energia pode vir de diferentes tipos de fontes ou até mesmo de uma bateria. Existem diversos tipos de combustíveis para meios de transportes. Alguns já são bastante conhecidos, como: álcool, gasolina, gás natural e o diesel, mas a Ciência tem avançado na descoberta de novas maneiras de colocar veículos em movimento.
Gasolina, derivada do petróleo, é o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, ganha sua conhecida forma por meio da destilação. É formada por hidrocarbonetos, compostos de carbono, hidrogênio, enxofre, nitrogênio e compostos metálicos, todos encontrados em concentrações não muito elevadas. No Brasil, são comercializados dois tipos de gasolina: a comum (que pode ser aditivada) e a que tem mais octanas (aditivos que visam melhorar a performance do combustível). Esta última passa por um processo que garante maior performance do motor, por meio da qualidade de estabilidade, corrosividade e octanagem.
A gasolina e o diesel são derivados do petróleo, conhecidos como combustíveis fósseis, originados por matéria orgânica em decomposição no contato, como o calor e alta pressão, dão origem aos hidrocarbonetos. Esses combustíveis também são classificados como não renováveis, pois sua renovação ocorre em uma escala de tempo de milhões de anos. Ainda que os combustíveis fósseis continuem sendo gerados a partir da decomposição de animais e plantas, não são suficientes para atender à enorme demanda mundial por tempo ilimitado.
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, em duas formas distintas, jazidas ou biomassa. Em jazidas (associado ao petróleo) sendo finito, porém menos agressivo ao meio ambiente quando comparado ao petróleo e carvão mineral.
Já o biogás, produzido por meio da biomassa, fonte infinita de combustível renovável, menos impactante ao meio ambiente e valor econômico mais acessível. Hoje em dia, o biogás é muito utilizado em geração de energia elétrica nas termelétricas e em meios de transportes substituindo (gasolina, álcool e diesel), ganhando importância no cenário mundial, principalmente por sua menor emissão de gases do efeito estufa.
O álcool é um biocombustível, sendo produzido a partir: cana-de-açúcar, milho, trigo ou beterraba. No Brasil, o mais comum é o uso da cana-de-açúcar para produzir o etanol, que utilizamos para abastecer alguns automóveis. A Europa usa o trigo e a beterraba; já os Estados Unidos usam, principalmente, o milho para a produção do álcool. Assim como no caso das usinas geradoras de eletricidade, cada um dos combustíveis citados tem vantagens e desvantagens. No caso dos biocombustíveis, por exemplo, uma crítica que é feita se deve à larga utilização de terras para plantações, fazendo que a área de terras para a plantação de alimentos fique cada vez menor (...)
Adaptado para o programa SP faz Escola..

A) Interpretando textos informativos
Copie e responda as questões no caderno de classe abaixo  e, caso utilize de informações lidas em outros materiais de pesquisa, como livros didáticos e/ou sites de pesquisa, indique a fonte de onde retirou as informações.
1.    Por que a gasolina e o diesel são considerados combustíveis fósseis?
2.    Você usa algum meio de transporte que utiliza algum tipo de combustível? Qual?
3.    Quais as fontes de produção dos biocombustíveis no Brasil? E em outros países?
4.    Quais fontes de combustíveis para o meio de transporte você considera ser a menos prejudicial à saúde dos seres vivos? Justifique sua resposta e compartilhe com a turma.
5.    Que combustíveis estão presentes no seu dia a dia?
6.    Que alternativa você sugere para diminuir o consumo de produtos derivados do petróleo, uma vez que a queima deste combustível elimina gases do efeito estufa, aumentando o aquecimento global?
B) Debatendo sobre o Uso dos Combustíveis
Queridos alunos agora o objetivo é que vocês percebam as vantagens e desvantagens do uso do álcool como combustível de veículos.
Se, por um lado, sendo um combustível renovável obtido da cana-de-açúcar (no Brasil), o álcool é menos poluente do ar do que a gasolina, por outro, requer extensas áreas de plantio que poderiam ser utilizadas para a produção de alimentos. A produção de cana-de-açúcar depende do clima, e seu preço varia conforme a safra e o preço do açúcar no mercado internacional. Como as mesmas usinas que produzem álcool produzem também açúcar, elas passam a priorizar a produção de açúcar quando os preços desse produto sobem no mercado. Além disso, o álcool é menos energético do que a gasolina, ou seja, um veículo roda menos quilômetros por litro de álcool. A gasolina é feita de petróleo, que é um recurso não renovável na escala da nossa vida. Além disso, sua queima polui mais o ar que a do álcool. Por outro lado, rende mais, ou seja, um carro roda mais quilômetros por litro. Outro ponto a considerar e discutir é que a gasolina utilizada no Brasil tem cerca de 25% de etanol na mistura.
Copiem e respondam, no caderno de classe, as atividades relacionadas ao texto e em momento oportuno realizaremos um debate entre todos da classe:
1) O etanol deve substituir a gasolina utilizada em veículos automotores?
2) Por que até o momento essa substituição do etanol pela gasolina não aconteceu?
3) Quais são os desafios para que isso ocorra?
C) Álcool x Gasolina, qual usar? Qual deles é realmente vantajoso financeiramente? Qual é melhor para o meio ambiente considerando-se o ciclo do carbono?
Nos anos 80 e 90, os carros tinham motores diferentes, ou eram movidas a álcool ou a gasolina, mas isso mudou em 2003, quando surgiu a tecnologia “flex”.
Em geral, o álcool (etanol) rende menos energeticamente que o derivado de petróleo, a gasolina. Por conta disso, em média seu rendimento é cerca de 30% inferior, gerando então uma diferença no bolso do consumidor. Mas tudo depende do valor do litro de cada combustível aí na sua cidade.
Portanto, quando a tecnologia “flex” uniu os dois, o consumidor passou a comparar preço e rendimento de cada combustível para saber qual é vantajoso em seu automóvel.
Etanol x Gasolina: como calcular
O cálculo básico para se descobrir se o álcool é vantajoso ou não em relação à gasolina é simples. Basta dividir o preço do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for inferior a 0,7, o etanol é o melhor para abastecer. Se for maior que 0,7, então a gasolina é melhor.
Por exemplo, se o litro do etanol (álcool) custar R$ 2,99 e o da gasolina R$ 4,45, então o resultado será de 0,671. Ou seja, a gasolina não é vantajosa, e sim, o etanol.
Então, anote aí a conta:
PREÇO DA GASOLINA X 0,70 = PREÇO MÁXIMO DO ETANOL


1) Faça suas próprias contas, PESQUISE, pelo menos 3 diferentes preços entre etanol e gasolina, na internet, faça os cálculos e deduza qual dos dois será mais vantajoso para o usuário do automóvel.
D) O valor dos Combustíveis nos Meios de Transporte:
Queridos estudantes a busca por meios de transporte menos poluentes é bastante difundida no mundo, com diferentes países adotando medidas distintas para tratar do assunto.
Por esse motivo agora vocês deverão fazer uma PESQUISA, na internet, sobre o crescimento do número de carros híbridos e elétricos no mundo, se oriente com as questões abaixo:

1) Quais são as diferenças entre os carros híbridos e elétricos?
2) Quais são as vantagens e desvantagens dos carros movidos a eletricidade?

- ENTREGA/ APRESENTAÇÃO:
Postagens no whatsapp ou classroom  até o dia 15/06/2020.
- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Observação dos trabalhos enviados virtualmente, correção e devolutivas.
Bom trabalho amores!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário